Gasolina E30 com 30% de etanol prejudicará carro carburado e moto
Estudo do Instituto Mauá analisou a gasolina E30 em 16 automóveis e 13 motocicletas para testar o efeito do maior percentual de álcool no litro
Estudo do Instituto Mauá analisou a gasolina E30 em 16 automóveis e 13 motocicletas para testar o efeito do maior percentual de álcool no litro
O Ministério de Minas e Energia anunciou que pretende elevar o percentual de etanol no litro da gasolina dos atuais 27% para 30%, a gasolina E30. E para defender a medida, a pasta encomendou um estudo técnico ao Instituto Mauá para aferir como a nova mistura se comporta nos motores a gasolina.
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O instituto afirma que aplicou os ensaios com até 32% de mistura de etanol ao litro da gasolina, superando a tolerância de 1% permitida na formulação. E mesmo assim, os motores funcionaram corretamente.
O estudo envolveu 16 modelos fabricados entre 1994 e 2024 com motores 1.0 a 2.5. Também foram analisadas motocicletas produzidas entre 2004 e 2024.
Nos automóveis, o aumento do percentual não apresentou alterações no comportamento. No entanto, com motores modernos, o acréscimo do percentual de álcool é atenuado pela injeção eletrônica, mas o calo irá apertar para carros antigos, que utilizam carburadores, assim como motocicletas que são abastecidas apenas com gasolina.
E as motocicletas realmente apresentaram problemas, principalmente na partida a frio da moto. Mas o próprio instituto garante que a dificuldade em dar a partida em alguns modelos não seria impedimento para a adoção do E30.
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) vê a medida com preocupação.
Inclusive, a entidade deverá manifestar seu temor pelos possíveis danos e prejuízo aos consumidores.
A análise do Instituto Mauá foi minuciosa com diferentes baterias de testes em condições que simulam o uso cotidiano dos veículos.
No entanto, é preciso verificar que os carros analisados, em sua grande maioria, são equipados com injeção eletrônica. O carburador deixou de ser utilizado em 1997, quando a Kombi deixou de usar o sistema de alimentação.
Assim, o estudo do Instituto Mauá deixa no escuro proprietários de modelos mais velhos, que ainda são equipados com carburadores que podem ter falhas de funcionamento. Apesar de a frota dos velhinhos encolher a cada ano, há muitos motoristas que ainda dependem desses carros e não podem trocá-los por modelos mais novos.
Assim, para motoristas de modelos carburados, assim como motociclistas, a solução para evitar falhas de funcionamento em seus veículos seria o uso de gasolina premium. A opção manterá os 25% de etanol no litro da gasolina.
O problema é o preço, cerca de 30% a 40% maior que o litro da gasolina comum, segundo as próprias distribuidoras. Assim, para o motorista que não pode comprar um carro mais novo, ou o motociclista que tira o sustento diante do guidão, utilizar a gasolina premium definitivamente não será solução.
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Eu queria saber pq só no Brasil a gasolina é misturado com etanol e caro pra caramba. ? Não concordo com isso. Acho q todos deveria fazer um baixo assinado pra retirar o etanol. Tenho quase certeza que não é anidro que colocam e sim o hidratado muita água que estraga toda parte de combustão do veículo
Gasolina premium mantem 25% de etanol e a gasolina ruim vai pra 30%, seria isso?
Quem patrocinou os estudos ? USINEIROS…país eh uma piada
Até quando vamos aguentar esta palhaçada? Dizem que vão aumentar o percentual de álcool para tentar conter o preço da gasolina. Bastaria reduzir os absurdos impostos que pagamos, mas aí, quem vai pagar a lagosta desta gente que vive nababescamente nas costas do povo? O brasileiro é muito acomodado. Nossos governantes vão esticar esta corda infinitamente e não faremos nada… triste povinho brasileiro!
Governo PT, faz o L amor venceu, consumo forçado de um produto pra favorecer o agro e ambientalista, segue o jogo, Zé povinho pág a conta.
Vá para a porta do quartel chorar, cara
Isso q eles fazem testes com gasolina pura EOS posto só vende gasolina adulterada agora com mais álcool e mais fácil só anda no álcool
Lógico que testaram, viram que detona tudo e eles por tabela vão arrecadar mais impostos com peças dos carros que vão quebrar, é tudo pensado.
Realmente ainda roda muito veiculo carburado a gasolina… Estes veículos teriam que fazer a conversão para o álcool.
E quanto aos carros importados que rodam 100% na gasolina? Foi feito estudo ?
Estamos não mão de bandidos literalmente, somos roubados e enganados todos os dias. Agora eles vem com essa de aumentar o álcool na nossa gasolixo que já vem adulterada de fabrica ,imagine os carros carburados no que vai dar. Dá-lhe república das 🍌🍌🍌🍌.
Em dias frios então …
A culpa é do brasileiro q vai aceitando tudo..vaimprejudivar até os motores mais contemporâneos.. a injeção direta combustivel dura muitompouco com mais álcool.. ….o brasileiro é uma pessoa diria ingênua e sem informação.. co.pram um veículo turbo.3 colindros.mot9r descartável, pagam.mais de 100mil pelo carro e acham q além de estarem abafando fizeram ótimo.negocio…
Brasil, acabou! Somos um amontoado de pessoas, pagando impostos e, mais nada!
Até que enfim, depois do chocolate, café e outros teremos agora teremos o combustível “sabor” gasolina. Fazuellllli.
Vamos abastecer os nossos carros com etanol a preço de gasolina! Parabéns a todos aqueles fizeram o L, principalmente para aqueles que tem um carro velho com carburador e acreditou que Lula ia fazer o pobre comer picanha. Toma esse grosso com gosto!
O que eu não consigo entender , porque guando aumentam a quantia de alcool na gasolina , tem que aumentar o preço ? Sendo que o alcool custa menos . Não deveria ser o contrario ?
Brasil, faz o L, no governo do Bozo não tivemos esses golpes para ferrar com a população, mas sempre tem os acéfalos esquerdopatas que defendem esse tipo de medida dizendo que é para preservar o meio ambiente.
Sendo que a melhor medida para preservar o meio ambiente seria baixar os impostos cobrados encima do carro zero, afinal no Brasil, devido aos impostos agente para o dobro do que deveria no carro zero, isso pagando a vista, se for fazer financiamento, dobra de novo, ai o valor fica em quatro vezes o valor que um carro deveria custar.
Mas tem gente por ai que defende o indefensável.
A frota nacional é de 123.000.000 de veículos (4% disso são caminhões e ônibus). Eles pegaram 16 (DEZESSEIS) carros e 13 (TREZE) motos para testes e o resultado dessa amostra ridícula, estatisticamente irrelevante, foi generalizado para toda a frota? É isso mesmo?
As duas verdadeiras notícias sobre esse assunto são:
1 – o lobby dos usineiros funcionou e eles lucrarão mais ainda;
2 – a gasolina não irá baixar de preço (não importa qual governo seja). Inclusive aposto em aumento…
Um estudo financiado pelos usineiros, qual a credibilidade? Governo sempre joga contra o povo e quer fazer política para inglês ver.
O combustível deveria ser puro na bomba e o cliente fazer a mistura, pois o álcool aumenta o consumo , diminuindo assim economia de combustível, o carro apresenta mais manutenção por ser mais agressivo favorecendo a corrosão do sistema alimentação do veículo, sem contar que cria uma maior possibilidade de contaminação do óleo lubricante do motor, deteriorando mais rápido as tais correias banhadas a óleo, na minha opinião deveríamos voltar para a proporção adequada de 10%, como a mistura na feita ao abastecer. O povo tem o direito de escolher o combustível que melhor rendimento terá para o seu bolso, afinal o imposto está em todos o lugares, não deveria ficar aumentando o lucro das empresas e vendendo um produto de baixa qualidade.
A gasolina pura mesmo, nem nos países de primeiro mundo é comercializada. Sempre com 10% de etanol, que é o que eu defendo tbm, igual a ti. O etanol é um ótimo aditivo para aumentar as octanas e reduzir pré detonação. Mas acima de 10% eu já acho picaretagem, só favorece a industria da cana.
Aliás, nos outros países do Mercosul, é tudo 10%. Se é mercado comum, a gente precisa se adequar.
É a pura verdade, tem que evitar a batida de pino, ou pré ignição, 10% evita o problema é mantém a economia de combustível em valor aceitável.
Aonde estão os órgãos de advogados pra multar o governo que vende mistura e anuncia ” gasolina ” na bomba qdo na vdd é um COMPOSTO de combustíveis, assim com exigem dos azeites de oliva , iogurtes, bebida láctea etc etc etc…..??? Além do mais, quem tem carro antigo, tipo placa preta, carburado…como que se ganha uma indenização pelo fato do governo não te dar uma opção de gasolina sem álcool????
Outra questão que não se dão conta, é que não são só os automóveis e motos que sofrem com essa gasolina, mas também todas as ferramentas com motor a gasolina, roçadeiras, motosseras, cortadores de grama,… já estão tendo problemas frequentes de partida e falhas durante o uso, obrigando a fazer limpeza de todo o sistema.
E complementando, os motores dessas máquinas são projetados para utilizar somente gasolina comum, então nem adianta mudar para a podium…
E nas cidades onde não tem gasolina Premium? Onde moro tem cerca de 200.000 habitantes e, só recentemente um posto está comercializando a mesma. Possuo um Escort xr3 94 a gasolina e uma Harley 883 2005 importada que já sofrem com essa gasolina misturada com cachaça que é a gasolina comum. E no caso de viagens, como faço? Levo uns galões da Podium comigo? Gostaria que o governo e a universidade de Mauá me explicassem o que eu faço?
Se o problema é dos outros então f..-se os outros. Analisaram os importados que só usam alcolina e não são tropicalizados também? A notícia só é boa para os produtores de álcool que estavam em saia justa com queda de consumo.
O engraçado e q nunca abaixa o preço!! Gasolina comum a 7 reais … 350,00 reais p se encher um tanque q vira c 30 por cento a menos de autonomia e durabilidade!! Carro c 1ano de uso os bicos injetores já estão corroídos, escapamento ultrapassado mais da metade de sua vida útil e isso se não queimar a bomba combustível… Esse país e daí pra pior e os brasileiros TD aceitam…
Tenho um carro comprado em 2014 zero. Faz 11 anos q usa somente etanol. Não tive nenhum dos problemas citados, inclusive o escapamento é 9 original ainda
Instituto Mauá acabou de perder a credibilidade .Qualquer mecânico sabe que essa mistura é prejudicial tanto para o consumo como para a durabilidade .Tinha que ser ao contrário e , baixar o percentual de álcool dos 27% atuais para no máximo 25% .Mas como estão produzindo álcool demais , danem-se os veículos . Sugestão ? Baixem o preço da 51 , Velho Barreiro , Ypioca , Salinas ……( aprecie com moderação ) .
O estudo foi patrocinado pelos maiores interessados nos resultados positivos, alguém tinha dúvida de que o resultado seria esse ?
Aumento do percentual de etanol na gasolina….engraçado é o instituto Mauá recomendar o uso da gasolina Premium.
Deveríamos sim é ter um combustível de qualidade melhor indiferente do tipo de veículo a ser utilizado. Hoje não temos um país que incentiva a troca da frota antiga por uma mais nova….. é o oposto. A carga tributária é tão grande que comprar 1 carro hoje e pagar 2x o seu valor ou até mais, é muito cômodo…. E agora vem com essa de aumentar o percentual de etanol na gasolina. O índice de manutenção irá aumentar nos veículos, tanto nos mais novos e principalmente nos mais antigos.
Porque o governo não deixa só o mínimo antidetonante e o consumidor que escolha se que aumentar com mais etanol ou não? Seria mais democrático.
Neste caso fica a interrogação para todos os modelos não-flex, e pior ainda se for carburado…
Mais complicado ainda é o nosso atual diesel-B, que faz pupocar até os motores mais atuais.
Ridiculo, não testaram a durabilidade e os danos que causara aos motores a longo prazo.