Google Bard: IA do Google alerta para quais carros não comprar
Liberado para o público, o Google Bard acaba de chegar para concorrer com o Chat GPT, mas será que ele entende de carro?
Liberado para o público, o Google Bard acaba de chegar para concorrer com o Chat GPT, mas será que ele entende de carro?
O ano de 2023 será marcado pela chegada dos sistemas de inteligência artificial ao público geral. Depois do Chat GPT, acaba de ser liberado o Google Bard.
VEJA TAMBÉM:
E como nossa praia é carro, começamos a questionar os aprendizados do sistema de IA do Google sobre automóveis. E perguntamos a ele: quais são os carros nacionais que não se deve comprar? E o Bard respondeu.
Assim como o Chat GPT, o Bard fez uma análise com base no que coletou na web. A IA do Google utilizou como base de pesquisa o site Reclame Aqui.
Aqui está uma lista dos 10 piores carros vendidos no Brasil em 2022, de acordo com o site Reclame Aqui:
Esses carros receberam muitas reclamações sobre problemas de qualidade, confiabilidade, atendimento ao cliente e desempenho. Se você está procurando um carro novo, é importante fazer sua pesquisa e evitar esses modelos.
A resposta da inteligência artificial do Google foi bastante superficial e resolvemos aprofundar o questionamento. Perguntamos ao Bard quais são as principais reclamações. Ele retornou com a seguinte resposta.
As principais reclamações sobre os 10 piores carros vendidos no Brasil em 2022 são:
E concluiu:
“Se você está procurando um carro novo, é importante fazer sua pesquisa e evitar esses modelos. Existem muitos outros carros disponíveis no mercado que são mais confiáveis, bem-acabados e oferecem um melhor atendimento ao cliente.”
O que deu para notar é que a IA ainda não é capaz de fazer uma análise criteriosa sobre quais são os defeitos. Ela utiliza uma lógica que pontua o número de queixas. Esse número está relacionado diretamente ao volume de carros vendidos.
Basta notar que os modelos não recomendados pelo Bard são os que mais vendem. Logo, são mais passíveis de reclamações. Não se trata de uma defesa dos fabricantes, mas é fato que as inteligências artificiais ainda não são capazes de elaborar análises complexas. Ela fez um breve levantamento quantitativo e não qualitativo.
E aí, você confia na IA para recomendar um carro para você?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Chevrolet Onix – primeiro pegava fogo agora está quebrando a correia e estão dando a desculpa que tem que trocar só com o óleo original.
Hyundai HB20 – plataforma antiga, é melhor um Polo.
Volkswagen Gol – Carro pra quem não gosta de carro.
Fiat Argo – Fiat
Ford Ka – Saiu de linha e os motores não são confiáveis.
Renault Kwid – Pior carro que já existiu.
Hyundai Creta – uh trem feio
Jeep Compass – Fiat com disfarce, já vi vários com problemas nas estradas
Volkswagen T-Cross – Plasticross