Ford inicia produção dos motores da Ranger na Argentina
Unidades turbodiesel V6 e 2.0, que eram importadas da Inglaterra e Índia passam a ser produzidas na planta de General Pacheco
Unidades turbodiesel V6 e 2.0, que eram importadas da Inglaterra e Índia passam a ser produzidas na planta de General Pacheco
A Ford iniciou a produção dos motores diesel V6 3.0 e 2.0, da nova geração da Ranger, na unidade de General Pacheco, na Argentina. Até então, os blocos eram fabricados na Inglaterra e Índia, respectivamente.
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Para receber a linha de produção dos motores da Ranger, a Ford fez uma completa reformulação de parte das suas instalações, onde antes era fabricado o propulsor de 5 cilindros que equipava a geração anterior da picape.
A mudança para a planta portenha não altera drasticamente o índice de nacionalização do motor, mas tem como foco o aumento do controle de qualidade dos blocos. “A melhoria contínua dos nossos produtos e da nossa competitividade é chave para o negócio da Ford na região. Desde o seu lançamento, a Nova Ranger avançou em todos os indicadores. A qualidade é um grande diferencial do produto, que impacta diretamente na satisfação dos nossos clientes”, aponta o presidente da Ford América do Sul, Martín Galdeano.
Além disso, a montagem local dos motores faz parte do investimento milionário que a Ford aplicou em Pacheco, na ordem de R$ 660 milhões. Com a modernização, a fábrica de motores do complexo industrial passou a ter capacidade para 82 mil unidades anuais. Ou seja, não há porque comprar motores dos britânicos e indianos.
A preocupação com o padrão de qualidade da Ranger tem grande fundamento. A picape é o único produto produzido pela Ford na América Latina e responsável pela grossa maioria das vendas na região.
Desde 1996, a Ford produziu mais de 1 milhão de unidades da picape. O Brasil, que é o principal mercado da Ranger na América Latina emplacou, só em 2023, mais de 20 mil unidades, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O volume da picape no mercado brasileiro correspondeu a dois terços de tudo que a Ford emplacou em 2023. Este ano, de janeiro a maio, a picape licenciou 9.407 unidades, ficando atrás apenas de Toyota Hilux e Chevrolet S10, no segmento de médias.
“No Brasil, a Ranger foi a picape que mais cresceu em 2023, com um avanço de 42,5% e mais de 20.000 unidades. E este ano, até maio, as vendas subiram 41%, somando mais de 9.700 unidades”, analisa o diretor de Vendas da Rede Ford, Pedro Resende.
A Ford Ranger passou por uma reformulação completa em 2023. A picape ganho nova carroceria, mais moderna, maior e mais larga. O ganho de tecnologia criou um novo patamar no segmento de picapes. Itens como quadro de instrumentos digital e um imenso multimídia são praticamente ficção na maioria das médias.
O incremento de assistentes de condução e o comportamento do novo motor turbodiesel V6 de 250 cv e transmissão automática de 10 marchas obrigou suas rivais a inovarem. A Chevrolet atualizou a S10, que aumentou a potência do bloco 2.8 para 207 cv e ainda instalou uma nova caixa de oito marchas. A Toyota lançou a versão SRX Plus, com bitolas alargadas, assim como pacote de assistentes de condução.
A Ranger é oferecida em sete versões (além da esportiva Raptor), com valores que variam de R$ 240 mil a R$ 350 mil.
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