Conheça os furgões compactos que antecederam o Onix Log

Esses modelos compactos marcaram por serem bastante usados pelas empresas de telefonia e de entregas urbanas desde os anos 70

fiat 147 furgoneta 1978 branco frente parado
Quem inaugurou esse segmento no Brasil foi o 147 Furgoneta (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 09/02/2025 às 13h00

Nos últimos anos o mercado de telecomunicações e serviços de entregas pequenas passou a usar carros comuns. Os antigos furgões derivados de hatches compactos, feitos especificamente para esse uso, estavam sumidos do mercado.

Atualmente a situação vem mudando, a Chevrolet vende o Onix Log para esse fim e a Jac Motors possui o E-JS1 City Cargo. Até 2015 esse segmento era dominado pela Fiat, com o Uno Furgão.

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Como são carros feitos especificamente para o trabalho, é difícil encontrar um furgão urbano desses preservados. Por isso, vamos relembrar os que tivemos no Brasil.

1. Fiat 147 Furgoneta

fiat 147 furgoneta 1978 branco traseira parado
Os primeiros clientes foram empresas de telefonia, que usavam o motor a álcool para reduzir custos (Foto: Fiat | Divulgação)

A Fiat inaugurou a versão moderna desse segmento de furgões urbanos no Brasil. Antes disso existam as panel vans, que eram baseadas em peruas grandes importadas ou em caminhonetes, como a Chevrolet Corisco.

O Fiat 147 Furgoneta estreou o conceito de hacth transformado em furgão. Ele foi lançado em 1978 e contava com o motor 1.050 Fiasa. A capacidade de carga ficava em 420 kg, maior que a do Onix Log atual.

A Fiat produziu 12.848 unidades do 147 Furgoneta. Ele foi bastante popular nas frotas de telecomunicações, que usavam o motor a álcool para baixar os custos por km rodado e difundir a tecnologia.

2. Ford Corcel II Van

Ford Corcel II Van branco traseira parado
Apesar de ser derivado da Belina, o nome usado era o do Corcel (Foto: Ford | Divulgação)

O primeiro concorrente do 147 Furgoneta não foi bem um hatchback. A Ford usou a perua Belina para fazer eu furgão, apensar o nome ser Corcel II Van.

O baú de carga da perua transformada em furgão tinha capacidade para 1.620 litros. A capacidade de carga ficava em 440 kg. O Corcel II Van usava o motor 1.6 CHT, que podia ser a álcool com 66,8 cv ou a gasolina com 70,6 cv.

3. Volkswagen Gol

volkswagen gol furgoneta 1988 branco lateral parado
Por já vir depenado e contar com o motor AP, muitos viraram carro de arrancada (Foto: Volkswagen | Divulgação)

A Volkswagen seguiu a fórmula a Fiat com o seu Gol Furgão. O hatch compacto perdeu o banco traseiro e trocou os vidros laterais traseiros por chapa. O volume de carga era de 1.200 litros e a capacidade era de 520 kg.

O Gol Furgão contava com o motor 1.6 AP. Ter um peso leve e já vir com uma boa mecânica atraiu o pessoal que preparava o carro para corridas de arrancadas, por isso é difícil achar um sobrevivente hoje.

A Volkswagen fez o Gol Furgão apenas na primeira geração. Na linha 1990 ele trocou o AP pelo 1.6 CHT da Forrd, que na marca alemã era chamado de AE. 1994 foi o último ano dessa configuração.

4. Fiat Uno Furgão

O Uno, como um bom sucessor do Fiat 147, acabou herdando também as vagas de emprego do seu antecessor. Sua versão furgão foi lançada em 1988, com o motor Fiasa 1.3.

Em 1990 veio o 1.5 da mesma família, que foi usado até a chegada do motor Fire. Na época a versão de passageiros era o Mille, com motor 1.0, mas o Furgão manteve o nome Uno por contar com o 1.3 Fire Flex.

A capacidade de carga dele era de 400 kg, mas o volume era de 1.300 litros. Era maior que o do antigo Gol Furgão devido ao aproveitamento de espaço mais inteligente do Uno.

A geração seguinte do Uno teve um furgão por um curto período de tempo, de 2014 a 2015. Nesse modelo novo o motor era o 1.0 Fire Flex.

5. Toyota Etios Aibo

A Toyota do Brasil criou o Etios Aibo para ser vendido na Argentina, após o modelo deixar de ser vendido por aqui. Porém a marca ofereceu a conversão de modelos usados, que podiam ser alugados através do programa Kinto One Fleet.

O Toyota Etios Aibo tina capacidade para 1.200 litros e 450 kg de carga. O motor usado era o 1.5 aspirado, com câmbio manual de seis marchas.

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