Ford fecha fábricas e deixa de produzir de veículos no Brasil
Empresa encerra produção em Camaçari (BA) e em Taubaté (SP) e, consequentemente, tira Ka e EcoSport do mercado; Troller T4 sai de linha até o fim do ano
Empresa encerra produção em Camaçari (BA) e em Taubaté (SP) e, consequentemente, tira Ka e EcoSport do mercado; Troller T4 sai de linha até o fim do ano
O Ford anunciou nesta segunda-feira, em um comunicado dirigido à imprensa, que vai fechar as fábricas de Camaçari (BA) e de Taubaté (SP) imediatamente. Desse modo, a empresa deixará de produzir automóveis no Brasil. De agora em diante, a multinacional continuará operando no país apenas como importadora.
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No comunicado à imprensa, a empresa confirma a desativação das plantas locais. “A produção será encerrada imediatamente em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda.”
No comunicado, a Ford informa que a marca Troller, que produz jipes, também deve ser desativada em 2021. “A fábrica da Troller em Horizonte (CE) continuará operando até o quarto trimestre de 2021. Como resultado, a Ford encerrará as vendas do EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques.”
Com essas medidas, a Ford manterá no Brasil apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e a sede regional, em São Paulo. As fábricas na Argentina e no Uruguai seguirão em operação, bem como as organizações de vendas em outros mercados da América do Sul não serão impactadas.
A Ford assegura que o encerramento da produção de veículos no país não trará problemas de assistência técnica e de peças de reposição para os veículos descontinuados. A multinacional afirma ainda que a garantia dos produtos segue vigorando normalmente.
No comunicado, a empresa disse que “irá trabalhar imediatamente em estreita colaboração com os sindicatos e outros parceiros no desenvolvimento de um plano justo e equilibrado para minimizar os impactos do encerramento da produção.” Porém, de acordo com informações obtidas junto à assessoria de comunicação da empresa, o número de demissões diretas chegará a cerca de 5.000.
Ao fechar as fábricas brasileiras, a Ford põe em prática o plano de comercializar apenas SUVs, picapes e veículos comerciais no país, além do esportivo Mustang. Um novo modelo elétrico também está nos planos da empresa.
Com o fim da produção de veículos no país, a Ford afirma que economizará US$ 4,1 bilhões em despesas não recorrentes, incluindo cerca de US$ 2,5 bilhões em 2020 e US$ 1,6 bilhão em 2021.
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A estrela que fabricava carros de brinquedo já deu no pé a muito tempo sabia que aki no Brasil não tinha futuro.kkkkkk
O cámbio powershift teve seus problemas mas tudo foi corrigido ,na realidade é um automatizado, eletrônico, de fácil manutenção, qualquer mecânico concerta, um câmbio automático convencional precisa mão de obra especializada e ferramental caro,qualquer serviço é 10 mil, é bom pensar nisso.
Eu me lembro de quando havia uma disputa acirrada entre o Escort XR-3 e o Gol GT, depois Gol GTS, sem falar do Passat, evidentemente!
Eu tive um Escort XR-3 1985, muito lindo, mas – no caminho entre Ponte Nova-MG e BH-MG, uma Parati, já com motor AP-600 (1600 cm³) me ‘ralou’, apesar de o XR-3 (de mim) tentar e tentar !!!
Meu pai chegou a rir: “- … Ih Rodrigo! Blá – blá – blá…”.
Mais tarde, por instância da minha mulher, compramos outro Escort XR-3, aí um 1.8 XR-3, muito pior do que o com motor ‘Willys-Renault-Ford’, pois mostrava seriamente as deficiências de suspensões, dianteira e traseira, ambas incompletas, algo oriundo de um projeto bem-sucedido, o do Escort RS, mas simplificado aqui às raias do ridículo: suspensões dianteira e traseira têm de ter forte ‘ancoragem’, para não perderem ‘caster’ (para não ‘atrasarem’, “ENGOLINDO RODA”).
Simplificações num produto normalmente são bobajada.
Exceto se o produto nasça simplificado.
Fácil não, empregos destruídos… infelizmente.
Nenhuma surpresa. A Ford já estava cambaleando faz tempo. O proprio site autopapo, já tinha cogitado essa possibilidade lá em 2018.
Como ficam as concessionárias? Vão fazer as revisões? Vão fechar? Muito triste essa situação
Mto triste!! Estou na dúvida se seria o caso de vender logo meu Ka ou esperar quitar o financiamento. Meu carro tem 02 anos… Alguém tem alguma orientação qual a melhor alternativa?
Fernanda, espere melhor as dúvidas serem esclarecidas. Agora você não tem mais como fugir da desvalorização do seu carro. Depois verifique o que irá acontecer com as concessionárias. Converse com algum mecânico de confiança para saber sobre peças do seu carro. problemas crônicos, etc.
Se essa tomada de decisão da matriz foi a mais correta só saberemos em breve. É certo que de uns tempos pra cá a Ford vem adotando uma estratégia cada vez mais desinteressada ao mercado brasileiro e mesmo assim continuaram vendendo muito bem a maioria dos seus carros, principalmente o Ka. É uma atitude insana em fechar suas fábricas no Brasil mesmo sabendo que o país é o maior mercado latino-americano. Isso me fez lembrar da Suzuki que fechou sua fábrica e depois retornou mas nunca mais ficou bem das pernas, ficou igual a time de segunda divisão quer subir mas sempre cai.
montadoras instaladas no Brasil são super protegidas da concorrencia por tributos elevadissimos de importação . Mesmos assim a Ford não consegue competitir . Tem de fechar mesmo . Coitado de querm tem uma carroça Ford
Tudo certo no seu Celta?
Tá na hora desse país , tomar vergonha na cara e realizar a reforma tributária . qualquer carro hj , pelado custa mais de ( 50 mil reais ) um absurdo . Ou faz logo essas mudanças , necessarias ou teremos mais empresas fechando as portas e centenas de pessoas , perdendo seus empregos.
É ruim para o país, pois além dos empregos diretos ( Fábricas ), há os indiretos ( concessionárias e outros ), mas talvez o Estado Brasileiro repense a carga tributária, que até os economistas têm dificuldades em calcular; dizendo apenas ser a maior do mundo.
Oxe Vai com Deus. Que venham as coreanas
Que pena uma marca tão antiga aqui, dar adeus à produção nacional.
Deveria começar demitindo a atual presidência mundial. Já estão apanhando com as vendas do territory, queimaram muitos carros com o câmbio “Power chit”. Querem que o mercado brasileiro compre o que não tem interesse. Acabaram com as picapes pequenas (Strada bombando), acabaram com a linha F (procura era maior que a oferta), fizeram o Focus sedan idêntico ao New fiesta sedan…. Os seguimentos mais vendidos nao terao produtos para concorrer. Ainda vai se queimar por deixar de produzir no país.
Sou um feliz proprietário de um Ka e vou seguir feliz com ele! lamento a saída em razão dos empregos e pq os carros da Ford são muito bons e gostosos de dirigir. Fruto de decisões erradas destes diretores q não sabem nada do Brasil. Só ver como outras montadoras cresceram nos últimos anos..
Chocante! O que esperar das outras fábricas no Brasil?
Coitado daquele cara todo felizao que no final do ano comprou aquele focus powershift top, agora tá arrancando os cabelos
Está mais barato fabricar na China( operários em regime de escravidão). E ainda há quem defenda esse lixo asiático neo-escravocrata.
O termo asiático eh forte ,cuidado com suas palavras.
Quem mora na Ásia é oque ?
E agora, quem comprou o seu carro FORD, faz o que com uma bomba dessas? Um descaso com os seus clientes, nunca devia ter saído da linha Chevrolet, a qual me proporcionou muitas alegrias ao longo de 30 anos………E AGORA??????????????????????????????????????????
Tenho um Fiesta Rocam e estou bem tranquilo com relação a isso. Carro que vendeu bastante terá sempre peça de reposição. O problema está em quem comprou carro de baixa quantidade de vendas ou aqueles que estão com o Power shift na mão. É seu caso?
Vc está ferrado tb, seu carro ford vai cair de preço de revenda ,ninguém vai querer
Pois é! Acabei de comprar um Ford Ka no fim do ano passado. Agora vou ter que descascar esse abacaxi com milhares fe brasileiros. O carro vai desvalorizar drasticamente, será muito difícil repassa-lo nas revendas. É mais uma que o cidadão toma de quatro.
Carro que vendeu muito tem peça de reposição. Sair correndo pra vender nesse momento é pior. Seu carro é novo, mantenha-se calma. É evidente que vai desvalorizar na revenda, mas não será tanto assim como pregam