Fumaça preta em excesso: o que isso significa para motores diesel?

A fumaça preta emitida por um tanque de guerra do desfile realizado em Brasília chamou a atenção da internet, o AutoPapo desvendou os motivos da fumaça

tanque saurer werk sk 105 kurassier em brasilia soltando muita fumaca preta
Fumaça preta é comum em motores diesel antigos, mas não nessa quantidde (Foto: Twitter | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 10/08/2021 às 15h03
Atualizado em 10/08/2021 às 16h08

Na manhã dessa terça (10) a marinha desfilou com tanques, blindados e outros veículos militares em Brasília. Um tanque de guerra soltando muita fumaça preta chamou a atenção de vários internautas. Vários questionaram se aquilo era normal, outros disseram ser comum. O AutoPapo foi atrás de especialistas para desvendar esse mistério.

O tanque em questão é um Saurer-Werk SK-105 Kürassier, um tanque de projeto austríaco que começou a ser produzido em 1971. Esse tanque é derivado do blindado de transporte de pessoal Saurer 4K 4FA, apresentado em 1961. Então estamos falando de um projeto mais antigo, movido por um motor seis cilindros Steyr 7FA de 323 cv.

VEJA TAMBÉM:

O que causa a fumaça preta em excesso?

Em motores diesel mais antigos, como o do tanque, é normal soltar fumaça preta em situações onde se exige mais potência do motor. Segundo o engenheiro mecânico Renato Passos, as emissões apresentadas pelo tanque em Brasília estão acima do normal. Podemos comparar com o vídeo abaixo de uma demonstração do SK-105 feita na época:

O engenheiro explica que motores do ciclo diesel funcionam com ignição por compressão, para isso a mistura estequiométrica (ar/combustível) precisa ser bastante pobre. Por isso, o motor soltar fumaça preta em excesso tem a seguinte explicação:

A fumaça dessa cor demonstra uma mistura mais rica do que o ideal para aquele momento, incorrendo em queima incompleta de combustível além do razoável”,

Em motores diesel modernos a fumaça é mais preocupante

Hoje em dia as picapes, jipes e SUV utilizam motores diesel mais modernos, com injeção por duto único. Esses motores são conhecidos popularmente como eletrônicos o pelo termo em inglês common rail. 

O funcionamento de um motor diesel com esse tipo de injeção precisa ser ainda mais preciso. Eles exigem também óleo diesel com menos partes de enxofre por milhão, como o S50 e o S10, enquanto motores antigos rodam até com o diesel S500.

chevrolet s10 ltz 2022
Em motores diesel modernos a fumaça preta aponta riscos para as peças internas (Foto: Chevrolet | Divulgação)

O engenheiro Renato Passos diz que “fumaça dessa cor em motores modernos é indicativo de falha grave no sistema de injeção de combustível.”

Motores modificados para soltar mais fumaça também são cilada

Nos EUA existe uma prática chamada de “rolling coal,” onde o objetivo é modificar picapes grandes à diesel para soltar uma coluna espessa de fumaça. Já Brasil existe uma tendência de “abrir a bomba,” para o motor ficar mais forte, com a consequência de emitir mais fumaça.

Em teoria a potência extra é obtida dessa forma, mas junto vem alguns prejuízos para o motor. O engenheiro aponta: “um maior volume de poluentes lançado na atmosfera, bem como maior taxa de carbonização dos cabeçotes. Desgaste térmico na cabeça dos pistões, dilatação anormal dos anéis, desgaste de mancais de biela e virabrequim também podem ser notados a longo prazo.”

O Boris explica sobre as cores de fumaça dos motores do ciclo Otto:

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32 Comentários
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Gabriel 28 de outubro de 2021

O diesel é feito de moléculas com hidrogênio e carbono, os chamados hidrocarbonetos. Quando o diesel é injetado na câmara de combustão, o hidrogênio das moléculas é queimado primeiro, e o carbono se aglutina em partículas de fuligem, sendo queimado mais lentamente. Quando o oxigênio que sobra na câmara de combustão não é o suficiente para queimar o resto da fuligem ou quando não dá tempo dessa queima acontecer, a fuligem é expelida pelo escape, dando origem à fumaça preta. Motores mais modernos tem sistemas de controle que calculam quanto oxigênio deve sobrar, dependendo da pressão da turbina, da rotação do motor e da carga, controlando a injeção de combustível de forma a evitar a emissão de fuligem pelo motor. Como os regulamentos de emissões são bastante estritos, o sistema de controle trabalha com uma certa margem de segurança, causando uma pequena perda de potencia. Quem não aceita essa perda, reprograma o sistema de controle do motor, fazendo com que a fumaça volte.

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Gomtech 12 de agosto de 2021

Saudades da Engesa. Por que temos veículos tão antiquados nas forças armadas? Bem que poderiam investir aqui, ao invés de comprar refugo de outros países. Acredite, fica mais barato.

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Jair messias 12 de agosto de 2021

São tanques vagabundos tá ok? Muito leite moça no Diesel solta fumaça doce mesmo tá ok?

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Jose luiz 12 de agosto de 2021

Significa que se algo não mudar nesse pais logo , coisa (fumaça) vai ficar mais preta .

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Julio Moreira 12 de agosto de 2021

Ridículos e inadequados comentários. Trata-se de uma peça de museu. Ocorre q eles costumam fazer alguma manutenção. Já outros…

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Jam 11 de agosto de 2021

Se você andar com um caminhão soltando muita fumaça vem multa, pq não multaram essa geringonca??

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PAULO FERNANDES 11 de agosto de 2021

O Negócio é malhar, ninguém tá nem aí para explicações, o brasileiro se vira com o que tem. O projeto é baseado em veículo de 1961, fabricado em 1971 “A fumaça dessa cor demonstra uma mistura mais rica do que o ideal para aquele momento, incorrendo em queima incompleta de combustível além do razoável”, se eu fosse especular diria que por ser antigo a regulagem foi comprometida, mas nada que seja tão impossível de resolver. Mas, VAMOS MALHAR!!!

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José Bonifácio Posser 11 de agosto de 2021

Na realidade tbm pode ser outro fator como filtro de ar entupido
Ou bomba ou bicos com excesso de vazão

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Carlos 12 de agosto de 2021

Até que enfim alguém escreveu um comentário com lógica. Provavelmente o problema está na vazao da bomba e dos bicos injetores. Devem estar desregulados. Soma de equipamento velho e falta de manutenção adequada.

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Renato Passos 12 de agosto de 2021

“A fumaça dessa cor demonstra uma mistura mais rica do que o ideal para aquele momento, incorrendo em queima incompleta de combustível além do razoável”

Filtro entupido, logo menos ar que o ideal. Bicos com vazão acima do ideal, mais combustível que o ideal.

Algo diferente do que fora escrito?

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Loucura 11 de agosto de 2021

Esse engenheiro ta deixando nos mecanico com vergonha fumaça preta pôde ser bomba injetora a bicos aberto prejudica o motor podendo fundir falta de manutenção bico lava os pistão aumenta o atrito entre camisa e anéis podendo travar motor

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JOAO LAERTE GUNSCH 11 de agosto de 2021

Se fosse eu o presidente; com toda essa repercussão com toda certeza eu faria um bombista feliz… ; e partiuuu desfileee!!!

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Loucudra 11 de agosto de 2021

Esse engenheiro deixa nos mecanico com muita vergonha fumaça preta pode ser bomba enjetora aberta bico com defeitos isso pode fundir motor pois bico aberto lava pistao e camisa causando maior atrito entre aneis e camisa

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Pedro 11 de agosto de 2021

Deve ser problema do pneu murcho.

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Geraldo Pimentel 11 de agosto de 2021

Pensei que os tanques eram movidos a lenha

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André 11 de agosto de 2021

Fubica sem peça de reposição. Estão quase a mesma situaçao de cuba 3

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Emanuel Andrade 11 de agosto de 2021

Precisa verificar as fichas de manutenção para saber quando ocorreu a última revisão do sistema de injeção e quais as intervenções realizadas.

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Discípulo do Kid Bengala 11 de agosto de 2021

O ideal seria um pos combustor,imagine o fedor de Diesel.

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Oracy freitas 11 de agosto de 2021

Bom dia .
Motores a diesel são antigos e equipa vários veiculos tanto leves como pesados , de trabalho ou militares.
Existem varias ilustrações ou só interessa porque é do nosso honroso exército brasileiro.
Grato

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Fabio Henrique Elorza 25 de janeiro de 2022

Não é do EB não, fã do Bozo, essa jabiraca é da Marinha!

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Leonardo Costa 11 de agosto de 2021

Pouco oxigênio pra muito combustível mistura rica mais pressão de turbo vai resolver isso, se for turbo claro mas deve ser

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Carlos Felipe Guidi 11 de agosto de 2021

Nesse vídeo do tanque também tem um palhaço igual ao nosso duce…

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Alexandre 10 de agosto de 2021

Velho,ultrapassado deu sorte de não dar um cauço hidráulico!!! desperdício de dinheiro pra entregar um convite!

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ALEXANDRE BENEDITO NICOLINI 10 de agosto de 2021

Motor a diesel não é por compressão é por aquecimento!! Compressão são os motores a álcool e gasolina!!

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Luan 10 de agosto de 2021

O aquecimento nos motores ciclo diesel só e causado devido às altas taxas de compressão, amigo. Sua interpretação está equivocada. O veículo com ciclo diesel funciona com ignição por compressão, o que aumenta substancialmente a temperatura dos gases na câmara de combustão e inicia o processo de expansão.

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Adalberto Costa dos Santos 11 de agosto de 2021

Motores gasolina e etanol é por centelhamento!

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Adalberto autocar 11 de agosto de 2021

4 tempo admissão
Compressão
Explosao (queima)
Escape.

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Adalberto Costa dos Santos 11 de agosto de 2021

Isso tudo se resume em excesso de diesel!!!

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DIONATAN VARGAS COLOMBO 11 de agosto de 2021

Que burro da zero pra ele. Motor a gasolina e etanol tem as velas de ignição. Motor a diesel a queima ocorre pelo aumento de temperatura decorrente do aumento de pressão pela compressão.

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Nilo francio 10 de agosto de 2021

Falta de regulagem na bomba injetora de combustível

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José paulo 11 de agosto de 2021

Sucata não tem regulagem.

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Milton 11 de agosto de 2021

Disse tudo. Vergonha as nossas FFAA estão sucateadas, os caminhões do exercito tem mais de 20 anos. O bozo com esse desfile de blindados fora de hora e no lugar errado fez o Brasil todo ser ridicularizado no mundo todo. Se o Paraguai tivesse um ditador iria invadir o país, temos q temer a Venezuela tbm, se o Maduro der na louca pode adentrar as fronteiras com os Sukov russos q a Fab tbm só tem sucatas.

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