Ford Ka: três décadas do exótico popular da ‘nova era’

Apresentado como conceito em 1994 da Ghia, o Ka passou por modificações até materializar o estilo “New Edge” que deu origem ao Focus e outros modelos

FORD KA 1998 PRATA FRENTE LATERAL
Ford Ka foi o primeiro modelo de produção a adotar a identidade visual New Edge (Fotos: Ford | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 30/09/2025 às 20h00

Linguagens de design surgem de tempos em tempos na indústria automotiva. São necessárias para provocar a reação do público, assim como viabilizar novos processos de produção, além de otimizar a aerodinâmica e demais fatores. Mas o principal é gerar o interesse de consumo: a troca do velho pelo novo. E uma das linguagens mais populares da indústria foi inaugurada pelo Ford Ka, há 30 anos.

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O Ford Ka nasceu em meados dos anos 1990 como resposta ao crescimento do mercado de compactos urbanos na Europa. A primeira aparição pública foi em 1994, quando o estúdio italiano Carrozzeria Ghia apresentou o conceito Ka, que antecipava linhas arredondadas e o design “New Edge” da Ford. O protótipo chamou atenção pela proposta minimalista e pelo uso eficiente do espaço interno em um carro de dimensões reduzidas.

FORD KA CONCEPET 1994 VERMELHO
Primeiro conceito do Ka foi revelado no Salão de Genebra de 1994 e já indicava a proposta geral do modelo

No entanto, quando a Ford exibiu, em 1995, o conceito GT90, que seria uma releitura futurista do lendário GT40, com elementos geométricos que contrastavam com as formas arredondadas dos automóveis do início dos anos 1990. A Ghia elaborou um novo conceito do Ka, (Ford Ghia Saetta) com estilo roadster e elementos triangulares, que seriam utilizados no carro final.

Lançamento do Ka europeu

O modelo de produção foi lançado em 1996, na Europa, e manteve boa parte das soluções de design e interior do conceito. Montado sobre a plataforma do Fiesta de terceira geração, o Ford Ka europeu tinha carroceria de duas portas e apenas quatro lugares.

Ford Ka Hatchback 3dr
Ford Ka seguiu um projeto globlal oferecido na mesma configuração de carroceria em diversos mercados

O design ousado dividiu opiniões, mas o modelo conquistou consumidores pelo baixo custo de produção e manutenção. O uso de para-choques em plástico sem pintura e dividido três módulos reduzia o custo de reparo. O motor inicial era o 1.3 Endura, logo substituído por opções mais modernas da família Zetec.

Ka Conversível

Uma das versões mais ousadas do Ka foi o conversível StreetKa.  Desenhado e montado pela Pininfarina, o hatch foi convertido em roadster, com direito a capota de tecido, santantonio, e porta-malas destacado. Para a chegar ao formato, o modelo ganhou novas lanternas, para-choques e até faróis. Destaque para as luzes de neblina que deixavam o carrinho bem malvado.

FORD STREET KA AZUL FRENTE LATERAL TETO
Simpático, o StreetKa tinha visual exclusivo desenhado pela Pininfarina e motorzinho apimentado de quase 100 cv

Para fazer jus ao estilo esportivo, a Ford aplicou o motor 1.6 Zetec de 95 cv, que deixou o Ka ainda mais divertido. No Velho Mundo, o hatch ainda ganhou edição SportKa com a mesma proposta visual e conjunto mecânico, que também seria utilizado no Brasil.

Chegada do Ford Ka ao Brasil

Em 1997, o Ka estreou no mercado brasileiro. Produzido na unidade da Ford em São Bernardo do Campo (SP). Nos anos 1990, a carroceria duas portas  Aqui, usava o motor Endura-E 1.0 de 52 cv, depois substituído pelo Zetec Rocam 1.0. O Ka conquistou espaço como carro de entrada da marca, rivalizando com Fiat Uno e VW Gol.

A primeira geração ficou marcada pela versão esportiva XR, com motor Zetec Rocam 1.6 de 95 cv e 14,2 kgfm de torque, combinado com transmissão manual de cinco marchas. O carrinho estreou em 2001, e tinha desempenho excepcional devido ao baixo peso e entre-eixos curtinho (2,44 m) que faziam dele um legítimo hot hatch.

ford ka xr 2000 divulgacao
Ka XR tem uma legião de fãs, devido a combinação do motor 1.6 de 95 cv e sua carroceria diminuta

O Ka XR recebeu visual exclusivo com saias laterais, aerofólio e rodas de liga leve, em formato de hélice. Por dentro, a versão contava com quadro de instrumentos com velocímetro e contagiros com fundo branco, ar-condicionado, rádio com CD e vidros elétricos. Nada muito refinado, mas que dava graça ao carrinho.

Ka no Gran Turismo

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Em Gran Turismo 2 era possível correr com o Ka, enfrentando miudinhos japoneses e conterrâneos europeus (Foto: Reprodução | Polyphony Digital)

O Ford Ka tinha um apelo popular tão expressivo, que o carrinho passou a figurar na lista de modelos da série Gran Turismo. A a primeira aparição do modelo foi em Gran Turismo 2. O hatch da Ford continuou na franquia até o sexto volume, publicado em 2013, sempre com a carroceria da primeira geração e seu motor Endura de 59 cv.

Evolução das gerações

Na Europa, a segunda geração chegou em 2008, desenvolvida em parceria com a Fiat e compartilhando plataforma com o Fiat 500. Compacto e voltado ao uso urbano, manteve-se exclusivo no mercado europeu. O Ka do Velho Mundo ainda fez uma ponta em 007 – Quantum of Solace.

FORD KA MK2 EUROPA VINHO FRENTE E LATERAL
Produzido sobre a base do Fiat 500, a segunda geração do Ka (na Europa) seguia as linhas do conceito Verve, que deu origem ao New Fiesta

No Brasil, a história seguiu outro rumo. A segunda geração nacional, lançada em 2008, com base no Fiesta produzido em Camaçari (BA). O modelo perdeu sua identidade em função do compartilhamento de peças com o irmão maior. No entanto, manteve os motores Zetec 1.0 e 1.6. A segunda geração do Ford Ka tupiniquim seguiu no mercado até 2014.

FORD KA 2012 PRATA FRENTE LATERAL
No Brasil, a segunda geração do Ka não teve o mesmo prestígio e aproveitou a mesma plataforma Ford B da primeira geração

A terceira geração, revelada em 2014, foi global. Desenvolvida pelo time brasileiro de engenharia, o Ka ganhou carroceria de quatro portas, maior espaço interno e versões sedã. O modelo passou a ser oferecido em mercados emergentes e também em alguns países da Europa e Ásia, com motores 1.0 e 1.5.

Na época, o Ka surgiu como opção para concorrer no segmento de compactos que ainda estava aquecido no mercado brasileiro. O modelo tinha como rivais, modelos como Chevrolet Onix, Fiat Palio, Hyundai HB20, Renault Sandero, Toyota Etios e Volkswagen Gol. A derivação sedã concorria num segmento que era dominado por Prisma, Siena e Grand Siena, assim como, HB20S, Logan, e Voyage.

FORD KA SEDAN 2015 VERMELHO FRENTE LATERAL
Em sua terceira geração, o Ka aproveitou apenas o nome, pois ganhou volume, quatro portas e uma inédita versão sedã

A terceira geração do Ka fez sucesso, com números expressivos de vendas. Em 2019, o hatch foi o segundo modelo mais vendido do país, com 104.331 licenciamentos, superando o HB20. Já a versão sedã, anotou outras 51 mil unidades, posicionando como o terceiro sedã compacto mais emplacado daquele ano, segundo a Fenabrave.

Fim da produção

Apesar de boas vendas, a última geração enfrentou dificuldades diante da mudança no perfil de consumo, com forte crescimento dos SUVs compactos. Para fazer volume, era necessário espremer demais as margens de lucro. E para piorar, a pandemia do Covid-19 foi devastadora para a operação da Ford no Brasil.

Em 2021, a Ford anunciou o fim da produção do Ka no Brasil, encerrando também as operações industriais da marca no país. No mesmo período, a produção europeia já havia sido descontinuada.

FORD KA FREESTYLE 2019 FRENTE LATERAL
Terceira e última geração do Ka chegou a ganhar um facelift nos para-choques, mas deixou de ser fabricado em janeiro de 2021

E quase cinco anos após sua aposentadoria, o Ford Ka ainda mantém bom desempenho no varejo de usados. Em junho de 2025, foram 19 mil unidades negociadas, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Linha do tempo do Ford Ka

  • 1994 – Apresentação do conceito Ford Ka pela Ghia, no Salão de Genebra.
  • 1996 – Lançamento do Ford Ka de produção na Europa, com design “New Edge”.
  • 1997 – Estreia no Brasil, inicialmente com motor 1.0 Endura-E.
  • 2001 – Início da produção em Camaçari (BA); chegada do motor Zetec Rocam.
  • 2008 – Europa recebe a segunda geração, feita em parceria com a Fiat.
  • 2008 – Brasil apresenta sua própria segunda geração, com design mais conservador.
  • 2014 – Lançamento da terceira geração, desenvolvida no Brasil; estréia do Ka Sedan.
  • 2016 – Ka chega aos mercados europeus e asiáticos, ampliando presença global.
  • 2021 – Encerramento da produção do Ka no Brasil, com o fechamento das fábricas da Ford no país.
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