Goiás cobra IPVA de carros elétricos registrados fora do estado

O estado identificou cerca de 750 veículos registrados em outros locais para não terem que pagar o imposto e tomou ação

byd dolphin recarregando
O prejuízo foi de cerca de R$ 14 milhões aos cofres públicos (Foto: BYD | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 18/09/2025 às 15h00

Alguns estados oferecem isenção ou descontos no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de carros elétricos e híbridos para incentivar a eletrificação. O Goiás não é um deles, mas alguns residentes do estado registraram o veículo em outros locais para não terem que pagar o tributo.

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A Secretaria de Economia do Estado de Goiás levantou 750 carros elétricos registrados em outros estados, principalmente no Distrito Federal, para ter a isenção do IPVA. O governo deixou de arrecadar cerca de R$ 14 milhões por causa dessa fraude.

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Os proprietários desses carros foram notificados e deverão pagar o IPVA referente aos anos em que o veículo ficou irregular, acrescido de multa de 100%. O estado também tornou obrigatória a transferência do carro elétrico para o Goiás.

Se o motorista não regularizar essa situação, o processo será encaminhado à Polícia Civil para a abertura de inquérito. Os proprietários poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica e sonegação fiscal.

Com essas multas, o estado do Goiás já recuperou R$ 4,4 milhões dos R$ 14 mi sonegados. Ele permite o parcelamento para a quitação

O IPVA de Goiás

Como já falamos, não há isenção para o IPVA de carros elétricos e híbridos no Goiás. A alíquota cobrada pelo estado é de 3% para carros com até 100 cv e 3,75% para os demais.

A maior parte dos carros eletrificados vendidos no Brasil ficaria na faixa superior do tributo. Apenas modelos compactos como o BYD Dolphin Mini, o Dolphin GS, O Renault Kwid E-Tech e o JAC E-JS1 pagariam o valor menor.

O estado do Goiás isenta o IPVA para carros com mais de 15 anos, taxistas e PcD. Ele também oferece uma redução no tributo para carros populares com motor de até 1.000 cm³.

Maior parte dos proprietários de carros elétricos que foram atuados por fraude no IPVA haviam registrado o veículo no Distrito Federal. Lá há a isenção total para modelos elétricos e híbridos.

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