Conheça os furgões compactos que antecederam o Onix Log
Esses modelos compactos marcaram por serem bastante usados pelas empresas de telefonia e de entregas urbanas desde os anos 70
Esses modelos compactos marcaram por serem bastante usados pelas empresas de telefonia e de entregas urbanas desde os anos 70
Nos últimos anos o mercado de telecomunicações e serviços de entregas pequenas passou a usar carros comuns. Os antigos furgões derivados de hatches compactos, feitos especificamente para esse uso, estavam sumidos do mercado.
Atualmente a situação vem mudando, a Chevrolet vende o Onix Log para esse fim e a Jac Motors possui o E-JS1 City Cargo. Até 2015 esse segmento era dominado pela Fiat, com o Uno Furgão.
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Como são carros feitos especificamente para o trabalho, é difícil encontrar um furgão urbano desses preservados. Por isso, vamos relembrar os que tivemos no Brasil.
A Fiat inaugurou a versão moderna desse segmento de furgões urbanos no Brasil. Antes disso existam as panel vans, que eram baseadas em peruas grandes importadas ou em caminhonetes, como a Chevrolet Corisco.
O Fiat 147 Furgoneta estreou o conceito de hacth transformado em furgão. Ele foi lançado em 1978 e contava com o motor 1.050 Fiasa. A capacidade de carga ficava em 420 kg, maior que a do Onix Log atual.
A Fiat produziu 12.848 unidades do 147 Furgoneta. Ele foi bastante popular nas frotas de telecomunicações, que usavam o motor a álcool para baixar os custos por km rodado e difundir a tecnologia.
O primeiro concorrente do 147 Furgoneta não foi bem um hatchback. A Ford usou a perua Belina para fazer eu furgão, apensar o nome ser Corcel II Van.
O baú de carga da perua transformada em furgão tinha capacidade para 1.620 litros. A capacidade de carga ficava em 440 kg. O Corcel II Van usava o motor 1.6 CHT, que podia ser a álcool com 66,8 cv ou a gasolina com 70,6 cv.
A Volkswagen seguiu a fórmula a Fiat com o seu Gol Furgão. O hatch compacto perdeu o banco traseiro e trocou os vidros laterais traseiros por chapa. O volume de carga era de 1.200 litros e a capacidade era de 520 kg.
O Gol Furgão contava com o motor 1.6 AP. Ter um peso leve e já vir com uma boa mecânica atraiu o pessoal que preparava o carro para corridas de arrancadas, por isso é difícil achar um sobrevivente hoje.
A Volkswagen fez o Gol Furgão apenas na primeira geração. Na linha 1990 ele trocou o AP pelo 1.6 CHT da Forrd, que na marca alemã era chamado de AE. 1994 foi o último ano dessa configuração.
O Uno, como um bom sucessor do Fiat 147, acabou herdando também as vagas de emprego do seu antecessor. Sua versão furgão foi lançada em 1988, com o motor Fiasa 1.3.
Em 1990 veio o 1.5 da mesma família, que foi usado até a chegada do motor Fire. Na época a versão de passageiros era o Mille, com motor 1.0, mas o Furgão manteve o nome Uno por contar com o 1.3 Fire Flex.
A capacidade de carga dele era de 400 kg, mas o volume era de 1.300 litros. Era maior que o do antigo Gol Furgão devido ao aproveitamento de espaço mais inteligente do Uno.
A geração seguinte do Uno teve um furgão por um curto período de tempo, de 2014 a 2015. Nesse modelo novo o motor era o 1.0 Fire Flex.
A Toyota do Brasil criou o Etios Aibo para ser vendido na Argentina, após o modelo deixar de ser vendido por aqui. Porém a marca ofereceu a conversão de modelos usados, que podiam ser alugados através do programa Kinto One Fleet.
O Toyota Etios Aibo tina capacidade para 1.200 litros e 450 kg de carga. O motor usado era o 1.5 aspirado, com câmbio manual de seis marchas.
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