Medida prevê redução de até R$ 0,13 por litro na gasolina e impulsionamento da produção nacional de biocombustíveis
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) debaterá o aumento na mistura percentual do etanol anidro na gasolina, de 27% para 30%, e do biodiesel no diesel comum, de 14% para 15%, nesta quarta-feira (25). Há grandes expectativas de que a medida seja aprovada.
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O aumento percentual nos combustíveis está amparado, desde o ano passado, pela Lei do Combustível do Futuro (14.993/24), sancionada pelo presidente Lula (PT). Nela é permitido aumento do etanol na gasolina em até 35%, e uma máxima de 25% para o biodiesel no diesel.
Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a adoção do combustível E30, como é chamado seguindo o percentual, pode reduzir em até R$ 0,13 o preço do litro da gasolina – uma vez que o etanol custa menos que o derivado do petróleo.
A mudança também deve diminuir a necessidade de importação em cerca de 760 milhões de litros por ano e estimular a demanda interna por etanol.
Em março, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) – referência em estudos com combustíveis em veículos – validou o combustível do futuro. Em análise, a instituição concluiu que motocicletas e automóveis não sofrerão com a nova mistura e ainda afirmou que o consumo das máquinas será semelhante. Mesmo que alguns modelos tenham apresentado falhas, os testes afirmam que tudo está dentro do esperado.
Ainda assim, veículos importados apenas a gasolina e os antigos carburados terão mais dificuldade com a novidade.
No caso do biodiesel, a Confederação Nacional do Transporte – CNT – já defendeu publicamente o percentual mais baixo do biodiesel, em 10%. O pedido seria em decorrência dos registros de problemas mecânicos com os motores dos veículos decorrentes do alto percentual do biodiesel no diesel.
Desde março de 2024, a mistura do biodiesel no diesel está fixada em 14%. A elevação para 15% atende a uma demanda do setor produtivo, que defende maior participação dos biocombustíveis na matriz energética brasileira.
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Mais Óleo de babosa no DIESEL? Serio???? É pra acabar mesmo com o motor? Essa porcaria de óleo vegetal acumula água no tanque de combustível… Só motor Diesel de caminhão Mercedes dos anos 50 que roda sem problemas… motores novos se dão MAL com esse ‘Biodiesel’… só prezuiso.
Seria bem mais inteligente deixar a gasolina com 15% de etanol (10% a premium). Custaria mais caro, e por isso mesmo estimularia o maior uso do etanol por quem pode escolhe-lo (carros flex).
Lógico, desde que os preços não continuem artificialmente alinhados pela sacana régua-mágica “$-Etanol = 70% da $-Gasolina”.
Aumentaria naturalmente o consumo do etanol, e não geraria prejuízos a quem só pode optar pela gasolina.