Ford Maverick 2022: conheça 10 fatos sobre a picape

Picape da marca norte-americana chega com motor turbo, tração 4x4 e cheia de expectativa, mas pisa na bola em vários pontos

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Maverick é concorrente direta da Fiat Toro (Foto: Ford | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 28/02/2022 às 17h18
Atualizado em 01/03/2022 às 13h16

A Ford Maverick está de volta ao mercado brasileiro, mas o modelo 2022 está bem distante do que os fãs do “Mavecão” raiz apreciam. Ela agora é uma picape de porte médio-compacto e era aguardada com certa expectativa, já que poderia ser a primeira, de fato, a ter condições de encarar a Toro. Poderia, pois dificilmente cumprirá tal missão, e você vai entender a razão nestes 10 fatos sobre a caminhonete.

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Até porque, nem mesmo a marca norte-americana aponta o modelo da Fiat como principal rival de sua nova picape. Fora o preço bastante salgado da versão única Lariat FX4 trazida para cá, que a deixa em um posicionamento controverso no mercado brasileiro. Confira esses e outros fatos sobre a Ford Maverick.

Já dirigimos a Ford Maverick 2022: assista ao vídeo e saiba tudo sobre a picape!

Plataforma é a do velho Focus

Um dos fatos sobre a Ford Maverick 2022 bastante curioso diz respeito a sua estrutura. Ela é feita no México sobre monobloco e usa a velha plataforma C2 da montadora norte-americana, a mesma que serve ao Bronco Sport e que servia ao falecido Focus de terceira geração – produzido na Argentina até 2019.

Isso está longe de ser um demérito para a nova picape. Nas primeiras impressões ao volante da Maverick, fica evidente que ela herdou – além de uma calibragem eficiente da suspensão traseira independente multibraço – a dinâmica apurada do sedã. Em curvas ou retas em velocidades mais altas, o modelo é equilibrado, revela uma construção sólida e tem comportamento mais de sedan do que de picape.

É maior que a Toro…

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Ford Maverick tem 5,07 metros de comprimento: são 13 cm a mais que a Fiat Toro

A Ford Maverick já deixa de brigar com a Toro no porte. Com desenho mais picapeiro tradicional, ela não só aparenta ser, como é maior que o modelo da Fiat em todas as dimensões. São 5,07 metros de comprimento (13 cm de vantagem), 1,73 m de altura (6 cm de diferença) e 3,07 m de entre-eixos (9 cm a mais).

Porém, perde no vão livre do solo: com 21,8 cm, tem 3 cm a menos que o pseudo-rival. Essa posição mais baixa em relação ao chão tem razão de ser, segundo a Ford, como você entenderá mais abaixo.

… mas carrega menos peso que a Strada

A Ford Maverick 2022 tem até uma boa caçamba, com 943 litros de volume. Porém, mostra sua vocação mais para o lazer quando nos deparamos com a capacidade de transporte da picape. O exemplar da Ford tem carga útil de 617 kg. Para se ter ideia, a Toro turboflex leva até 750 kg e mesmo a Strada cabine dupla consegue carregar 650 kg…

Conjunto do Bronco Sport, só que mais potente

Além de compartilhar a arquitetura do Ford Bronco Sport, a Maverick 2022 também usa o mesmo conjunto mecânico do SUV médio, porém oferece desempenho melhor. O motor 2.0 a gasolina Ecoboost turbo com injeção direta oferece 253 cv a 5.500 rpm (13 cv a mais) e torque máximo de 38,7 kgfm a 3.000 rpm.

Com o câmbio automático de oito marchas, tração integral sob demanda e cinco modos de condução, faz o 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 175 km/h (limitada eletronicamente), segundo a Ford. Já o consumo prometido é de 8,8 km/l (urbano) e 11,1 km/l (rodoviário).

Ford Maverick tem soluções legais na cabine

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Interior oferece bastante espaço, mas acabamento é simples, com plásticos duros no painel e nas forrações das portas

A picape mexicana tem umas ideias interessantes em sua cabine. Além do espaço bem aproveitado, que acomoda tranquilamente cinco ocupantes – com bom vão para pernas, ombros e joelhos -, a Ford Maverick 2022 tem abertura elétrica do vidro traseiro voltado para a caçamba.

Há suportes para celulares no console central abaixo do painel, que permite colocar o smartphone em pé (mesmo cabeado) ou deitado. Os porta-garrafas das portas dianteiras são bem diferentes e funcionais, assim como os puxadores. Destaque ainda para o generoso porta-objetos sob o banco traseiro, que pode acomodar até caixas de ferramentas – mas também pode ser um acessório esquecido ou inútil conforme o perfil do cliente.

Acabamento da Ford Maverick 2022 é fraco

A picape foi projetada para ser um veículo para trabalho e isso se reflete nos revestimentos internos. Mesmo nesta opção solitária Lariat FX4 – uma das mais completas da gama lá nos EUA -, o plástico rígido e simples impera. É daqueles materiais que arranham com facilidade e emprestam uma imagem bem espartana para uma picape deste preço.

Ford Maverick tem equipamentos legais…

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Picape traz ar-condicionado com duas zonas de temperatura, mas central multimídia não tem conexão sem fio para smartphones

A Ford Maverick 2022 chega com uma lista de equipamentos que, à primeira vista, empolga. Entre os itens de segurança, traz sete airbags (inclusive o de joelhos para motorista), câmera de ré, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e monitoramento dos pneus. Além dos controles de estabilidade e tração obrigatórios, tem controle automático de descida e o usual assistente à partida em rampas.

Na parte de conforto, ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial com partida do motor por botão, banco do motorista com ajuste elétrico em oito posições (inclusive regulagem lombar) e painel de instrumentos com tela colorida de 6,5″. A central multimídia Sync 2.5 usa display de 8″ e oferece conexão com Android Auto e Apple CarPlay, comandos por voz e quatro entradas USB (tipo A e tipo C) dianteiras e traseiras.

… mas ainda deve itens

Pois é, para um carro deste preço, não dá para entender porque a Maverick 2022 usa o Sync 2.5, enquanto o Ford Bronco Sport e Ranger dispõem do sistema 3.0, mais avançado e atualizado. Além disso, a central não permite conexão sem fio com os smartphones Android ou Apple, algo que carros mais baratos já oferecem. Outra coisa que até hatches compactos ostentam e que a picape da Ford não tem é o controle de cruzeiro adaptativo.

Carregador de smartphone por indução, mudança sequencial das marchas – só é possível selecionar marchas mais baixas -, saídas de ar para o banco traseiro, capota de proteção da caçamba (esta só é oferecida como acessório) e sensor de estacionamento na frente e atrás (a câmera de ré não tem “pi-pi-pi-pi”) também ficam na lista de pendências.

Ford Maverick 2022 tem preço de Ranger

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Ford cobra R$ 240 mil pela Maverick 2022

Afinal, a nova picape custa R$ 240 mil! É bem mais cara que a Toro em sua versão mais completa com motor turbodiesel e tração 4×4, a Ultra, que sai por R$ 207.390. Só que a Maverick 2022 fica próxima até mesmo da Ford Ranger.

A configuração Storm da picape média da Ford tem preço de R$ 246.190, com visual esportivo, motor 3.2 Duratorq turbodiesel, 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial e bem mais robustez e capacidade de carga.

Ford diz que Maverick concorre com SUV

Então, para justificar o preço e o posicionamento, a Ford diz que a conversa da Maverick não é com a turma picapeira, mas sim com a galera que curte utilitário esportivo. A marca acredita que o modelo vai medir forças com os SUVs médios, segmento dominado pelo Jeep Compass e que tem ainda o Toyota Corolla Cross.

Isso também serve para explicar a baixa capacidade de carga e o comportamento dinâmico mais de veículo de passeio. Porém, no nível de equipamentos, ainda vai levar desvantagem em muitos daqueles itens ausentes “lamentados” no tópico anterior.

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2 Comentários
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bill Fenster 4 de março de 2022

Eu até tinha interesse, mas quando vi o preço pedido, perdi o interesse ligeirinho, mas se está no mercado é porque tem trouxa que paga…..

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Andre Rocha 1 de março de 2022

Entenderam um dos porquês da Ford fechas suas fábricas no Brasil? É isso, quer oferecer um veículo que não é do segmento para concorrer nele, e ainda por cima mais pelada que os concorrentes. Fica dando tiro no pé a torto e à direita e depois não sabe porque não tem lucros.
É só olhar por exemplo 2 a 3 anos atrás: Ford Ka x Ford Fiesta. Fiesta com motor 1.6 e 125cv no etanol, enquanto o Ka com motor 1.5 e 135cv, sendo que o Ka é internamente é mais espaçoso que o Fiesta, praticamente com os mesmos itens de série e opcionais, e ainda custava muito mais barato que o Fiesta! É isso, tiro no pé atrás de tiro no pé!

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