Novo Ford Territory chega por R$ 210 mil para brigar com Compass e Haval
Segunda geração do SUV chinês da Ford estreia maior, mais forte e recheado, mas por R$ 10 mil a menos que antecessor
Segunda geração do SUV chinês da Ford estreia maior, mais forte e recheado, mas por R$ 10 mil a menos que antecessor
A Ford acaba de lançar a segunda geração do Territory. O SUV chinês foi uma das atrações da marca no Salão do Automóvel de 2018 e chegou às lojas em meados de 2020. Agora, chega a segunda geração, que herdou apenas o nome, pois o carro é totalmente novo.
O Territory evoluiu para se tornar um modelo global. Segundo a Ford, ele é oferecido em 60 países e para isso precisou deixar de ser apenas um produto que atendia as expectativas do mercado mandarim. E a marca fez uma lista de tarefas para cumprir.
VEJA TAMBÉM:
O preço é o principal destaque do SUV. Ele chega por R$ 209.990, na versão Titanium, única disponível. São R$ 10 mil a menos que seu antecessor. Segundo a Ford, o objetivo é oferecer um custo/benefício maior em relação ao consumidor que compra um Jeep Compass.
Mas na verdade, o preço mais baixo tem outro fator, que também veio da China. Os executivos desconversam, mas é inegável que a chegada dos conterrâneos híbridos GWM Haval H6 e BYD Song Plus pesaram na hora de precificar o Territory.
Para a nova geração, a Ford também priorizou uma das principais queixas do Territory: o espaço interno. O SUV cresceu, são 4,63 m de comprimento e 2,72 m de distância entre-eixos. Ele também ficou mais largo e mais alto.
Tudo isso se converte num amplo espaço interno que garante bom espaço para cinco adultos. Até quem viaja no assento central tem bom espaço, uma vez que o assoalho é plano. O teto plano até o fim da coluna C e adição de janelas extras deu nova forma ao SUV e garantiu melhor espaço para a cabeça dos passageiros da segunda fileira.
O porta-malas também cresceu. São 448 litros, 100 litros a mais que seu antecessor. Com os bancos rebatidos, a capacidade salta para 1.422 litros.
O Territory ganhou um novo motor, da família EcoBoost. Ele tem capacidade volumétrica de 1.5 litro e também utiliza turbocompressor. Mas é um motor que recebeu novos comandos de válvulas, calibração da turbina e injeção direta. O resultado são 169 cv e 25,4 kgmf de torque, combinado com transmissão de dupla embreagem e sete marchas (que não é a PowerShift).
Com o novo conjunto, o SUV ganhou 19 cv e 2,5 kgfm de torque, além de uma transmissão mais esperta. Isso se reverte num comportamento mais arisco, bem diferente do compasso manso de seu antecessor. Conferimos como o carro se conferimos como o Territory se comporta na cidade e na estrada. É um carro que sempre tem força disponível, uma vez que todo seu torque se sustenta numa faixa de rotação entre 1.500 e 3.500 rpm.
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, o consumo do Ford Territory Titanium e:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Gasolina | 9,5 km/l | 11,8 km/l |
O novo Territory utiliza suspensão independente nas quatro rodas. No eixo dianteiro, ele utiliza sistema McPherson. Já no eixo traseiro, o modelo é equipado com conjunto multilink. Ele ainda recebeu batentes hidráulicos quem garantem melhor conforto. O acerto é bem balanceado com firmeza nas curvas, mas sem transmitir irregularidades do piso para o interior.
O Territory ficou mais bonito, ganhou seção frontal mais agressiva, evidenciado pela nova grade e pelo conjunto ótico de dois níveis. Na lateral, destacam-se as grandes rodas aro 19. Os ombros largos e os vincos conferem musculatura ao SUV. Na traseira, as lanternas seguem o mesmo conceito estético da assinatura em LED dos faróis. O resultado agrada e entrega ao Territory uma apresentação mais sofisticada, sem aquela pegada de clone do Range Rover Evoque.
Por dentro, o acabamento é refinado. Materiais acolchoados nos forros de porta e painel. O destaque fica por conta do quadro de instrumentos digital integrado com o multimídia, seguindo a tendência inaugurada pela Mercedes-Benz.
As telas de 12,3 polegadas oferecem excelente visibilidade e praticidade na hora de acionar algum comando do multimídia. O revestimento dos bancos em couro e o teto solar panorâmico completam o pacote premium do SUV chinês.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Na opinião da equipe, avaliando o valor, mesmo sabendo da diferença da motorização entre os veículos, indicaria a compra do Haval H6 HEV ou da Ford Territory?