Gasolina brasileira não é cara. Mas só para quem ganha em dólar…
O preço do derivado do petróleo por aqui é inferior à média mundial. Mas, além de cara em reais, ainda se leva gato por lebre
O preço do derivado do petróleo por aqui é inferior à média mundial. Mas, além de cara em reais, ainda se leva gato por lebre
Os preços dos combustíveis não param de subir. A gasolina já passou de R$ 6,00. E de R$ 7,00 em alguns estados. Quanto ela representa no bolso do brasileiro no fim do mês?
Se ele roda – em média – 1200 km mensalmente e supondo-se o consumo de um carro compacto ou médio (10 km por litro na cidade), são cerca de 120 litros por mês. Considerando-se um preço médio de R$ 6,50, o total mensal é de R$ 780,00. Apesar de alta, uma conta até otimista, pois supõe um carro relativamente novo: os mais velhos bebem ainda mais. E, se roda mais que a média, o valor pode beirar os R$ 1.000. Assista ao vídeo:
VEJA TAMBÉM:
De acordo com pesquisa feita esta semana pela Global Petrol Prices, o preço médio mundial da gasolina é de U$ 1.22, ou R$ 6,83 (U$ 1 = R$ 5,60). A nossa é muito cara, mas ainda abaixo: U$ 1,146, ou R$ 6,42 o litro.
Pelo mesmo site, a gasolina mais cara do planeta está em Hong Kong: R$ 14,54 o litro. Em segundo lugar a Holanda com R$ 12,62. Fecha o pódio a da Noruega (apesar de grande produtora de petróleo…) por R$ 12,42.
As mais baratas são encontradas na Venezuela, Irã e Sudão. O primeiro país é ponto fora da curva, pois tem preço simbólico: U$ 0,04 = R$ 0,224, mas com limite mensal de 120 litros por automóvel. Também muito barata no Irã: R$ 1,28. E na Síria, por R$ 1,50 o litro.
Como brasileiro não ganha em dólar e o câmbio distorce valores, pode-se também tomar como base o salário mínimo (SM). Neste caso, houve grande variação do poder de compra da gasolina nos últimos 20 anos.
O pior deles foi 2004, pois o SM de R$ 206 permitia comprar apenas 103 litros. Em 2017 o brasileiro teve a gasolina mais barata do período: 254 litros com 1 SM.
Hoje? Com preços subindo sem parar, R$ 1.100 (SM) adquirirem apenas 169 litros.
Se a gasolina é uma “commodity”, ou seja, produto padrão com preços estabelecidos internacionalmente, por que tanta diferença pelo mundo?
Porque há vários fatores que influem no custo final para o consumidor, muitos dependentes da política governamental, como os impostos federais e estaduais. Também os custos de armazenagem e distribuição, fora a margem de lucro dos distribuidores e postos. E, claro, a variação cambial.
No Brasil, a composição de custo deve levar em conta também a adição do etanol anidro. O preço final do litro se distribui em cerca de 35% no custo da refinaria, 38% de impostos federais e estaduais, 17% referente ao etanol anidro e apenas 10% para os custos de distribuição e venda ao consumidor.
Outra variação significativa do preço está na qualidade do petróleo de onde deriva a gasolina, pois ele pode ser leve ou pesado. O primeiro é o de maior valor, pois produz combustíveis mais nobres como a nafta, gasolina e gás. Já o mais pesado (e que vale menos) é usado para a produção de óleo combustível, por exemplo, com alto teor de enxofre. Existem ambos no Brasil, mas a maior parte do que se extrai ainda é o de maior densidade (pesado). E que implica em maior custo de refino.
Atualmente, 94% do petróleo refinado já é extraído no país, mas, mesmo assim ainda se importam combustíveis e, por isso, tanto o preço internacional como a variação cambial influem no custo da gasolina e diesel.
A qualidade do combustível também influi no preço final. Diversos países oferecem gasolina de baixa octanagem e densidade e alto teor de enxofre. A nossa foi padronizada no ano passado pela ANP para densidade mínima de 715 g/litro, octanagem de 93 RON e teor de enxofre de 50 ppm. E se equipara, nestes padrões, às melhores do mundo.
Entretanto, o governo brasileiro prejudica nossa gasolina ao exagerar a adição do etanol anidro que substituiu o chumbo tetraetila. Cedeu à pressão dos usineiros e elevou o percentual para 27% (25% na premium). Ou seja, mais que o necessário para aumentar sua octanagem e ainda reduz seu poder energético.
No frigir dos ovos, o brasileiro paga caro pela gasolina e ainda leva ¼ de álcool, que aumenta o consumo. Gato por lebre…
10 principais dúvidas do motorista ao abastecer com gasolina
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
a pobralhada ostentadora tem que se arrombar mesmo kkkk lugar de pobre é em ônibus, pode jair treinando pra ir a pé ahsushs
No dia em que haver duas bombas de gasolina, uma com 10% de etanol, uma com 30% de etanol, todo mundo vai na de 10%. O mesmo para o diesel, uma bomba sem e uma com biodiesel, todo mundo vai na sem biodiesel. Até os ecomarxistas irão no combustível com menos adições.
Holanda e Noruega tem preço caríssimo porque querem implementar o uso de fontes alternativas. A Venezuela é extratora de petróleo, como aqui. Lá tem a decência de fornecer o produto beneficiado, a um preço surreal. Por aqui não precisava tanto, mas… A gloriosa Petrobrás pega o preço internacional, tira 32% dele e cobra preço cheio. Não é a única culpada pela agiotagem, mas também participa. E o eficientíssimo Confaz ( de conta) , entre um uísque e outro, ri às gargalhadas da taxa “modesta” de ICMS, que nunca é abaixo de 23% e ainda leva em conta preço médio de período anterior. Ou seja, além de cobrar imposto absurdo ainda sobretaxa o valor a um custo aumentado constantemente.
E o norte americano trabalha 1 segundo para comprar um litro de gasolina o brasileiro se estiver empregado trabalha 5 horas e talvez ele compre um quilo de arroz ao invés de gasolina ,o problema da gasolina da inflação e/outros estão no dólar então porque o ministro ou o presidente do BC não vende os 390 bilhões de dólares que o PT deixou no caixa para ver se não abaixa.
Lamentável que vc faça um artigo justificando o alto custo de nossos combustíveis, depreciando o mesmo pela colocação do alcool(menor poluição) e escondendo o verdadeiro motivo: PPI. Vc deveria explicar pq temos que acrescer ao preço do nosso petróleo os custos de importação e demais taxas portuárias e cotá-lo em dólar quando o seu custo de produção é em reais. Seria o mesmo que a China, maior exportador mundial com os melhores preços, abandonasses os seus custos e adotasse, por exemplo, o custo dos EUA, Ou seja, abandonasse suas vantagens comparativas. A Política do governo para com a Petrobrás é de destruição da empresa com a venda de suas partes mais lucrativa privilegiando a importação de gasolina e demais derivados, em uma ladeira em direção a venda exclusiva de petróleo bruto. Negociatas absurdas, como a venda dos oleodutos,l da BR, A tudo vc se cala. Até entendo, um Boris Feldman não teria preocupação com essa nação.
Nossa sempre tem um site pra defender os preços de alguma coisa,quer comparar o Brasil com outros países, aqui e pura vergonha,o país lidera a vergonha alheia
A gasolina na Argentina ta R$3,10. A fila d brasileiros está imensa p abastecer. Pena q ñ moro na fronteira. Kkkkk
Interessante… Não Argentina, Paraguai, Bolívia a gasolina de melhor qualidade é bem mais barato, tanto que brasileiros atravessam a fronteira para abastecer enfrentando longas filas.
Algo está muito errado aqui no Brasil. O que será???
Um dos problemas do Brasileiro é que está acostumado a pagar a conta sem prestar muita atenção pelo que está realmente pagando. O ICMS é aplicado sobre o valor total da Nota Fiscal (que já tem outros impostos no valor, imposto sobre imposto). Na maioria dos Estados o ICMS sobre a maioria dos bens, beira a extorsão. Aqui no RJ sobre os R$7,00 da gasolina, R$2,38 é de ICMS… Brincadeira né? Recomendo que olhem também, com cuidado, suas contas de energia elétrica, gás, água, tv, internet, etc. e prestem atenção no valor dos impostos aplicados… Aos que se derem ao trabalho de estudarem suas contas, compartilho sua dor. Realmente dá (muita) raiva.
Quase ninguém tem o costume de olhar naquele canhoto fiscal amarelo o quanto em imposto está sendo pago. Realmente não é fácil sustentar tanto vagabundo. Quase 2,2 TRILHÕES em impostos pagos até o momento e os nobres com a maior cara dura justificando furar o teto fiscal.
Tem aquelas baboseiras de que “o petróleo é nosso”, mas temos que pagar muito caro por ele. A Petrobrás coleta e refina (coisa que empresários amigos de políticos não sabem fazer), então, a parte mais lucrativa, que é a distribuição, fica com eles, com a saída de cena (premeditada e maldosa) da BR. O absurdo preço também da energia elétrica, onde pagamos bandeira vermelha atualmente, tem o preço elevado por usar um diesel caro, recheado de impostos. As classes médias e altas, pagam uma energia cara, mas as classes C, D e E, pagam bem mais caro, já que as quedas constantes e as oscilações de tensão danificam seus aparelhos (as companhias indenizam quem as acionam na justiça, mas menos de 1% faz isso). Quedas de tensão também fazem as medições dispararem. Concluindo: Os pobres recebem coisas de segunda linha e pagam mais caro por elas. BORIS, o povão vai mal, mas deles só o dinheiro e o votos importam.
Calma pessoal, o verão tá aí batendo na porta, daí tem cerveja gelada, carnaval, muita bhunda na tv e nas praias, quem é que vai mais dar bola para preço de combústivel? Quando passar as festas que brasileiro adora, tome ferro!!! Em março o governo ja elevou o preço do coquitel chamado gasolina para R$ 12,00.E recomeça toda choradeira novamente.Isto aqui é Brasil minha gente!!!Todo povo tem o governoh que merece!!
Infelizmente p favorecer acionistas o governo permite q os preços do combustível subam sem limites,bem acima dos reajustes salariais. Infelizmente a alta nos combustíveis geram inflação alta pois tudo aumenta levando em conta q o transporte de produtos essenciais depende do combustível. O combustível aumentando é repassado p o consumidor final. E o desemprego vai aumentar ainda mais,até Dezembro a gasolina vai bater os 10 reais. É muito revoltante
Caro Sr. Alex, acionistas são indivíduos ou empresas que emprestam dinheiro para empresas crescerem. Sem acionistas, sem crescimento ou pior, mais impostos…
Eu concordo q os acionistas tem q ter lucro mas a coisa ta muito exagerada . O combustível q a Petrobrás exporta sai mais barato d q pra nós mesmo c fretes e encargos sai mais barato. É justo isso? A gasolina ja subiu 73% . E os salários subiu quanto? E quem compra ações d empresas sabe q é operação d risco, ja compra sabendo
Prezado Alex, entendo suas considerações, mas deve levar em conta que nosso petróleo é do tipo pesado e menos valorizado no mercado internacional. Isso gera uma diferença desfavorável para nós. Em relação aos acionistas, é claro que assumem riscos, mas riscos calculados. O pessoas estuda previsões do mercado futuro, hipóteses de aumento de consumo e crises, tudo está na mesa, mas quando se controla preços ou lucros da empresa é um efeito artificial que bagunça o jogo. Seria como jogar na Roleta num cassino e essa Roleta ser manipulada pelo croupier.Eu não apostaria numa Roleta manipulada. Não sei onde moras, mas aqui no RJ o ICMS sobre a gasolina é de 34% sobre o valor total da nota fiscal! Os R$7,00/L e desse valor, R$2,34 vão para o governo do estado, é de chorar… Eu até pagaria de bom grado se tivesse serviço de saúde decente, escolas publicas boas, segurança pública funcional, pavimentação das pistas bem sinalizadas e sem a buraqueira atual e outras coisas que sugam nossas carteiras. Saudações.
Horácio liberal. Acionistas são parasitas. Pare de defender o mercado, o objetivo da empresa não é enriquecer meia dúzia de brancos e sim favorecer PS brasileiros. Na época da Dilma tinha foto dela de perna aberta nos carros
Davidson, Acionistas na sua grande maioria, são pessoas físicas comuns que aplicam o dinheiro que sobra de seus salários em empresas. O objetivo é não precisar contar com as tetas do governo ou ter que mamar em ONGs para sobreviver no futuro, dependendo da merreca do INSS. O Sr. mencionou a Dilma, ok. Procure se informar sobre o que aconteceu com o dinheiro dos brasileiros jogado no Polo petroquímico COMPERJ e na Refinaria de Passadena que fica nos EUA. Sim, existem “acionistas” parasitas…
A gasolina daqui é mais barata e a renda percapta é o salário mínimo se ganhassemos como os americanos ganham seria barata sim, nos Estados Unidos trabalha-se um segundo para comprar um litro no Brasil quem tem emprego trabalha 1 dia.
Por incrível que pareça o preço do diesel aqui é igual ao praticado nos EUA.Agora a gasolina não. Porque não dolarizamos o preço da gasolina aqui no Brasil? Nós não seguimos é o mercado internacional? Preço do petróleo lá fora e a conversão do dólar.!!!O galão nos EUA de 3,78 l está em $3,34. O litro sai a $0,88,R$5,01 na cotação de hoje.
Vc esqueceu que os impostos nos EUA são bem mais baixos do que os praticados no Brasil?
Nós NUNCA iremos pagar um imposto barato, o Brasil está inchado após administração dos governos após o regime militar.
Enquanto isso a Petrobrás tendo lucro em trilhões de reais no primeiro semestre do ano, e ainda vem com aquela conversinha que não recebe quase nada pelo litro de combustível comercializado.
A questão é que mesmo que toda gasolina fosse produzida aqui, extração, refino..com a política de preços de paridade internacional, adotado após o golpe contra Dilma, os preços estão a mercê do câmbio e instabilidades políticas econômicas, o que esse governo é mestre em fazer, estamos reféns de mercenários, que ganham com refino fora do país e com a desvalorização da moeda.
O problema e que o brasileiro aceita tudo, na minha opinião se nós brasileiros somos donos da Petrobrás,seria mais que justo pagarmos o por um preço justo porquê a nossa moeda e real não dolar
E porque acha que somos donos da Petrobras ? O governo tem pouco mais de 50% das ações com direito a voto, somente isso.
Que história é essa de que somos donos da Petrobrás? A Petrobrás é uma empresa de capital aberto cuja participação do governo corresponde a aproximadamente 40%. Só porque o governo é dono de 40%, somos dono?
Nem precisa muito pois o brasileiro mesmo se faz de bobo aceitando tudo,reclama horrores que não serve pra nada, a nossa moeda é real, dólar é pra ricos, nossa realidade é gasolina cara e ruim enquanto a de qualidade é exportada pra fora muito mais barata, isso acontece com todo produto brasileiro, o povo pobre sempre paga pato e tá cada vez pior
E o álcool? Porque ele subiu tanto? 30 mil motoristas de aplicativos devolveram os carros pras locadoras. O Mico desse presidente conseguiu desempregar os desempregados. Meu Deus. PT quebrou a petrobras e o Bozo quebrou os brasileiros.
PT quebrou Petrobras onde ?
Pasadena, pra começar. E tem outras estórias registradas pela imprensa. Segurar irracionalmente o preço para ficar bonita na foto foi outra.
Eu acredito que refinaria de álcool não deva ter controle algum de custos pois simplesmente ancoraram o gancho no preço do petróleo e vai acorrentada no foguete que leva o preço da alcolina às alturas. “Só não deixa passar, nem pra cima e nem pra baixo de 73% tá?”.
A maior parte do nosso combustível, para o consumo interno, é produzido e refinado aqui mesmo – a custos essencialmente locais. Enquanto uma menor proporção precisa ser importada, bem como alguns insumos utilizados no refino local – a custos internacionais, em dólares.
Portanto poderíamos perfeitamente praticarmos preços finais diretamente atrelados a uma “CESTA DE CUSTOS”, o que certamente faria os atuais preços despencarem a um patamar muito mais praticável.
Seriam preços realmente justos, com lucros, e que beneficiaram a todos.
Ah sim, o mercado financeiro chiaria. Mas ele sempre chia quando os ganhos vão pra população e pros setores verdadeiramente produtivos.
Pelo jeito o colunista escreve de acordo com o humor de cada dia. A não muito tempo, em matéria semelhante, elogiou a qualidade da nossa gasolina, hoje descamba o pau.
Continuo elogiando e afirmando estar entre as melhores do mundo. Quando sai da refinaria.
Mas, depois da adição de etanol e do posto desonesto adulterar…
Ótimo Boris! Parabéns pela matéria!
Boris, acho um crime ainda mais vil a adulteração do etanol com água de torneira… não é possível que alguém já não tenha tido problema de calço hidráulico! Tem posto que quando abasteço, meu cano de escape mais parece uma torneira de jardim pingando… preocupado! Parei de usar etanol.