Do Gran Turismo para a vida real: veja 5 contribuições do jogo
Pode não parecer, mas a franquia de jogos Gran Turismo é uma das mais influentes e tem sua série de contribuições para o mundo real
Pode não parecer, mas a franquia de jogos Gran Turismo é uma das mais influentes e tem sua série de contribuições para o mundo real
A indústria do entretenimento pode afetar hábitos das pessoas. Quem não se lembra quando coisas árabes ficaram na moda por causa da novela O Clone? Videogames também podem exercer essa influência e o simulador Gran Turismo talvez seja um dos mais influentes na indústria automotiva.
A primeira edição de Gran Turismo foi lançada em 1997, para o Playstation. O jogo era a realização do sonho de Kazunori Yamauchi, de fazer um simulador de corrida com carros reais e física apurado. O sucesso foi tanto que ele foi o jogo mais vendido do console.
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As continuações continuaram esse sucesso e ajudaram a moldar uma geração nova de entusiasta por carros. Gran Turismo 3 foi o segundo jogo mais vendido no Playstation 2 e sua sequência foi o terceiro mais vendido do console. O quinto jogo da franquia foi o segundo mais vendido do Playstation 3.
Fora das telas, Gran Turismo chamou a atenção dos fabricantes automotivos. Os jogos já serviram de palco para lançamentos, jogadores puderam pilotar carros de testes camuflados e as equipes de engenharia e design de grandes marcas criaram carros apenas para o jogo. Listamos a seguir algumas influências do jogo que foram para no mundo real.
O programa Vision GT foi criado para o 15º aniversário da franquia e estreou no Gran Turismo 6. A proposta é que os fabricantes criem um carro conceito para o jogo, com carta branca para as ideias. A imaginação dos projetistas corre solta, alguns fazem veículos que adiantam próximos lançamentos enquanto outros imaginam o futuro do automobilismo.
O conceito da McLaren foi o Ultimate Vision Gran Turismo, que imagina como seria um carro de corrida da marca em 2030. O carro traz formas extremas que obriga o piloto ir deitado como se tivese pilotando uma moto. O peso é de apenas 900 kg e o motor V8 4.0 turbo com sistema híbrido gera mais de 1.100 cv.
Uma versão de produção desse carro foi lançada durante o Pebble Beach Concours d’Elegance, porém não tão extremo quanto o carro digital. O McLaren Solus GT continua lembrando um avião caça, mas o piloto vai sentado de forma convencional no cockpit.
Em posição central está instalado um motor V10 5.2 de corrida feito pela Judd, tradicional fornecedor para carros de corrida. Esse propulsor de aspiração natural pode atingir 10.000 rpm e produz 840 cv. O peso é de exatamente 1 tonelada. Segundo a McLaren esse é o carro mais próximo de um F1 que seus clientes poderão comprar, mas só poderá rodar em pistas de corrida.
Os fabricantes japoneses têm uma mania de vender seus carros mais interessantes no Japão. Os anos 90 foi o auge disso: Nissan Skyline GT-R, Subaru Impreza WRX, Mazda Cosmo e Honda Civic Type-R são alguns desses carros.
O Mitsubishi Lancer Evolution nasceu para homologar o carro que corria no campeonato mundial de rali, mas foi vendido oficialmente apenas no Japão, na Inglaterra e na França — onde se chamava Carisma GT. Várias versões do Lancer Evolution estrelaram os dois primeiros Gran Turismo, conquistando vários fãs.
A Mitsubishi viu a popularidade do carro com os jogadores e decidiu lançar o Lancer Evolution VIII globalmente. Brasil, EUA, Europa, Oceania e outros mercados passaram a ter o sedã esportivo disponível oficialmente nas concessionárias.
Outro carro tradicional em Gran Turismo é o Nissan Skyline GT-R. O esportivo está na capa do primeiro jogo e todos da série possui mais de uma versão dele. Com o Skyline virando um carro mais focado no luxo em 2003, a Nissan passou a trabalhar em um esportivo dedicado para levar o nome GT-R.
Conceitos desse carro estiveram presentes nos Gran Turismo 3 e 4. Antes de sair a quinta edição foi lançado o Gran Turismo 5 Prologue, uma prévia de como seria o jogo no Playstation 3 com gráficos de alta definição. O Nissan GT-R foi lançado nesse jogo simultaneamente com o Salão de Tóquio em 2007. Antes disso os jogadores já podiam pilotar o carro camuflado.
A Nissan sabia da importância do GT-R para o simulador e foi além desse lançamento simultâneo. No topo do painel do carro tem uma tela que serve como central multimídia e também mostra dados de desempenho e do funcionamento do carro.
A interface dessa tela foi feita pela Polyphony Digital, produtora de Gran Turismo. A parceria foi bem acertada, já que os desenvolvedores são acostumados a ter que mostrar informações na tela para consulta rápida durante as corridas virtuais. E se olhar bem, é possível ver semelhanças entre a tela do GT-R e o menu de Gran Turismo 5.
Kazunori Yamauchi pensou que existem muitos jogadores talentosos que poderiam ter uma carreira no automobilismo se tivesse condições de mostrar seu talento fora dos videogames. Foi com essa ideia que nasceu a GT Academy, uma competição que buscava encontrar um grande piloto através do Gran Turismo.
Esse programa foi realizado anualmente de 2008 a 2016 feito em parceria com a Nissan. Os melhores pilotos do videogame eram selecionados para competições de carro e físicas na Inglaterra. A fase final era um treinamento para conseguir a licença de corrida.
O primeiro piloto formado pela GT Academy foi o espanhol Lucas Ordóñez. Ele conseguiu a segunda colocação em sua primeira competição profissional, na LMP2 das 24 horas de Le Mans. No total foram 22 pilotos formados pela GT Academy, correndo desde monopostos a carros da Nascar.
O lançamento do Gran Turismo Sport pôs fim ao GT Academy e migrou os esforços para a Gran Turismo World Series. Essa é uma competição focada em corridas virtuais mesmo, sendo a principal categoria de corrida dos esports.
Pilots dessa competição também ganharam espaço nos carros de corrida reais. Um deles é o Brasileiro Igor Fraga, que já correu de Kart, na Fórmula 3 Brasil, na Fórmula 4 e outros campeonatos regionais de Fórmula na Europa e Oceania.
Ainda não chegamos ao ponto da produtora de Gran Turismo criar um carro de rua, mas um modelo de produção já levou o nome do jogo. Hoje o Gran Turismo 4 é considerado por muitos fãs como o melhor jogo da franquia, seu lançamento foi muito badalado e inclui até uma edição comemorativa do Nissan 350Z.
A edição especial era baseada em outro modelo comemorativo, o 35th Anniversary Edition. Isso significa que o motor V6 3.5 produzia 300 cv, 20 cv a mais que o modelo comum. No pacote também era inclusa a chamativa pintura Ultra Yellow, freios Brembo e sistema de som Bose.
Essa edição especial foi incluída no jogo, sendo uma das 10 variações do 350Z presentes no jogo. Apenas 700 unidades do modelo foram produzidas, todas vendidas apenas na Europa.
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