Gasolina E30: boa para a natureza, mas acendeu a luz amarela
O aumento de 27% para 30% não prejudica carros flex nem importados. Mas sinalizou que etanol está no limite
O aumento de 27% para 30% não prejudica carros flex nem importados. Mas sinalizou que etanol está no limite
Se você tem carro flex (absoluta maioria da frota nacional), o aumento do percentual de etanol na gasolina de 27% para 30%, anunciado pelo governo, não muda o funcionamento do motor. Aliás, automóveis flex nem foram testados com a chamada gasolina E30, pois foram projetados para qualquer percentual de etanol. A dúvida está no comportamento do motor que só queima gasolina.
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Os estudos para o novo percentual de etanol na gasolina E30 foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (SP) que o elevou – nos testes – para 32% (1% acima da tolerância oficial) e os motores mais modernos, com injeção eletrônica, não apresentaram nenhum problema;
Mas as motocicletas testadas com o E32, segundo a Abraciclo, entidade que representa o setor de duas rodas e acompanhou os testes, “a avaliação dos resultados e ensaios indicaram pontos de atenção”. A entidade não detalhou o problema encontrado, mas sabe-se que algumas motos apresentaram dificuldade no arranque a frio.
Além das motos, rodam ainda milhões de carros mais velhinhos produzidos antes de 2003 (início do flex) com motores à gasolina. E desprovidos da central eletrônica capaz de adequá-los a percentuais variáveis de etanol.
A gasolina premium continuará recebendo apenas 25% de etanol. Boa notícia para quem tem automóveis importados. Mas, nada boa para quem tem motos e carros nacionais mais idosos, pois ela chega custar 50% mais que a gasolina comum/aditivada.
O ministro Alexandre Silveira (Ministério de Minas e Energia), ao anunciar que o governo vai encaminhar à CNPE (Comissão Nacional de Politica Energética) a proposta de aumento do percentual, frisou que a nova mistura terá seu preço reduzido na bomba, pois o álcool é mais barato. Novidade no nosso histórico de combustíveis, pois no passado, acréscimo do etanol jamais reduziu – como deveria – o preço da gasolina no posto.
Os problemas detectados com a gasolina E30 nos testes acenderam uma luz amarela que recomenda extrema cautela para percentuais ainda mais elevados de etanol. A Lei do Combustivel do Futuro prevê 35%. Mas, o teor de álcool é limitado pela relação estequiométrica da combustão (relação ar/combustível). O que torna impossível aumentar indefinidamente este percentual.
No frigir dos ovos, nada muda para quem tem carros importados e que já abastece com a gasolina premium. Mas vai complicar a vida de quem roda com carros mais idosos e a maioria das motos.
O foco energético do governo brasileiro deveria se concentrar no etanol, que vem sendo subutilizado nos motores flex (apenas 30% deles são abastecidos com o derivado da cana). E um dos caminhos viáveis é estimular o motor a álcool pela tributação. Vários já estão prontos nas fábricas. Stellantis entre elas e até a Cummins, que transformou um motor diesel para queimar etanol.
Sopa no mel seria incentivar um carro híbrido bem brasileiro, que teria um motor a bateria e outro a combustão queimando apenas etanol. Uma motorização com emissões de CO2 (efeito estufa) inferiores até que o próprio carro elétrico.
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Relincha maís, adoramos animais.
Prefere feno ou alfafa? Temos milho também!
Se for chorar manda áudio que queremos rir 😂😂😂😂😂😂
Cotista baixa renda, não pode viver m0rre, pelo menos aí faz algo que presta e vira fosfato para nascer mais cana e produzir álcool.
Uma coisa é certa. Alguém sempre está ganhando muito dinheiro com essas mudanças. Menos nós, os consumidores finais.
Essas mudanças nas misturas etamos/gasolina, ou tem fim eleitoreiro, ou de aumentar o ganho financeiro de alguém.
Se os veículos são flex, então vendam gasolina 100% e álcool 100% e deixe cada cliente misturar na proporção que quiser na hora de abastecer.
Atende a todo mundo, inclusive os que têm veículos mais antigos e máquinas que dependem de gasolina menos bêbada (geradores, roçadeiras, máquinas agrícolas em geral, etc.).
Mas não, no Brasil o papai-estado tem que tomar conta de tudo, porque ninguém é capaz de definir o que é melhor para si. E a conta, todos pagam.
Este país está condenado, e faz tempo. É um cadáver que esqueceu de tombar.
Pronto, é isso!
Comentário lúcido e adulto, parabéns!!
Brasileiro não perde a chance de menosprezar o próprio Brasil se o álcool fosse europeu todos amariam.
Se o Proalcool fosse europeu os viralatas estariam batendo palmas até os dedos caírem das mãos pela atitude “civilizada e ambiental” mas como o combustível é BR aí não presta.
Não sei o porque dessa choradeira sendo que praticamente todos carros hoje vendidos no Brasil são flex.
“Aim, meu carro é só gasolina” PROBLEMAS TEU, SS COISAS SÃO FEITAS PARA A MAIORIA, CHORA NO CANTO DO QUARTO!!!
Só fala merd@
Isso aí, falou excrement@. Vive no mundinho particular.
E os motores, geradores, roçadeiras e uma infinidade de equipamentos que usam somente a gasolina? Faz o que? Principalmente as motos mais antigas, o que vai se gastar em manutenção, será um absurdo.
Se for chorar manda áudio que queremos rir 😂😂😂😂😂😂 Cotista baixa renda, não pode viver m0rre, pelo menos aí faz algo que presta e vira fosfato para nascer mais cana e produzir álcool.
Ah , o único mundo que importa é o meu mesmo, primata!
Tu é doente né meu parceiro e deve estar querendo aparecer só pode.
Relincha maís, adoramos animais. Prefere feno ou alfafa? Temos milho também!
A gasolina Premium deveria ter no maximo 15% de etanol, exatamente por ser formulada (e a preços “premium”) para segmentos especificos de veículos a gasolina..
Já a comum deveria ter até 20% de etanol, exatamente por conta da ainda imensa frota de veículos não-flex e até carburados. Além dos veículos de países vizinhos que visitam o nosso país e aqui precisam reabastecer.
Já o etanol depende essencialmente de uma equação de preços que o torne mais atraente frente à gasolina. O que seria bem mais realizável exatamente com menos etanol na gasolina (deixando o preço dela menos competitivo frente ao etanol).
Porém se for mantida a atual equação de mercado, que faz questão de empatar o custo de abastecimento/consumo do etanol e da gasolina, mesmo quem tem carro flex vai continuar preferindo a gasolina devido à maior autonomia que ela proporciona.
Pensem um pouco, senhores planejadores das coisas….