Grand Cherokee 4xe: chegou a vez do jipão se eletrificar
No mercado há 30 anos, Jeep Grand Cherokee definiu o formato do SUV premium e volta ao mercado brasileiro por R$ 570 mil
No mercado há 30 anos, Jeep Grand Cherokee definiu o formato do SUV premium e volta ao mercado brasileiro por R$ 570 mil
A Jeep acaba de lançar a nova geração do Grand Cherokee no Brasil. Na verdade, era para SUV ter estreado há um ano, se não fossem os efeitos da pandemia. Mas o grandalhão acaba de estrear em sua quinta geração por R$ 569.990 e lote de apenas 150 unidades para 2023.
O Jeep Grand Cherokee foi um dos precursores do SUV premium que conhecemos. Ele trazia estrutura monobloco, diferentemente de o Cherokee (aquele quadrado), Chevrolet Blazer e Ford Explorer. Depois dele, marcas como BMW e Mercedes-Benz resolveram entrar no mercado SUV de luxo.
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O novo Grand Cherokee manteve as formas retilíneas que consagram seu estilo. Caixas de rodas trapezoidais, capô longo e horizontal, assim como ampla área envidraçada constrastam com as formas dos SUVs atuais. Mas a Jeep faz questão de reforçar esse visual anabolizado e pouco simpático, que também tem sua funcionalidade para aplicações off-road.
A nova geração tem como principal novidade a motorização híbrida. O Grande Cherokee adota a mesma denominação 4xe do Compass eletrificado, mas há diferenças entre eles.
O Grande Cherokee, ao contrário do irmão menor, manteve eixo cardã, diferencial central, caixa de redução e diferencial traseiro. No entanto, recebeu dos motores elétricos que são montados antes e depois da transmissão.
Já no Compass, o conceito é diferente. Um motor a combustão para as rodas dianteiras e um elétrico para as traseiras, sem nenhum tipo de conexão mecânica entre eles.
Mas por quê o Grand Cherokee não adotou o mesmo conceito, que teoricamente seria mais simples? A resposta dos executivos foi enfática. A Jeep argumenta que o jipão precisava manter suas funcionalidades 4×4 inabaladas.
Ou seja, não poderia correr o risco de as baterias ficarem sem carga no meio de um trajeto off-road. Mesmo assim, os dois motores elétricos podem conduzir o Grand Cherokee na trilha apenas na eletricidade, uma vez que o motor dianteiro gira as rodas da frente e o motor traseiro rotacional o cardã que leva torque para as rodas traseiras.
O Grand Cherokee é equipado com o motor Hurricane 4 2.0 turbo, que equipa Wrangler e Ram Rampage. A potência combinada do motor turbo com os dois motores elétricos é de 380 cv e 65 kgfm de torque. Força suficiente para o SUV acelerar de 0 a 100 em 6,3 segundos, a velocidade máxima é de 206 km/h. O jipão ainda conta com transmissão automática de oito marchas e tração 4×4.
Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de 17,3 kWh, que segundo a marca garante ate 30 km de deslocamento apenas na eletricidade. Em uma tomada doméstica (220V) a carga é completada em menos de 3 horas.
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro, consumo do Jeep Grand Cherokee 4xe é. Vale lembrar que o SUV só pode ser abastecido com gasolina.
Motrização | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Combustão | 8,3 km/l | 9,1 km/l |
Híbrido | 19,3 km/l | 19,3 km/l |
O Grand Cherokee 4xe é um carro sofisticado com acabamento impecável e um pacote de conteúdos que chama atenção pela fartura de eletrônica e telas a disposição dos ocupantes. O SUV oferece quadro de instrumentos digital, multimídia, tela dedicada ao passageiro da frente, com comandos de climatização, multimídia e navegação.
Isso sem contar com o retrovisor com reprodução da câmera traseira, com no Renault Megane E-Tech. E para completar os refinamentos, o SUV ainda recebeu vidros dianteiros duplos para otimizar o isolamento acústico.
O porta-malas do Grand Cherokee 4xe comporta 580 litros.
O Grand Cherokee utiliza sistema multilink nos eixos dianteiro e traseiro, que garante curso elevado em situações off-road, boa absorção de irregularidades do piso, mas sem penalizar a estabilidade nas curvas.
Já os freios utilizam discos de 354 mm (frente) e 350 mm (traseira). As rodas do Grand Cherokee 4xe são de 20 polegadas, calçadas com pneus 265/50 R20.
A Jeep apostou na segurança ao escolher a paleta de cores do Grand Cherokee, apostando nas tonalidades mais convencionais do mercado. São elas:
R$ 569.990
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