O que a Ford vai fazer com a Troller? E que fim levou a picape Pantanal?
"A Ford comprou a Troller por que mesmo? Ela não sabe fazer jipe? Claro que sabe! Ela comprou a fábrica porque a Troller tinha incentivos"
"A Ford comprou a Troller por que mesmo? Ela não sabe fazer jipe? Claro que sabe! Ela comprou a fábrica porque a Troller tinha incentivos"
Algumas das dúvidas surgiram quando a Ford anunciou, no mês passado, que iria fechar suas fábricas no Brasil. Em relação à Troller, há duas dúvidas. Primeira: aquela fábrica no Ceará, na cidade de Horizonte, onde se fabrica o Troller, vai continuar?
Assista ao vídeo!
Essa pergunta tem resposta mais ou menos fácil: provavelmente sim, porque os dois governos, estadual e federal, estão tentando passar essa fábrica para algum outro empresário, ou algum outro grupo empresarial.
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Quanto ao Troller, ele foi bolado, idealizado, por um empresário local: o Mário Araripe, a quem eu conheci pessoalmente; uma figura extraordinária. Vendeu sua fábrica de Troller para Ford e montou uma de geração eólica de energia: Casa dos Ventos. Uma figura esse Mário Araripe.
Mas e a Ford comprou a Troller por que mesmo? Ela não sabe fazer jipe? Claro que sabe! Ela comprou a fábrica porque a Troller tinha incentivos, ficava sem pagar impostos estaduais e federais. E a Ford, então, comprou a Troller como uma fábrica de incentivos que ela levou para Camaçari (BA), lá para a produção dela de Ecosport, e Ford Ka, na Bahia.
Como ela agora resolveu fechar tudo, ela disse: “não, mas a Troller fica até o fim do ano, porque ela é mais fácil de passar para alguém.” É isso que estão tentando; o jipe Troller, depois que a Ford comprou a fábrica e a produção passou de 40, 50, até 100 jipes que o Araripe fazia por ano, a Ford começou a fazer isso por mês, virou fábrica, colocando componentes do EcoSport, da Ford Ranger e o Troller ficou um jipe muito bom, aceitável.
Muito bem, aí vem a segunda pergunta que alguns tão fazendo: e aquela picape Pantanal, derivada do Troller, como é que ficou? Eu falei para quem já me perguntou: ficou a ver navios! Porque essa Pantanal foi idealização do tal Araripe, que era muito doido, não?
Ele achava que não precisava de engenharia para esticar o Troller e transformá-lo numa picape. Ele aumentou as longarinas, falou: “está pronta a minha picape Pantanal.” No que deu? Fabricou algumas dezenas, vendeu a picape Pantanal com toda a mecânica do jipe Troller, mas com as longarinas esticadas.
Não passou muito tempo, o pessoal que comprou a Pantanal começou a perceber que as longarinas, o chassi, estavam trincando, porque não foram projetadas para ser uma picape, mas para um jipe. Isso foi logo depois que a Ford comprou a Troller.
Os engenheiros da Ford examinaram com muito cuidado a Pantanal para ver como é que iriam fazer o recall dessa picape Pantanal; tem dezenas rodando por aí, nós vamos dar um jeito. Aí perceberam que o jeito era desmontar o carro inteiro e fabricar tudo de novo.
Aí sabe o que a Ford decidiu? “Não quero dor de cabeça!” Recomprou todas as picapes Pantanal, não sobrou nenhuma, a Ford escrapeou, jogou tudo no lixo e ficou livre do problema chamado picape Troller Pantanal. Nada de recall, joga no lixo!
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Comecei a ler a matéria e não vi que era do Boris, mas pela escrita me pareceu familiar, depois vi que a reportagem era do Boris, tinha que ser! Sou fã do Boris e percebi que tava conhecendo a maneira inteligente, com conhecimento de causa e descontraida do Boris…
Excelente matéria… ??????????
tenho um troller T4 2014 nao troco por carro nenhum e carro que nao faz faz vergonha nem na cidade nem no campo onde para o pessoal quer tira foto
Estou muito triste com essa possível paralisação das atividades da Troller no Brasil…tomara que aparece algum grupo interessado na compra!
Infelizmente mais uma marca nascida no Brasil e que pode ter sua produção encerrada. Uma alternativa seria um grupo nacional adquirir a empresa e utilizar as instalações para fabricar veículos híbridos, elétricos, tipo: bugs, veículos para transporte de carga leve urbano, veiculos de uso pessoal para locomoção nas cidades. Quanto a linha de jipes e pick-ups, estas poderiam ser fabricadas com tecnologia de combustível renovável (gás de biomassa, gás natural,álcool,hidrogênio, baterias elétricas), ou seja veículos com tecnologia de “combustível verde”.
Nosso primeiro veiculo elétrico nacional foi desenvolvido por empresa 100% brasileira. A mesma, Gurgel,encerrou as atividades no início dos anos 90 do século passado. Tomara que a Troller continue produzindo no país.
Estava prestes a comprar um Troller, sempre fui apaixonado mas neste cenário não tenho coragem. Seria loucura devido ao preço e riscos .
Em fim eu não quero nem saber o que vai acontece com a Pantanal a Ford ela traiu a TDS os brasileiros e eu tenho carro Ford, ou melhor tinha por que já vendi ebós brasileiro e eu não quero mais saber de Ford.
Aqui no Brasil é assim alguma grande idéia incomoda aos incompetentes que preferem destruir a melhorar e reconhecer que existe alguém mais capacitado e inteligente criativo, por outro lado a GANÂNCIA por ganho financeiro aí o capacitado porém ganancioso vende a ideia pra outro.
Acho essa Ford uma tremenda mau caráter, assim como seu idealizador Henry Ford. No decorrer dos tempos criou a Fordlandia (borracha) um fracasso, comprou a Willys, fechou, juntou com a Volks (autolatina), se lascou, com certeza a Troller não fugirá da regra. Seria bom nunca mais colocar os pés no Brasil com seus carros problemáticos.
Acho que essa marca não irá adiante não, a questão dos Air bags é um problema pra este carro, será obrigatorio e pra receber o equipamento tm que reprojetar todo o carro. Outra questão mecanica Ford Ranger FORD quem adquirir terá q importar (Argentina) o preço do carro irá subir mais e mais…. Da pra por outra mecanica, mas dai demanda testes e meses de testes e gastos. Vcs viram o preço deste carro? ta aí (2021 0k site da marca)
TR 186.500
TX4 204.500
MEU AMIGO,a mecânica do Troller já vem toda da Argentina,onde a ranger é fabricada.
Sim por isso mesmo, a Ford é proprietária, consequentemente para a Ford sai um pouco mais em conta, pois eles que produzem. Imagine algum empresário, empresa adquirir a Troller, tera que arcar com importação etc, saíra mais caro, isso sera descontado no preço final do carro. Sem contar os airbags que este não tem. Não creio que irá adiante isso, a fabrica do ABC foi a mesma coisa, uma construtora comprou tudo.
A Ranger já é importada da Argentina, há anos. Assim como vem de lá a VW Amarok, a Toyota Hilux, a Nissan Frontier…
Sim por isso mesmo, a Ford é proprietária, consequentemente para a Ford sai um pouco mais em conta, pois eles que produzem. Imagine algum empresário, empresa adquirir a Troller, tera que arcar com importação etc, saíra mais caro, isso sera descontado no preço final do carro. Sem contar os airbags que este não tem. Não creio que irá adiante isso, a fabrica do ABC foi a mesma coisa, uma construtora comprou tudo. “Orlando Morando (PSDB), o prefeito de São Bernardo do Campo (SP), informou a UOL Carros que a Construtora São José adquiriu o terreno da fábrica da Ford instalada no município do ABC Paulista, que encerrou suas atividades no ano passado. A informação foi originalmente publicada pelo site “Infomoney”, Morando diz ter recebido hoje a informação de Mauro da Cunha Silvestri, sócio-diretor da construtora, segundo o qual o negócio foi fechado por cerca de R$ 550 milhões”
Sim por isso mesmo, a Ford é proprietária, consequentemente para a Ford sai um pouco mais em conta, pois eles que produzem. Imagine algum empresário, empresa adquirir a Troller, tera que arcar com importação etc, saíra mais caro, isso sera descontado no preço final do carro. Sem contar os airbags que este não tem. Não creio que irá adiante isso, a fabrica do ABC foi a mesma coisa, uma construtora comprou tudo. Uma construtora comprou tudo por 550 milhoes!
A Ford Ranger sempre veio da Argentina, assim como a mecânica do Troller. Se a questão for essa, não muda nada.
Sério que vcs acreditam nessa historinha pra boi dormir de trinca na longarina da Pantanal? Hahahahaha! O motivo foi outro e bem mais simples, pensem melhor… Começa com RAN e termina com GER.
É bem feito nós brasileiros que vender aí acaba eles não querem concorenza
Se fosse ele não precisaria recomprar, bastava parar de fabrica a Pantanal e investir na ranger
Está correto jamais este carro iria competir com a Ranger e outra ela não precisaria recolher os carros. Como a dor de cabeça com recall e grande fizeram a coisa certa
Ela recomprou inicialmente alegando que existiam problemas no chassi e depois da recompra, ofereceu indenizações aos ex-proprietarios e fizeram os proprietários que não quiseram revender suas caminhonetes, assinarem um atestado de responsabilidade de posse. Estes continuam com a caminhonete e nunca constataram nenhum dos defeitos que a Ford a atribuiu. A Pantanal tinha uma capacidade de carga superior a Ranger e era feita em fibra, montada sobre o chassi cujo projeto é o mesmo da S-10. Esse papo de “longarina” é mentira de língua de aluguel.
Com certeza: A Ford comprou a Troller por dois motivos: Tirar uma concorrente ( Troller Pantanal ) do mercado e engessar ( Quantos carros a Troller desenvolveu desde que foi comprada pela Troller? ) uma empresa nacional com grande potencial para se desenvolver.
Seria a chance de ter uma marca de carros nacional novamente, espero que seja comprada por um grupo grande que faça investimentos e produza algo além do jipe como suvs e picapes.
Eu só acho que o governo brasileiro deveria reverter esta fábrica para produção de veículos como pickups e jipes para produtores rurais ou fins agrícolas; É um incentivo como esse que está faltando no Brasil para que a produção agrícola alavanca ainda mais
O Troller foi projetado originalmente pelo Rogério Farias. O Mário Araripe entrou como sócio investidor e depois comprou a totalidade das ações. De doido, o Mário Araripe, não tem nada, pois é engenheiro mecânico-aeronáutico formado pelo ITA e antes da Troller, tinha, ou ainda tem, vários negócios na área têxtil, além dos investimentos em energia eólica.
Com relação à Pantanal, eu já soube que a Ford não recomprou todas as produzidas, sobrando algumas poucas cujos os donos não quiseram revendê-las à Ford. Não sei da veracidade desta informação, mas tenho curiosidade para saber quantas sobraram. Alguém tem esta resposta?
Ainda vejo uma rodando.
Em que cidade, Paulo?
Acho que seria bem viável todos oa fãs do Troller fazer uma “vaquinha” e junto com um grande grupo empresarial, formar uma sociedade para comprar e salvar a Troller.
??????? Oq eu acabei de ler.
Absurdo!
Na verdade os brasileiros só valorizam o que vem de fora, é por isso que o Brasil é e sempre será um país de terceiro mundo. Mas se tratando da Troller, é um veículo muito robusto e um projeto bem interessante, que deveria ser continuado pois existe muitos amantes do rústico e durável, características incontestáveis nós jipes da Troller. Essa é a opinião de um mecânico e possuidor de um veículo da marca.
Concordo com o Alexandre, o sobre continuar com o trolher, garanto tem muitas mulheres que são fãs de jipe , e o trolher e sonho de consumo de muitas, lógico eu sou uma delas, e qto o governo incentivar pra agricultura seria maravilhoso !
Depois Willis overland que nasceu o jipe a troller fez o melhor no pariz sacar ficando em 4 lugar entre as rival do mundo com uma tecnologia totalmente diferente e brasileira não posso dirigir eu tenho paralisia celebrar levo minha vida normal eu aínda vou ter um troller na garagem