Selecionamos 10 carros legais que poderiam ser relançados para Gran Turismo 7 ao invés de um monte de SUVs que se arrastam na pista
Gran Turismo 7 conta atualmente com 548 carros. Quando o jogo chegou ao PS4 e PS5, em 2022, ele trazia bem menos. Mas, as atualizações periódicas fazem parte da estratégia para manter o título sempre no auge.
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E a receita tem funcionado, o jogo continua imbatível, com bom volume de jogadores ativos, intermináveis competições oficiais, além de um modelo online bastante disputado.
E a cada atualização, a Polyphony Digital adiciona novos modelos. Mas chama atenção uma série de carros totalmente desnecessários para um título de corridas.
É fato que existem razões para isso, que devem estar em contrato entre a produtora e as marcas que buscam ampliar a visibilidade de modelos em linha, mas para jogador qual é a graça em correr com um Toyota RAV4, um Nissan Qashqai e um Honda CR-V? O mesmo questionamento é válido para o Peugeot 2008 e o Toyota C-HR, que são “mancos” e com performance pífia na pista.
Claro que o game atual tem uma lista fascinante de carros, como BMW M3 Evo (E30), Mercedes-Benz 190 E Evolution II, Renault Clio V6, assim como Ford Sierra RS e Porsche 964 Carrera RS. A mais recente atualização foi legal, com a adição do FTO, Espace F1 e o simpático Panda. Mas sempre há espaço para mais e vamos listar alguns carros que já estiveram presentes na franquia e que poderiam retornar.
Ao longo de seus quase 30 anos de mercado, Gran Turismo teve incontáveis carros. E muitos deles eram fantásticos, como o Toyota RSC Rally Raid Car, que já me dediquei a açucarados elogios neste espaço. Mas não dá para listar todos os carros que deveriam ter uma reedição em fotorrealista em GT7. Mas estes 10 são fundamentais. Confira!

O Audi S3 fez sua estreia na série em Gran Turismo 2 e foi um pioneiro no segmento de hatches premium esportivos. Lançado em 1999, era um carro incrível com motor 1.8 turbo de 210 cv e tração integral Quattro.
Com para-choques exclusivos, belas rodas Avus de 17 polegadas e elementos em alumínio, o S3 era esportivo sem ser extravagante. Seu rival só chegou ao mercado em 2004, com o BMW 130i.
Em Gran Turismo, o S3 esteve presente em quatro episódios (4, 5, 6 e PSP). Poderia ser uma excelente opção para ampliar a modesta lista de 14 carros em GT7.

Derivado do Alfa Romeo 159, o Brera foi um dos modelos mais legais da marca do Cuore Sportivo. Esse cupê 2+2 é um legítimo gran turismo e teve seu ponto alto na versão JTS Q4.
Seu motor V6 3.2, de aspiração natural e injeção direta, entregava 260 cv e 33 kgfm de torque, combinado com transmissão de seis marchas e tração integral.
Lindo, o carro tinha estilo único, com coluna C alargada e uma pequena janela espia para a segunda fileira. As lanternas seguiam o estilo dos faróis. Era um carro simplesmente fascinante. o Brera esteve nas listas dos títulos Gran Turismo 5 e 6.

A BMW marcou um gol de placa no início dos anos 1990 ao lançar o Z3. O roadster alemão ajudou a fomentar uma tendência que tinha sido relançada com o Mazda MX5.
Com direito a aparições em filmes de 007, o Z3 se tornou um sucesso que fez com que todo resto da indústria seguisse seu caminho. E fez tanto sucesso que a BMW resolveu lançar uma versão fechada, o Z3 Coupé.
Apelidado de “sapato de palhaço”, devido a sua silhueta incomum, o Z3 M Coupé 1998 fez parte da lista de carros em GT5 e GT6. O esportivo era equipado com motor seis cilindros 3.2 de 323 cv e 35,7 kgfm de torque. Era a mesma especificação do M3 (E36).

O Citroën Xsara pode não ter sido um sucesso arrebatador de vendas no Brasil, mas é um herói dos ralis. Foi esse carro que deu início à tríplice aliança: Citroën, Daniel Elena e Sébastien Loeb.
O Xsara faturou três títulos de construtores e pilotos nas temporadas de 2004, 2005 e 2006. Depois disso abriu caminho para os modelos C4 e DS3.
O Xsara figurou em Gran Turismo em praticamente todas as edições da série, inclusive na versão Kit Car, que estreou no mundial de rali em 1999. O carro de Loeb merecia estar na lista de GT7, com toda certeza.

O Dodge Viper é figurinha carimbada em Gran Turismo, mas o primogênito da linhagem só esteve no primeiro título da franquia, com direito a uma versão de pista.
Diferentemente das demais versões fechadas, que foram lançadas na sequência, o Viper RT/10 era um carro quase que experimental. As primeiras unidades não tinham maçanetas, janelas de vidro ou cobertura rígida, e muito menos assistentes eletrônicos, airbags ou ar-condicionado. Era tosco como um jipe Willys pois precisava ser leve.
E o que importava nesse carro era apenas seu imenso V10 8.0 de 400 cv e 64 kgfm de torque, que fez dele um dos carros mais insanos já feitos. Seria muito legal ver o Viper RT/10 novamente na franquia.

O Mitsubishi Eclipse é um carro que fez um tremendo sucesso no Brasil nos anos 1990. Em Gran Turismo o cupê também teve importante participação, presente em praticamente todos os jogos da série.
Sua segunda geração foi a mais popular e também a mais bonita, muito antes de o carro virar ícone pop em Velozes & Furiosos.
A última “entrada” do carro na franquia foi em Gran Turismo 6, na versão GT, com motor 2.0 turbo de 230 cv. Imagine poder colocar aquela skin de Velozes & Furiosos? Seria bem divertido.

O Mitsubishi Colt é uma lenda em Gran Turismo. No título inicial da série era uma das melhores opções para iniciar a carreira, pois era barato e permitia correr na categoria FF (de carros com tração dianteira).
Compacto e esperto, o carrinho era ótimo para fazer uma grana inicial e faturar os primeiros campeonatos. Bem equipado, ele era imbatível.
Em Gran Turismo 7, a marca dos três diamantes é basicamente representada pelo Lancer Evolution, em diferentes gerações, assim como uma solitária versão do GTO, também conhecido como 3000GT.

O Toyota Celica é um marco na história da marca japonesa. Foi ele quem abriu caminho para a hegemonia da marca no Campeonato Mundial de Rali (WRC), com o primeiro título de Carlos Sainz, em 1990.
Sainz voltou a vencer em 1993, com o Celica ST185, com seus faróis escamoteáveis e uma grande saída de ar no capô para auxiliar o intercooler.
Em Gran Turismo 7, o Celica aparece em sua sexta geração (ST205) na versão GT-FOUR de uso urbano e também na versão de rali, carro que também estreou o clássico Sega Rally.

O CTR “Yellowbird” é, com certeza, o modelo mais famoso da marca alemã, que se especializou em construir supercarros com base em carrocerias do Porsche 911.
Durante os anos de exclusividade da Electronic Arts sobre os carros Porsche nos games, muitos estúdios recorreram à marca de Alois Ruf Junior para ter os esportivos com motor boxer em seus games.
Em Gran Turismo, o Yellowbird, assim como outros modelos estão presentes desde o segundo episódio. Atualmente estão disponíveis os modelos CTR3 e RGT, mas bem que deviam trazer de volta do “canarinho”, não é?

A perua do Impreza é velha conhecida da franquia e está presente desde o título de estreia em 1997.
Com os mesmos atributos das versões cupê e sedã do Impreza, a perua era equipada com motor boxer 2.0 de 280 cv. A última aparição foi em GT6.
Suas linhas pouco ortodoxas deixaram a perua bastante exótica. Com certeza merecia uma versão fotorrealista em GT7.
Quais outros carros você queria ver novamente em Gran Turismo 7? Comente aqui em baixo.
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