Gasolina E30: boa para a natureza, mas acendeu a luz amarela

O aumento de 27% para 30% não prejudica carros flex nem importados. Mas sinalizou que etanol está no limite 

BOMBA ALTA PRESSÃO LUZES DO PAINEL
Luz amarela: indicativa de perigo! (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 22/03/2025 às 09h00

Se você tem carro flex (absoluta maioria da frota nacional), o aumento do percentual de etanol na gasolina de 27% para 30%, anunciado pelo governo, não muda o funcionamento do motor. Aliás, automóveis flex nem foram testados com a chamada gasolina E30, pois foram projetados para qualquer percentual de etanol. A dúvida está no comportamento do motor que só queima gasolina.

VEJA TAMBÉM:

1. Motores mais modernos com E30: ok!

Os estudos para o novo percentual de etanol na gasolina E30 foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (SP) que o elevou – nos testes – para 32% (1% acima da tolerância oficial) e os motores mais modernos, com injeção eletrônica, não apresentaram nenhum problema;

2. Motos: problemas de partida no frio

Mas as motocicletas testadas com o E32, segundo a Abraciclo, entidade que representa o setor de duas rodas e acompanhou os testes, “a avaliação dos resultados e ensaios indicaram pontos de atenção”. A entidade não detalhou o problema encontrado, mas sabe-se que algumas motos apresentaram dificuldade no arranque a frio.

3. Carros mais vellhos

VW Gol G1 1980 png (1)
Carros mais velhos sofrerão com a gasolina E30 (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Além das motos, rodam ainda milhões de carros mais velhinhos produzidos antes de 2003 (início do flex) com motores à gasolina. E desprovidos da central eletrônica capaz de adequá-los a percentuais variáveis de etanol.

4. Gasolina premium: 25% de etanol

A gasolina premium continuará recebendo apenas 25% de etanol. Boa notícia para quem tem automóveis importados. Mas, nada boa para quem tem motos e carros nacionais mais idosos, pois ela chega custar 50% mais que a gasolina comum/aditivada.

5. Promessa de gasolina mais barata

O ministro Alexandre Silveira (Ministério de Minas e Energia), ao anunciar que o governo vai encaminhar à CNPE (Comissão Nacional de Politica Energética) a proposta de aumento do percentual, frisou que a nova mistura terá seu preço reduzido na bomba, pois o álcool é mais barato. Novidade no nosso histórico de combustíveis, pois no passado, acréscimo do etanol jamais reduziu – como deveria – o preço da gasolina no posto.

6. Gasolina E30 é o limite

Os problemas detectados com a gasolina E30 nos testes acenderam uma luz amarela que recomenda extrema cautela para percentuais ainda mais elevados de etanol. A Lei do Combustivel do Futuro prevê 35%. Mas, o teor de álcool é limitado pela relação estequiométrica da combustão (relação ar/combustível). O que torna impossível aumentar indefinidamente este percentual.

7. Para importado cara, nada muda

No frigir dos ovos, nada muda para quem tem carros importados e que já abastece com a gasolina premium. Mas vai complicar a vida de quem roda com carros mais idosos e a maioria das motos.

8. Motor 100% a etanol é o caminho

O foco energético do governo brasileiro deveria se concentrar no etanol, que vem sendo subutilizado nos motores flex (apenas 30% deles são abastecidos com o derivado da cana). E um dos caminhos viáveis é estimular o motor a álcool pela tributação. Vários já estão prontos nas fábricas. Stellantis entre elas e até a Cummins, que transformou um motor diesel para queimar etanol.

9. Híbrido a etanol: melhor do que carro elétrico

Sopa no mel seria incentivar um carro híbrido bem brasileiro, que teria um motor a bateria e outro a combustão queimando apenas etanol. Uma motorização com emissões de CO2 (efeito estufa) inferiores até que o próprio carro elétrico.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antônio Pereira 26 de março de 2025

Relincha maís, adoramos animais.
Prefere feno ou alfafa? Temos milho também!

Avatar
Antônio Pereira 25 de março de 2025

Se for chorar manda áudio que queremos rir 😂😂😂😂😂😂
Cotista baixa renda, não pode viver m0rre, pelo menos aí faz algo que presta e vira fosfato para nascer mais cana e produzir álcool.

Avatar
Marcos 24 de março de 2025

Uma coisa é certa. Alguém sempre está ganhando muito dinheiro com essas mudanças. Menos nós, os consumidores finais.
Essas mudanças nas misturas etamos/gasolina, ou tem fim eleitoreiro, ou de aumentar o ganho financeiro de alguém.

Avatar
Alguém 24 de março de 2025

Se os veículos são flex, então vendam gasolina 100% e álcool 100% e deixe cada cliente misturar na proporção que quiser na hora de abastecer.

Atende a todo mundo, inclusive os que têm veículos mais antigos e máquinas que dependem de gasolina menos bêbada (geradores, roçadeiras, máquinas agrícolas em geral, etc.).

Mas não, no Brasil o papai-estado tem que tomar conta de tudo, porque ninguém é capaz de definir o que é melhor para si. E a conta, todos pagam.

Este país está condenado, e faz tempo. É um cadáver que esqueceu de tombar.

Avatar
Antônio Pereira 26 de março de 2025

Pronto, é isso!
Comentário lúcido e adulto, parabéns!!

Avatar
Otávio Franco 22 de março de 2025

Brasileiro não perde a chance de menosprezar o próprio Brasil se o álcool fosse europeu todos amariam.

Avatar
Flávia Novais 22 de março de 2025

Se o Proalcool fosse europeu os viralatas estariam batendo palmas até os dedos caírem das mãos pela atitude “civilizada e ambiental” mas como o combustível é BR aí não presta.

Avatar
Antônio Pereira 22 de março de 2025

Não sei o porque dessa choradeira sendo que praticamente todos carros hoje vendidos no Brasil são flex.
“Aim, meu carro é só gasolina” PROBLEMAS TEU, SS COISAS SÃO FEITAS PARA A MAIORIA, CHORA NO CANTO DO QUARTO!!!

Avatar
cleriston rabelo dos santos 23 de março de 2025

Só fala merd@

Avatar
24 de março de 2025

Isso aí, falou excrement@. Vive no mundinho particular.
E os motores, geradores, roçadeiras e uma infinidade de equipamentos que usam somente a gasolina? Faz o que? Principalmente as motos mais antigas, o que vai se gastar em manutenção, será um absurdo.

Avatar
Antônio Pereira 25 de março de 2025

Se for chorar manda áudio que queremos rir 😂😂😂😂😂😂 Cotista baixa renda, não pode viver m0rre, pelo menos aí faz algo que presta e vira fosfato para nascer mais cana e produzir álcool.
Ah , o único mundo que importa é o meu mesmo, primata!

Avatar
cleriston rabelo dos santos 26 de março de 2025

Tu é doente né meu parceiro e deve estar querendo aparecer só pode.

Avatar
Antônio Pereira 26 de março de 2025

Relincha maís, adoramos animais. Prefere feno ou alfafa? Temos milho também!

Avatar
Santiago 22 de março de 2025

A gasolina Premium deveria ter no maximo 15% de etanol, exatamente por ser formulada (e a preços “premium”) para segmentos especificos de veículos a gasolina..
Já a comum deveria ter até 20% de etanol, exatamente por conta da ainda imensa frota de veículos não-flex e até carburados. Além dos veículos de países vizinhos que visitam o nosso país e aqui precisam reabastecer.

Já o etanol depende essencialmente de uma equação de preços que o torne mais atraente frente à gasolina. O que seria bem mais realizável exatamente com menos etanol na gasolina (deixando o preço dela menos competitivo frente ao etanol).
Porém se for mantida a atual equação de mercado, que faz questão de empatar o custo de abastecimento/consumo do etanol e da gasolina, mesmo quem tem carro flex vai continuar preferindo a gasolina devido à maior autonomia que ela proporciona.
Pensem um pouco, senhores planejadores das coisas….

Avatar
Deixe um comentário