Um pouco da história da Land Rover nos 70 anos da marca
Conheça sete curiosidades sobre a fabricante inglesa, que está completando 70 anos da produção de seu primeiro modelo em 2018
Conheça sete curiosidades sobre a fabricante inglesa, que está completando 70 anos da produção de seu primeiro modelo em 2018
O ano de 2018 está marcando os 70 anos de história da Land Rover. Assim, conheça sete fatos interessantes sobre a marca:
O Series 1 foi o primeiro modelo da Land Rover, e foi desenvolvido em 1948. Segundo a marca, ele foi o primeiro carro de produção feito inteiramente de alumínio. A razão por trás da inovação foi a falta de aço na Europa após a Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945.
A guerra também teve outra influência sobre o Series 1: na sua cor. O verde militar que cobria o primeiro modelo era sobra da tinta utilizada na cabine de aeronaves. Por causa disso, todas as primeiras unidades eram pintadas em tons de verde claro.
Outro fato interessante é que o Serie 1 foi trazido para o Brasil no mesmo ano em que foi criado. O pagamento pelos veículos era feito em laranjas, item valioso para uma Europa arruinada pela guerra.
Em 1980, a Land Rover passou a dar apoio à competição Camel Trophy, que reunia equipes de vários países em provas de resistência. As disputas eram feitas em ambientes desafiadores que, ao longo daquela década, incluíram Indonésia, Austrália e desertos africanos.
Em 1989, o destino escolhido foi a Floresta Amazônica. Os participantes dirigiram todos os modelos da marca de então, incluindo Defender 90, Freelander, Range Rover e Discovery . Os veículos do Camel Trophy eram preparados pela Land Rover para enfrentar os obstáculos, perdendo qualquer acessório supérfluo e ganhando equipamentos para o off-road.
Segundo a própria marca, a prova da Amazônia foi uma das edições mais lendárias do Camel Trophy e marcou a história da Land Rover.
Ao longo da história da Land Rover, vários modelos já participaram de filmes de James Bond, o agente 007. Entre eles, o Defender 110 picape cabine dupla esteve nas mãos da agente Eve Moneypenny, durante a sequência inicial de Skyfall, de 2012.
Para 007 Contra Spectre, de 2015, um Range Rover Sport SVR foi customizado pela divisão Special Vehicle Operations. Um Defender também apareceu no filme.
Uma parceria de âmbito global foi feita pela Land Rover com a Cruz Vermelha em 1954. A instituição tem como propósito preservar a vida e prevenir o sofrimento humano. A cooperação começou com um veículo adaptado para funcionar como uma unidade de saúde.
Segundo a fabricante, 963 mil pessoas se beneficiaram da parceria desde 2013. No Brasil, um dos frutos dessa cooperação foi o socorro prestado durante os deslizamentos de terra na região de Petrópolis (Rio de Janeiro), em 2011. A Land Rover colaborou com a entrega de doações de alimentos, medicamentos e outros itens de necessidade básica aos locais menos acessíveis.
A primeira fábrica fora da matriz construída na história da Land Rover foi a de Itatiaia, no Rio de Janeiro. Ela foi a primeira planta de uma montadora inglesa na América Latina. Além da fabricação de veículos, a estrutura também abriga o Centro de Parceria de Negócios Educacionais, que oferece atividades em sala de aula para até 12 mil crianças anualmente.
Não é raro, na história da Land Rover, que a marca faça acrobacias para tentar demonstrar a capacidade de seus modelos. Uma delas, em 2016, foi colocar um Discovery para rebocar três vagões de trem, pesando 108 toneladas. O utilitário conseguiu alcançar a velocidade de 13 km/h às 1.400 rotações.
Outra dessas façanhas foi colocar um Range Rover Sport para subir uma escadaria de 999 degraus e inclinação de 45º na China, alcançando os Portões do Céu. Foi a primeira vez que um SUV fez o trajeto, nas mãos do piloto de Le Mans e da Panasonic Jaguar Racing, Ho-Pin Tung.
Quando o marco de dois milhões de unidades produzidas do Defender foi alcançado, a marca quis celebrar. Assim, convidou 33 embaixadores da marca para participar da fabricação, que ocorreu em Solihull, no Reino Unido. Entre eles, estavam os filhos do fundador da marca.
A unidade em questão foi leiloada por R$ 2,4 milhões, e a quantia foi doada para a Cruz Vermelha internacional e outras instituições humanitárias.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |