O que a Ford vai fazer com a Troller? E que fim levou a picape Pantanal?

"A Ford comprou a Troller por que  mesmo? Ela não sabe fazer jipe? Claro que sabe!  Ela comprou a fábrica porque a Troller tinha  incentivos"

troller t4 2019 1
Atual geração do jipe T4 foi lançada em 2014 (foto: Troller | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/02/2021 às 18h30
Atualizado em 25/02/2021 às 15h34

Algumas das dúvidas surgiram quando a  Ford anunciou, no mês passado, que iria fechar suas fábricas no Brasil. Em relação à Troller, há duas dúvidas. Primeira: aquela fábrica no Ceará, na cidade de Horizonte, onde se fabrica o  Troller, vai continuar?

Assista ao vídeo!

Essa pergunta tem resposta mais ou menos fácil: provavelmente sim, porque os dois governos, estadual e federal, estão tentando passar essa fábrica para algum outro empresário, ou algum outro grupo empresarial.

VEJA TAMBÉM:

Quanto ao Troller, ele foi bolado, idealizado, por um empresário local: o Mário Araripe, a quem eu conheci pessoalmente; uma figura extraordinária. Vendeu sua fábrica de  Troller para Ford e montou uma de geração eólica de energia: Casa dos Ventos. Uma figura esse Mário Araripe.

Mas e a Ford comprou a Troller por que  mesmo? Ela não sabe fazer jipe? Claro que sabe!  Ela comprou a fábrica porque a Troller tinha  incentivos, ficava sem pagar impostos estaduais e  federais. E a Ford, então, comprou a Troller como uma fábrica de incentivos que ela levou para Camaçari (BA), lá para a produção dela de Ecosport, e Ford Ka, na Bahia.

Como ela agora resolveu fechar tudo, ela disse: “não, mas a Troller fica até o fim  do ano, porque ela é mais fácil de passar para  alguém.” É isso que estão tentando; o jipe Troller, depois que a Ford comprou a fábrica e a produção passou de 40, 50, até 100 jipes que o Araripe fazia por ano, a  Ford começou a fazer isso por mês, virou fábrica, colocando componentes do EcoSport, da Ford  Ranger e o Troller ficou um jipe muito bom,  aceitável.

O que aconteceu com a Troller Pantanal?

Muito bem, aí vem a segunda pergunta que alguns tão fazendo: e aquela picape Pantanal, derivada do Troller, como é que ficou? Eu falei  para quem já me perguntou: ficou a ver navios! Porque essa Pantanal foi idealização do tal Araripe, que era muito doido, não?

Ele achava  que não precisava de engenharia para esticar o Troller e transformá-lo numa picape. Ele aumentou  as longarinas, falou: “está pronta a minha picape  Pantanal.” No que deu? Fabricou algumas dezenas,  vendeu a picape Pantanal com toda a mecânica do  jipe Troller, mas com as longarinas esticadas.

Não passou muito tempo, o pessoal que comprou a  Pantanal começou a perceber que as longarinas, o chassi, estavam trincando, porque não foram  projetadas para ser uma picape, mas para um jipe. Isso foi logo depois que a Ford comprou  a Troller.

Os engenheiros da Ford examinaram com  muito cuidado a Pantanal para ver como é que iriam fazer o recall dessa picape Pantanal; tem  dezenas rodando por aí, nós vamos dar um jeito.  Aí perceberam que o jeito era desmontar o carro  inteiro e fabricar tudo de novo.

Aí sabe o que a  Ford decidiu? “Não quero dor de cabeça!” Recomprou  todas as picapes Pantanal, não sobrou nenhuma,  a Ford escrapeou, jogou tudo no lixo e ficou livre do problema chamado picape Troller Pantanal.  Nada de recall, joga no lixo!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
33 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Oswaldo Ramos Junior 27 de janeiro de 2023

Comecei a ler a matéria e não vi que era do Boris, mas pela escrita me pareceu familiar, depois vi que a reportagem era do Boris, tinha que ser! Sou fã do Boris e percebi que tava conhecendo a maneira inteligente, com conhecimento de causa e descontraida do Boris…

Excelente matéria… ??????????

Avatar
rubens sarmento da silva 18 de abril de 2021

tenho um troller T4 2014 nao troco por carro nenhum e carro que nao faz faz vergonha nem na cidade nem no campo onde para o pessoal quer tira foto

Avatar
Jerry Alex das Neves Santos 28 de fevereiro de 2021

Estou muito triste com essa possível paralisação das atividades da Troller no Brasil…tomara que aparece algum grupo interessado na compra!

Avatar
Nelson Daher Junior 27 de fevereiro de 2021

Infelizmente mais uma marca nascida no Brasil e que pode ter sua produção encerrada. Uma alternativa seria um grupo nacional adquirir a empresa e utilizar as instalações para fabricar veículos híbridos, elétricos, tipo: bugs, veículos para transporte de carga leve urbano, veiculos de uso pessoal para locomoção nas cidades. Quanto a linha de jipes e pick-ups, estas poderiam ser fabricadas com tecnologia de combustível renovável (gás de biomassa, gás natural,álcool,hidrogênio, baterias elétricas), ou seja veículos com tecnologia de “combustível verde”.
Nosso primeiro veiculo elétrico nacional foi desenvolvido por empresa 100% brasileira. A mesma, Gurgel,encerrou as atividades no início dos anos 90 do século passado. Tomara que a Troller continue produzindo no país.

Avatar
MOISÉS SILVEIRA 26 de fevereiro de 2021

Estava prestes a comprar um Troller, sempre fui apaixonado mas neste cenário não tenho coragem. Seria loucura devido ao preço e riscos .

Avatar
Cleber Farias de Moraes 26 de fevereiro de 2021

Em fim eu não quero nem saber o que vai acontece com a Pantanal a Ford ela traiu a TDS os brasileiros e eu tenho carro Ford, ou melhor tinha por que já vendi ebós brasileiro e eu não quero mais saber de Ford.

Avatar
Braz Wilson 26 de fevereiro de 2021

Aqui no Brasil é assim alguma grande idéia incomoda aos incompetentes que preferem destruir a melhorar e reconhecer que existe alguém mais capacitado e inteligente criativo, por outro lado a GANÂNCIA por ganho financeiro aí o capacitado porém ganancioso vende a ideia pra outro.

Avatar
Jaques A. Santos 25 de fevereiro de 2021

Acho essa Ford uma tremenda mau caráter, assim como seu idealizador Henry Ford. No decorrer dos tempos criou a Fordlandia (borracha) um fracasso, comprou a Willys, fechou, juntou com a Volks (autolatina), se lascou, com certeza a Troller não fugirá da regra. Seria bom nunca mais colocar os pés no Brasil com seus carros problemáticos.

Avatar
Sérgio 25 de fevereiro de 2021

Acho que essa marca não irá adiante não, a questão dos Air bags é um problema pra este carro, será obrigatorio e pra receber o equipamento tm que reprojetar todo o carro. Outra questão mecanica Ford Ranger FORD quem adquirir terá q importar (Argentina) o preço do carro irá subir mais e mais…. Da pra por outra mecanica, mas dai demanda testes e meses de testes e gastos. Vcs viram o preço deste carro? ta aí (2021 0k site da marca)
TR 186.500
TX4 204.500

Avatar
Giovani Funari 27 de fevereiro de 2021

MEU AMIGO,a mecânica do Troller já vem toda da Argentina,onde a ranger é fabricada.

Avatar
SÉRGIO 1 de março de 2021

Sim por isso mesmo, a Ford é proprietária, consequentemente para a Ford sai um pouco mais em conta, pois eles que produzem. Imagine algum empresário, empresa adquirir a Troller, tera que arcar com importação etc, saíra mais caro, isso sera descontado no preço final do carro. Sem contar os airbags que este não tem. Não creio que irá adiante isso, a fabrica do ABC foi a mesma coisa, uma construtora comprou tudo.

Avatar
Pastor Turando 27 de fevereiro de 2021

A Ranger já é importada da Argentina, há anos. Assim como vem de lá a VW Amarok, a Toyota Hilux, a Nissan Frontier…

Avatar
SÉRGIO 1 de março de 2021

Sim por isso mesmo, a Ford é proprietária, consequentemente para a Ford sai um pouco mais em conta, pois eles que produzem. Imagine algum empresário, empresa adquirir a Troller, tera que arcar com importação etc, saíra mais caro, isso sera descontado no preço final do carro. Sem contar os airbags que este não tem. Não creio que irá adiante isso, a fabrica do ABC foi a mesma coisa, uma construtora comprou tudo. “Orlando Morando (PSDB), o prefeito de São Bernardo do Campo (SP), informou a UOL Carros que a Construtora São José adquiriu o terreno da fábrica da Ford instalada no município do ABC Paulista, que encerrou suas atividades no ano passado. A informação foi originalmente publicada pelo site “Infomoney”, Morando diz ter recebido hoje a informação de Mauro da Cunha Silvestri, sócio-diretor da construtora, segundo o qual o negócio foi fechado por cerca de R$ 550 milhões”

Avatar
SÉRGIO 1 de março de 2021

Sim por isso mesmo, a Ford é proprietária, consequentemente para a Ford sai um pouco mais em conta, pois eles que produzem. Imagine algum empresário, empresa adquirir a Troller, tera que arcar com importação etc, saíra mais caro, isso sera descontado no preço final do carro. Sem contar os airbags que este não tem. Não creio que irá adiante isso, a fabrica do ABC foi a mesma coisa, uma construtora comprou tudo. Uma construtora comprou tudo por 550 milhoes!

Avatar
Vinicius 16 de junho de 2021

A Ford Ranger sempre veio da Argentina, assim como a mecânica do Troller. Se a questão for essa, não muda nada.

Avatar
Gustavo 25 de fevereiro de 2021

Sério que vcs acreditam nessa historinha pra boi dormir de trinca na longarina da Pantanal? Hahahahaha! O motivo foi outro e bem mais simples, pensem melhor… Começa com RAN e termina com GER.

Avatar
Zé Miranda 25 de fevereiro de 2021

É bem feito nós brasileiros que vender aí acaba eles não querem concorenza

Avatar
LUCAS MACEDO CRUZ DE OLIVEIRA 25 de fevereiro de 2021

Se fosse ele não precisaria recomprar, bastava parar de fabrica a Pantanal e investir na ranger

Avatar
Nonato 25 de fevereiro de 2021

Está correto jamais este carro iria competir com a Ranger e outra ela não precisaria recolher os carros. Como a dor de cabeça com recall e grande fizeram a coisa certa

Avatar
Dudu 27 de maio de 2021

Ela recomprou inicialmente alegando que existiam problemas no chassi e depois da recompra, ofereceu indenizações aos ex-proprietarios e fizeram os proprietários que não quiseram revender suas caminhonetes, assinarem um atestado de responsabilidade de posse. Estes continuam com a caminhonete e nunca constataram nenhum dos defeitos que a Ford a atribuiu. A Pantanal tinha uma capacidade de carga superior a Ranger e era feita em fibra, montada sobre o chassi cujo projeto é o mesmo da S-10. Esse papo de “longarina” é mentira de língua de aluguel.

Avatar
Dudu 27 de maio de 2021

Com certeza: A Ford comprou a Troller por dois motivos: Tirar uma concorrente ( Troller Pantanal ) do mercado e engessar ( Quantos carros a Troller desenvolveu desde que foi comprada pela Troller? ) uma empresa nacional com grande potencial para se desenvolver.

Avatar
Rodrigo 25 de fevereiro de 2021

Seria a chance de ter uma marca de carros nacional novamente, espero que seja comprada por um grupo grande que faça investimentos e produza algo além do jipe como suvs e picapes.

Avatar
Julus 24 de fevereiro de 2021

Eu só acho que o governo brasileiro deveria reverter esta fábrica para produção de veículos como pickups e jipes para produtores rurais ou fins agrícolas; É um incentivo como esse que está faltando no Brasil para que a produção agrícola alavanca ainda mais

Avatar
Rogério Soliani Studart 24 de fevereiro de 2021

O Troller foi projetado originalmente pelo Rogério Farias. O Mário Araripe entrou como sócio investidor e depois comprou a totalidade das ações. De doido, o Mário Araripe, não tem nada, pois é engenheiro mecânico-aeronáutico formado pelo ITA e antes da Troller, tinha, ou ainda tem, vários negócios na área têxtil, além dos investimentos em energia eólica.

Avatar
André Rockert Rodrigues 24 de fevereiro de 2021

Com relação à Pantanal, eu já soube que a Ford não recomprou todas as produzidas, sobrando algumas poucas cujos os donos não quiseram revendê-las à Ford. Não sei da veracidade desta informação, mas tenho curiosidade para saber quantas sobraram. Alguém tem esta resposta?

Avatar
Paulo 25 de fevereiro de 2021

Ainda vejo uma rodando.

Avatar
André Rockert Rodrigues 25 de fevereiro de 2021

Em que cidade, Paulo?

Avatar
Alexandre Silva 24 de fevereiro de 2021

Acho que seria bem viável todos oa fãs do Troller fazer uma “vaquinha” e junto com um grande grupo empresarial, formar uma sociedade para comprar e salvar a Troller.

Avatar
Vinícius Gomes De Souza 24 de fevereiro de 2021

??????? Oq eu acabei de ler.

Avatar
Bruno 24 de fevereiro de 2021

Absurdo!

Avatar
Júlio César dos Santos 25 de fevereiro de 2021

Na verdade os brasileiros só valorizam o que vem de fora, é por isso que o Brasil é e sempre será um país de terceiro mundo. Mas se tratando da Troller, é um veículo muito robusto e um projeto bem interessante, que deveria ser continuado pois existe muitos amantes do rústico e durável, características incontestáveis nós jipes da Troller. Essa é a opinião de um mecânico e possuidor de um veículo da marca.

Avatar
Selma Atencio 27 de fevereiro de 2021

Concordo com o Alexandre, o sobre continuar com o trolher, garanto tem muitas mulheres que são fãs de jipe , e o trolher e sonho de consumo de muitas, lógico eu sou uma delas, e qto o governo incentivar pra agricultura seria maravilhoso !

Avatar
Jorge de Vargas Netto 24 de fevereiro de 2021

Depois Willis overland que nasceu o jipe a troller fez o melhor no pariz sacar ficando em 4 lugar entre as rival do mundo com uma tecnologia totalmente diferente e brasileira não posso dirigir eu tenho paralisia celebrar levo minha vida normal eu aínda vou ter um troller na garagem

Avatar
Deixe um comentário