7 erros que motoristas cometem e estragam seus carros
Fique atento para não dar esses vacilos para preservar a vida útil dos componentes dos automóveis e seu bolso também
Fique atento para não dar esses vacilos para preservar a vida útil dos componentes dos automóveis e seu bolso também
Tem gente que tira o veículo da concessionária ou da loja e acha que é só botar combustível e andar. Contudo, o automóvel exige cuidados. É preciso evitar erros que alguns motoristas cometem e que estragam o carro.
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São práticas e hábitos que podem comprometer a vida útil do veículo. Então fique atento aos 7 erros que motoristas mais cometem e estragam o carro.
Como dito, automóvel não é só colocar gasolina e andar. Mas abastecer com combustível ruim é um dos erros que os motoristas cometem e que estragam o carro.
A adulteração da gasolina ou o excesso de água no etanol comprometem a vida útil e o funcionamento de diversos componentes do motor. Além disso, vão fazer o veículo consumir mais e apresentar falhas no desempenho.
Então, selecione uns três postos de confiança e com boa reputação. Desconfie de preços muito abaixo da média dos estabelecimentos da região. Se usou combustível em uma loja e depois o carro começou a apresentar falhas, já risque o posto de sua lista.
Usar lubrificante mais barato, aquele oferecido à revelia no posto, é uma tentação. Mas pode ser um dos erros que os motoristas cometem e estragam o carro.
Confira as especificações do lubrificante no manual do veículo e siga as recomendações. Um produto diferente vai fazer o motor trabalhar fora da temperatura ideal e aumentar o atrito das peças metálicas do conjunto mecânico.
Com o tempo, isso ainda pode causar a formação de borra no cárter. Para uma retifica do motor é só um passo.
A formação de borra também é um dos efeitos do lubrificante velho. É preciso respeitar os prazos de trocas do óleo para que o produto mantenha suas propriedades e faça o motor funcionar corretamente. Os intervalos estão lá no manual do veículo.
Um dos erros mais graves que motoristas cometem e estragam os carros é achar que basta colocar água no reservatório que está tudo bem. O sistema de arrefecimento deve receber água desmineralizada, aditivo recomendado pela montadora e estar sempre limpo.
Além disso, é bom verificar o nível da água a cada duas semanas para ver se não há vazamentos. Pouca água e sistema sujo vão fazer o motor trabalhar em temperaturas elevadas e detonar os componentes do powertrain.
Ligou o carro de manhã e já saiu que nem um desesperado com o pé embaixo no pedal. Mais um dos erros que motoristas mais cometem e estragam os carros. Apesar dos motores mais modernos e dos lubrificantes avançados, pisar demais no acelerador com o carro frio vai forçar o conjunto.
De qualquer forma, mesmo com o carro “quente”, procure acionar até ¼ do curso do pedal do acelerador. Isso vai minimizar o desgaste do motor e economizar combustível.
Ao mesmo tempo, na hora de parar, não deixe para pisar no freio em cima da hora. Isso acelera o desgaste de pastilhas e discos. Viu que vai parar lá na frente? Reduza e freie aos poucos. Já nas descidas de serra, procure usar o freio-motor.
Os pneus são geralmente esquecidos pelos motoristas e um dos erros típicos que estragam o carro. Andar com as peças carecas, desbalanceadas ou descalibradas vão fazer – mais uma vez – o veículo trabalhar mais.
Pneus vazios ou com pressão abaixo vão forçar o motor, o que vai acentuar o desgaste de suas peças e resultar em maior consumo de combustível. Já a falta de balanceamento e alinhamento exerce pressão sobre componentes da direção e da suspensão. E os pneus carecas são um atentado à própria vida e a dos outros.
A negligência na manutenção ou só levar o carro na oficina para consertos emergenciais estão entre os erros mais clássicos que o motorista comete e que estraga o carro. Siga as recomendações de revisões (prazos e trocas de peças) que a fabricante estipula no manual do proprietário.
A cada manutenção aquela inspeção habitual: filtros, mangueiras, sistemas de freios e de embreagens, amortecedores e componentes da suspensão, correias/correntes, velas da ignição, fluidos (óleo do motor principalmente), entre outros.
Fique atento às peças que têm de ser substituídas e dê preferência a itens novos e originais, ou de fornecedores conhecidos.
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Primeiro que o frentista não e mecânico pra ver correia dentada segundo nunca se mede o óleo com motor quente
8 – Quando for ao posto abastecer, apenas abasteça!!!
Se o frentista lhe sugerir aquela “verificação” de água, óleo e correias, apenas responda educadamente a ele: – Não, obrigado! Já verifiquei! (Mesmo que você ainda não tenha verificado).