Quanto você vai gastar com o seu carro em 2022? Pode passar de R$ 15 mil!
Prepare seu bolso porque tem imposto, manutenção, seguro, eventuais reparos, consumo e outras despesas inevitáveis
Prepare seu bolso porque tem imposto, manutenção, seguro, eventuais reparos, consumo e outras despesas inevitáveis
O ano novo costuma chegar cheio de esperança e planos, mas a primeira realidade que bate à porta são os boletos. Nosso amigo automóvel traz muitas destas faturas. Afinal, o início do ano significa pagar de cara o famigerado IPVA. Mas outras despesas ainda chegam ao longo da temporada.
Renovação do seguro, manutenção veicular, consumo de combustível… tudo isso vai entrar na conta. Fizemos um exercício para saber quanto você vai gastar com o carro esse ano. A base é a cidade de São Paulo e o modelo um Chevrolet Onix ano 2020/20, versão LTZ, com motor 1.0 turbo de 116 cv e câmbio automático de seis marchas. Prepare a carteira!
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Com o aumento desenfreado do preço dos seminovos, o IPVA vai ficar, em média, 30% mais caro em 2022 na comparação com o ano passado. Isso porque o imposto é calculado sobre o valor venal do veículo com base na Tabela Fipe, que segue os preços praticados no mercado.
Como o mercado em geral – 0 km, seminovos e usados – registrou aumento sucessivos de preços, o valor na tabela também foi reajustado. No caso do estado de São Paulo, a alíquota é de 4% Desta forma, o nosso Onix LTZ Turbo AT 2020 terá que pagar um IPVA 2022 em torno de R$ 2.500.
Falamos de um carro 2020, dentro da garantia de fábrica de três anos dada pela General Motors. Ou seja, é preciso fazer a revisão na concessionária para obedecer o plano de manutenção da montadora e não perder a cobertura.
Em média, o brasileiro roda 12 mil km por ano. Então, vamos considerar que o Onix LTZ terá de fazer, em 2022, a revisão dos 30 mil km (ou de três anos). Pelo programa de preço fixo da Chevrolet, esta manutenção tem o custo de R$ 640, com possibilidade de parcelamento em 4 vezes de R$ 160.
Na revisão dos 30 mil km do Onix Turbo serão trocados o óleo do motor, filtro do lubrificante, filtro de combustível e o anel bujão do cárter. Além disso, a revisão promete a inspeção de 18 itens do veículo.
A durabilidade de um pneu varia bastante conforme o uso, o jeito de dirigir e o tipo de via por onde ele trafega. A peça pode durar até 80 mil km, ou menos de 40 mil km. Mas vamos considerar que em quase três anos já está na hora de trocar pelo menos os da frente.
As medidas originais do Onix LTZ Turbo são 185/65 com aros de 15”. Em uma pesquisa em quatro lojas de diferentes pontos da capital paulista, levantamentos os seguintes preços médios para uma unidade de pneu:
É importante lembrar que muitas lojas não incluem no preço final o valor da válvula por pneu, que custa, em média, R$ 20,00 a unidade.
Boris Feldman comenta sobre a real necessidade de trocar as válvulas:
Se você trocou o pneu, é recomendado fazer o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas. Porém, carro que trafega muito por ruas esburacadas também requer o serviço com regularidade.
Os preços em São Paulo para alinhamento e balanceamento do Onix 2020 variam entre R$ 180 e R$ 250.
Outro item que varia muito de acordo com o quanto você carrega de peso no carro e como lida com os buracos, quebra-molas e valetas. Mesmo assim, vamos considerar que chegou a hora de trocar os amortecedores traseiros do Onix.
Os kits com as peças e outros componentes da suspensão vão custar entre R$ 550 e R$ 900, conforme a loja e a empresa fornecedora.
Esse tema é o mais delicado e o que o consumidor sente no dia a dia, já que é preciso visitar o frentista de tempos em tempos. Com o preço do litro da gasolina e do etanol nas alturas, virou uma despesa preocupante e constante para os motoristas.
Para saber o quanto o dono de um Onix LTZ turbo 2020 vai gastar de combustível por mês e por ano, primeiro vamos levantar o consumo médio do modelo aferido pelo Inmetro.
Pegamos, então, os preços médios do litro da gasolina comum e do etanol levantados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em mais de 140 postos da cidade de São Paulo, entre os dias 26/12/2021 e 1/1/2022.
Mais uma vez dentro dos padrões de rodagem do motorista brasileiro, 12 mil km por ano (1.000 km por mês), chegamos ao gasto total por combustível levando-se em consideração uso estritamente urbano:
Ninguém quer bater, mas acidentes acontecem. E componentes externos costumam ser caros. Para se ter ideia, o farol completo do lado do motorista do Onix LTZ pode custar de R$ 1.700 a R$ 2.300. Já uma grade frontal do hatch terá preços entre R$ 90 e R$ 180, mas o conjunto todo, com o para-choque da frente, não sai por menos de R$ 2.000.
Estacionar, seja na rua ou no shopping, é caro. Ainda mais em uma cidade como São Paulo. Levantamento feito pelo Detran paulista em 2018 mostrou que o custo médio mensal para estacionar na região central da capital fica acima dos R$ 250. Em bairros mais nobres, como Jardins e Vila Madalena, esse valor médio passa dos R$ 320/mês.
Para quem pega a estrada de vez em quando, tem ainda despesa com pedágio. De São Paulo ao Rio pela privatizada Via Dutra são seis praças de pedágio, ao custo total, para automóveis de passeio, de R$ 53 para cada perna – R$ 106 ida e volta.
Só existe indústria da multa porque tem quem a fomente. Ser um motorista responsável não só é nossa obrigação de cidadão, como contribui para um trânsito menos hostil e ainda para evitar despesas indesejáveis. Veja algumas das infrações mais comuns que podem fazer você gastar mais com seu automóvel:
Avanço de semáforo vermelho
Estacionar na calçada
Excesso de velocidade
Dirigir sob efeito de álcool
Ano novo também é tempo de renovar o seguro, ou de fazer um novo. Utilizamos a plataforma Auto Compara para fazer uma simulação e levantar os preços de apólices para o Onix LTZ Turbo ano 2020. O perfil usado foi de homem, casado, 40 anos e morador do bairro paulistano de Perdizes.
Veja as três simulações mais em conta de seguro completo:
Zurich
Sompo
Tokyo Marine
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Pedágio é roubo, multa é roubo, IPVA é roubo, estacionamento é roubo, enfim, uma extorsão diária pra você ”ter” o seu carro!
Seguro Itau me parece o mais interessante.. 1.600,00 Linea 2015 – 70.000km – 4 pessoas na família habilitados >30 anos.
Gasolina 1.200,00
Manutenção: 1000,00(500,00 Semestral).(Oleos 5w30 originais+ filtros somente combs, carter e cabine).
Seguro: 1.600,00
IPVA: isento + taxas bombeiros emplacamento 400,00.(1Pcd na familia)
Resumo da obra: Ainda vale a pena ter um veiculo particular premium semi-novo ou usado bem conservado atualmente… zero popular não vale pelo preço de tudo…
RESUMINDO: carro vai se tornar um serviço (seria melhor, como assinatura)… Não vale a pena “ter”
Esse IPVA é a maior picaretagem que existe, somos roubados na cara dura, imposto este que muitos acham que é para manutenção de vias, que na verdade acaba sendo rateado entre governo estadual e municipal e eles gastam o dinheiro no que bem entendem menos para manutenção de vias públicas.
Cada estado desa nação tem um ralo certo ou sumidouro para a verba do IPVA… sem falar no ICMS… e ainda votamos nesses esquerdo.vaga.bundos…
Eu incluiria nessa conta mais dois itens:
1. Prestação do financiamento;
2. Custo da troca por outro carro mais novo. Se dilui pelos meses que ficou com o carro.
Por exemplo o Prestação de R$ 1.000,00 por mês são R$ 12.000,00 em 1 ano.
Faltou incluir o gasto com lavagem em lavagem rápido. Onde eu levo pra lavar o meu Onix pago R$ 50,00 pra lavar com cera.
Se a pessoa lava 1 vez por semana em um mês são R$ 200,00 e em 1 ano são R$ 2.200,00.
* Considerei 11 meses em 1 ano, pois é um mês de férias.
Por isso que e mesmo gosto de lavar meu carro… só levo pra lavar quando precisa fazer uma lavagem mais pesada por baixo e aspirar os bancos e caperte… pagar 50 toda semana? acho que é meio exagerado amigo… abraço.
SIR.ALVES,
Eu não posso lavar eu mesmo o meu carro porque eu moro em prédio e o Regimento Interno do Condomínio proíbe a lavagem de carros nas garagens. Quando eu morava em casa eu lavava o meu carro todo sábado.
Mandar lava carro só se a pessoa morar em apartamento e não tiver como. Pagar 50 pilas por semana é dose!
Eu moro em apartamento e o Regimento Interno do Condomínio proibe a lavagem de carros nas garagens.
Mas hoje em dia só uso o carro nos finais de semana e mando lavar a cada 15 dias em média., dependendo do grau de sujeira.
Honda Fit Ex Cvt 2016 c/ 31 mil km em SC
Combustível: R$ 4.000,00 (Moro a 5 km do trabalho e o Fit é muito econômico)
Seguro Dez/21: R$ 1.245,00
IPVA 2022: R$ 1.150,00
Manutenções: R$ 1.000,00
Total: R$ R$ 7.395,00
Isso pq aí em SC o IPVA é bem mais em conta.
SC é um excelente estado…
Gasto com uma tracker turbo 1.4 2019 no RS
Seguro 3.000 reais
Ipva 2.900reais
Gasolina só uso aditivada shel 3.000 reais
Revisão 20.000km 900 reais
Pedágio 200 reais
Ou seja, meu carro parece uma amante que só quer dar rolé e só aceita jóias caras.
Comi se diz por aí:
Carro é igual a um filho.
Hoje se diz carro é como uma família!
Gastos em 2021 (HR-V 2016 com 67 mil km):
– Gasolina: R$ 6 mil
– Manutenção: R$ 1 mil
– Seguro: R$ 1,8 mil
– IPVA: R$ 1,8 mil