Fumaça branca saindo pelo escapamento: o que pode ser?

A cor da fumaça que sai do escapamento indica qual problema está ocorrendo com seu motor, aqui vamos detalhar os culpados

MOTOR A COMBUSTÃO GASOLINA E CARRO ELÉTRICO pum
Um carro funcionando sem problemas não deve emitir fumaça visível (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 08/05/2025 às 14h36

A cor da fumaça que sai do escapamento de um carro serve como sinal de qual problema pode estar ocorrendo no motor. Uma situação comum é que ela seja branca, vamos explicar aqui o que ela pode significar.

Um carro com o funcionamento correto não emite fumaça visível. Apenas os motores dois tempos que fazem isso, com a característica fumaça azul.

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Fumaça branca no escapamento

Quando o carro começa a emitir fumaça branca pelo escapamento, o sintoma mais comum é que o líquido de arrefecimento está sendo queimado junto do combustível. Existem três principais fatores que geram isso.

O mais comum — e simples de resolver — é quando a junta de cabeçote está trincada. Ela forma a vedação entre o bloco e o cabeçote do motor.

A trinca ou outros danos na junta faz que o líquido de arrefecimento que passa do bloco para o cabeçote vase para dentro das câmaras de combustão. Pode ocorrer a queima do óleo junto.

Se o problema for esse, a solução é simples: trocar a junta do cabeçote. A peça em si não é cara, mas a troca exige desmontar parte do motor. E como houve a fumaça branca, é recomendado também trocar o líquido de arrefecimento.

Fumaça branca pode indicar também problemas maiores

A emissão de fumaça branca pelo escapamento pode ser causada também por trincas ou danos no cabeçote. Dependendo de qual é o problema, uma retífica pode resolver, mas em casos mais graves é preciso trocar toda a peça.

Danos similares no bloco do motor também podem gerar a queima do líquido de arrefecimento, gerando a fumaça branca. Aqui a solução é a mesma do cabeçote: uma retífica em casos mais simples ou a troca do bloco em casos mais graves.

No caso da troca, seja do bloco ou do cabeçote, o valor é bem mais caro. Em alguns modelos de motor não é possível realizar a retífica, tornando essa troca obrigatória.

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3 Comentários
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Santiago 8 de maio de 2025

Fumaça branca:
Habemus que ir ao mecânico!

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Adalberto 8 de maio de 2025

Ou se preferir, um novo autopapa.

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Adalberto 8 de maio de 2025

É sinal de que foi eleito um novo Papauto.

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