Nova Ranger chega com V6 250 cv e preços que vão até R$ 340 mil
Nova geração da picape norte-americana chega maior, mais larga e com muito mais potência e tecnologia para se tornar referência do segmento
Nova geração da picape norte-americana chega maior, mais larga e com muito mais potência e tecnologia para se tornar referência do segmento
A Ford acaba de lançar a nova geração da Ranger. A picape norte-americana estreia totalmente renovada e nas palavras da marca: “para ser a referência em picapes”.
O mercado de picapes está em alta no Brasil e também lá fora. Por aqui, a Ranger vive um bom momento. Segundo a Ford, a participação saltou de 11,9% para 14,8% entre 2022 e o primeiro semestre de 2023.
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E como se trata de um produto global, oferecido em mais 180 países e produzida em seis fábricas ao redor do mundo, a Ford afirma que não há margem para erro com a picape. Por aqui será oferecida em cinco versões duas opções de motores e três tipos de caixa de marchas.
A grande novidade da Ranger é o novíssimo motor V6 turbodiesel 3.0 de 250 cv e 61,7 kgfm de torque. Essa unidade é fabricada no Reino Unido e combinada com a transmissão automática de 10 marchas, que é produzida nos Estados Unidos.
Um dos destaques é que a transmissão tem acionamento eletrônico. Ela utiliza um sistema semelhante a modelos como Audi Q5 ou Peugeot 3008, em que não há comandos mecânicos. Segundo a Ford, a solução reduz a vibração dentro da cabine.
Apesar de o powertrain não ser feito na planta de Coronel Pacheco (na região metropolitana de Buenos Aires), o conjunto foi desenvolvido pela engenharia brasileira para se adequar ao mercado latino-americano.
A Ranger também será oferecida com uma unidade mais simples, para as versões de acesso. Trata-se do motor Panther 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,3 kgfm de torque, importado da Índia. O motor será combinado com uma caixa automática de seis velocidades, ou uma unidade manual de seis marchas.
Por dentro a nova Ranger ficou mais sofistica. O destaque está no painel com o grande quadro de instrumentos de 12,4 polegadas e multmídia vertical de 12 polegadas. A manopla de marchas eletrônico, assim como o joystick para seleção de tração e os seis modos de condução também evidenciam a evolução da picape. Seu pacote de conteúdos conta com:
A versão lança mão da tração 4×2, mas adiciona os seguintes itens:
A versão adiciona:
A versão acresce, além do motor V6 os seguintes conteúdos:
A versão topo de linha inclui os seguintes equipamentos:
De fato a nova Ranger evoluiu além do motor e conteúdos. A picape ganhou chassi redesenhado com longarinas maiores e mais largas, que usam ação de alta resistência a tração. Assim a estrutura é 30% mais rígida e a capacidade de reboque é 25% superior.
Para provar que o chassi é forte, a Ford pendurou a Ranger em um cabo preso à ponta do reboque. A capacidade de reboque é de 3,1 toneladas, superior ao próprio da picape, que varia de 2.060 kg a 2.283 kg, de acordo com a versão.
As dimensões e capacidades também foram ajustadas. Ela ganhou entre-eixos 5 cm maiores e bitolas 5 cm mais largas, que ampliaram o espaço interno em cerca de 6 cm. Com 5,37 m de comprimento total, a picape é a maior do segmento. Suas dimensões são:
Motor | Cidade | Estrada |
---|---|---|
V6 | 7,5 km/l | 11,8 km/l |
2.0 | 10 km/l | 11,5 km/l |
Branco Ártico (solida), Vermelho Bari (sólida), Prata Geada (metálica), Azul Belize (perolizada), Preto Gales (perolizada), Cinza Moscow (perolizada) e Laranja Jalapão (perolizada)
A Ford divulgou apenas os preços das versões topo de linha, equipadas com motor V6. Os modelos com motor 2.0 turbodiesel terão as cifras divulgadas em outro momento. A pré-venda já foi iniciada para essas versões mais forte, confira os preços:
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