As cores da fumaça indicam problemas no motor

Um dos sinais é a fumaça cinza azulado, que significa a queima do óleo lubrificante. As cores distintas significam outros problemas no motor do seu carro

Por BORIS FELDMAN10/10/18 às 20h00

Seu carro está com uma fumaça diferente saindo no escapamento ? Fique alerta, pois as cores da fumaça podem indicar alguns problemas no motor.

[TRANSCRIÇÃO]

Anormalidades no motor do automóvel podem ser reveladas pela cor da fumaça do escapamento. Como assim? Ela não é cinza, como normalmente, mas um cinza mais para o azulado. É sinal que o motor está queimando óleo lubrificante, provavelmente está baixando o nível na vareta. Se a fumaça estiver muito escura, quase preta, é sinal de excesso de combustível. Tem algum problema na mistura ar/combustível, provocando um excesso de gasolina ou de etanol na mistura. O consumo do carro deve estar alto. Finalmente, a fumaça pode estar quase branca, e aí são três as possibilidades:

Primeira: no carro que está queimando o etanol, como ele tem um pouco de água, pode haver uma condensação da água ao ligar o motor e sair a fumaça branca. A segunda possibilidade é de água do sistema de refrigeração, a água do radiador, está se misturando ao óleo e, por isso, está saindo uma fumaça branca. Dá para conferir puxando a vareta e, se tiver água misturada no óleo, ela vai sair meio esbranquiçada e com umas pequenas bolhas.

Finalmente, mais difícil, porém possível, a cor branca pode ser provocada por fluido do freio se misturando ao óleo e sendo queimado pelo motor por um vazamento vindo do sistema de servo-assistência.

As cores da fumaça
pollution of environment by combustible gas of a car

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário