Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil em 2023: preços e análises
Modelos que garantem aquele conforto da transmissão automática e ainda se seguram abaixo dos seis dígitos. Mas, até quando?
Modelos que garantem aquele conforto da transmissão automática e ainda se seguram abaixo dos seis dígitos. Mas, até quando?
Carro automático é uma daquelas tendências sem volta. Cada vez mais populares, as transmissões que prometem conforto ganham espaço entre os compactos e nos segmentos de entrada. E com as novas medidas do governo para dar aquela mãozinha às montadoras, eles baixaram a ponto de termos duplas opções abaixo de R$ 90 mil entre carros automáticos mais baratos de 2023.
A lista é dominada por hatches, mas há espaço para dois sedãs e ate um crossover. E no pódio dos carros automáticos mais baratos do mercado, domínio total da Stellantis. Veja a relação completa.
VEJA TAMBÉM:
A nova versão do Argo foi lançada este ano para ser o carro automático mais barato de 2023 e se mantém na ponta. Ainda mais depois do desconto de R$ 5.000 após as medidas de incentivo ao setor automotivo.
Detalhe é que o hatch compacto da Fiat garante o título por R$ 200. Essa é a diferença exata do Argo Drive com câmbio CVT para o Peugeot 208 Allure AT.
O carro automático mais barato do país é equipado com controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, vidros dianteiros e travas elétricos, piloto automático, chave tipo canivete com telecomando das portas e central multimídia com tela de 7″ e conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
A caixa CVT é a mesma que estreou no SUV compacto Pulse e que no ano passado passou a equipar as versões mais caras do Cronos. Inclusive, aguardava-se que, junto com o Cronos, viesse também o Argo AT, o que não se concretizou na ocasião.
Esse Argo Drive 1.3 AT pode receber ainda o pacote de opcionais S-Design, que inclui ar automático, vidros traseiros e retrovisores elétricos, faróis de neblina, volante revestido de couro, chave presencial e sensor de ré, além de rodas de liga leve aro 15” e detalhes escurecidos no acabamento externo e interno. Sai por R$ 3.990 adicionais.
As vendas do 208 mais que duplicaram em um ano. Além da consolidação da Stellantis para ensinar a emplacar carro, a Peugeot segurou o preço da segunda geração do hatch e ainda baixou em R$ 6.800 o da versão AT mais básica para figurar entre os carros automáticos mais baratos do Brasil de 2023 – que por R$ 200 não desbanca o Argo.
A transmissão da Aisin é a mesma dos tempos de PSA Peugeot Citroën, assim como o velho motor 1.6 16V – o hatch da Peugeot deve ganhar o 1.3 Firefly, projeto Fiat, ainda neste ano, combinado ao câmbio CVT.
O 208 Active é equipado com quatro airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico e piloto automático. A multimídia com tela de 7″ oferece conexão Android Auto e Apple CarPlay.
O Fiat Cronos já foi o carro automático mais barato do Brasil, assim que a versão CVT chegou, em 2022. Despencou para a sétima posição desta lista no primeiro trimestre de 2023 e agora volta ao pódio graças ao bônus de quase R$ 10 mil que a Fiat resolveu conceder para a configuração AT
O agora sedã automático mais barato de 2023 usa a mesma transmissão continuamente variável do Argo e da Strada. Assim como no hatch e na picape, a caixa de sete marchas simuladas trabalha com o motor 1.3 Firefly, recalibrado para o Proconve L7 e com 108/98 cv.
Até o comecinho de 2022, o Onix era o carro automático mais barato do Brasil. Mas tudo mudou com a chegada de novos modelos e versões de rivais. Chegou a despencar muitas posições no ranking, porém agora chega em 2023, após o plano de incentivo ao setor e os R$ 4.000 de abatimento, com um honroso quarto lugar.
Ainda às voltas com a falta de semicondutores na linha de montagem, mas de novo no primeiro lugar dos carros de passeio mais vendidos do país, o Onix em questão usa motor três cilindros turbinado e câmbio automático de seis marchas. Acaba por ser o turbo automático mais barato.
Nesta versão recebe seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, direção elétrica, vidros e travas elétricos, chave tipo canivete, som com entrada USB, limitador de velocidade, banco traseiro rebatível e bipartido, entre outros.
Lançada em agosto de 2022, a terceira geração do hatch da marca francesa veio com proposta de custo/benefício agressivo. Por isso mesmo, figura entre os carros automáticos mais baratos do país, ainda mais com o bônus de R$ 4.000.
A opção mais em conta é a Feel Pack, com o mesmo conjunto mecânico do companheiro de plataforma, Peugeot 2008: caixa automática da Aisin com seis velocidades e o motor 1.6 16V EC5 aspirado, só que gerando 120/113 cv. Conjunto que deve ser descontinuado a médio prazo com a sinergia cada vez maior da Stellantis.
Entre os itens de série, controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, monitoramento dos pneus, multimídia com display de 10” e Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmera de ré, rodas diamantadas, vidros e travas elétricos, ar e chave com telecomando das portas.
Curiosamente, o Yaris sedã seguia o mesmíssimo preço que o hatch na versão XL até bem pouco tempo atrás. Mais curioso ainda é que, após a MP do governo e o desconto da Toyota, o três-volumes ficou mais barato que o irmão menor.
A transmissão é a do tipo continuamente variável CVT, com sete marchas virtuais, herdada da geração anterior do sedã médio Corolla. A caixa trabalha com o conhecido motor 1.5 16V dos tempos de Etios.
A versão de entrada XL é vendida com sete airbags (um é para joelho do motorista), controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar-condicionado, direção elétrica, trio e multimídia com tela de 7” e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.
O hatch produzido em Sorocaba (SP), que não tem opção manual desde a remodelação da linha feita em janeiro de 2022, ficou R$ 1 mil mais caro que o sedã após a aplicação dos bônus por parte da marca japonesa. Detalhe é que o modelo começou 2023 na vice-liderança do ranking dos carros automáticos mais baratos.
A transmissão do tipo continuamente variável CVT é a mesma do sedã. Assim como o motor e a lista de equipamentos da configuração XL.
O Onix Plus é bem mais caro que a derivação hatch da linha compacta. Mas recebeu um bônus maior, de R$ 5 mil. O câmbio automático e motor 1.0 turbo são iguais aos do irmão mais curto. Esta versão também espelha a configuração hatch em equipamentos.
Reestilizado em julho de 2022, o HB20 compacto ficou bem caro, mas a Hyundai tratou de dar um bônus de R$ 6 mil na versão AT mais em conta. Desta forma, o HB20 conseguiu se garantir na lista dos carros automáticos mais baratos do Brasil em 2023 nesta opção Comfort. O modelo usa o motor turbo tricilíndrico aliado à transmissão de seis marchas.
Bom lembrar que agora todas as versões do HB20 são equipadas com seis airbags, piloto automático e limitador de velocidade. Na Comfort, recebe ainda controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, central blueMedia com tela de 8” e conexão sem fio com smartphones, rodas de liga-leve, além de ar, direção elétrica e “trio elétrico”.
O 2008 baixou R$ 6.000 com a MP do governo e não só desbancou o VW Polo do ranking dos 10 carros automáticos mais baratos do Brasil em 2023, como também o Fiat Pulse para ser o SUV AT mais em conta. O câmbio da Aisin é o mesmo do 208 “segundão” desta lista, assim como o motor 1.6 16V.
Na linha 2023, o 2008 Allure ganhou itens como faróis com DRL de LEDs, controle de cruzeiro e central multimídia com tela de 7” e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A mente pobre adora pensar, e comprar um Onix.
Nossa os carros alucinado são muito barato isto é piada
Baratos? Onde?
Acho que Onix é o Hatch mais interessante da lista, pelo cxb.