Avaliação: Honda ZR-V se insere bem em segmento disputado

Fernando Calmon dá sua opinião sobre o novo SUV médio japonês, que chegou para concorrer com Compass e Corolla Cross

honda zr v 2024 em movimento na rodovia 17
Honda ZR-V assumiu vaga do Cívic tailandês que teve passagem curta pelo Brasil (Fotos: Honda | Divulgação)
Por Fernando Calmon
Publicado em 12/02/2024 às 15h03
Atualizado em 21/10/2024 às 15h53

O SUV que tomou o lugar do sedã Civic no Brasil (agora só com o Type R), seguindo a onda mundial de suvização do mercado, o ZR-V enfrenta bem a forte concorrência. Vindo do México, portanto isento de imposto de importação, dispõe de motor 2-litros, apenas a gasolina, com 161 cv e 19,1 kgf·m. Câmbio é um CVT de sete marchas.

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O ZR-V mostra bom desempenho, mas a diferença de potência em relação, por exemplo, ao líder Corolla Cross (177 cv e 21,4 kgf·m com etanol) dá para sentir. Não chega a decepcionar, em especial no modo Sport, porém nesse aspecto um dos principais concorrentes o supera.

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SUV médio importado do México tem preço mais competitivo que o sedã, que era incapaz de concorrer com Corolla

O estilo está entre os pontos altos. Discreto onde pode, mais arrojado onde deve. Destaques para desenho dos faróis de LED, vincos laterais e ponteira de escapamento cromada. No interior, o assoalho plano traseiro proporciona bom espaço para três passageiros e há duas portas USB-C, mas sem saídas para ar-condicionado.

Porta-malas de 389 litros poderia ser um pouco maior. Traz tela multimídia de 9 pol. com espelhamento de Android Auto, Apple CarPlay e carregamento de telefone celular por indução.

Posição ao volante mais baixa, bancos com firmeza e boa sustentação lateral, além de freio de estacionamento de imobilização automática (auto hold) são pontos de honra para a Honda.

Preço: R$ 214.500.

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3 Comentários
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Alexandre 24 de novembro de 2024

Imprensa passando pano para um carro totalmente inadequado para a categoria em que se propõe concorrer. Honda insiste em motores aspirados que deixam seus carros lerdos. Não se deu conta ainda de que cada vez mais o consumidor busca motores turbo pela agilidade devido à entrega de alto torque em baixas rotações. Ninguém quer saber de um motor 2.0 aspirado com tecnologia de mais de 20 anos atrás. Mas os “jênios” da Honda ainda não se deram conta disso, e continuam oferecendo carros submotorizados para o consumidor, fiando-se no fato de que o “H” vai vender qualquer tranqueira que ofereçam. Confia, Honda.

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Alexandre 13 de fevereiro de 2024

Líder Corolla Cross? Líder de que? Compass não existe mais?

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Airplane 12 de fevereiro de 2024

Caro, não é flex e tem porta-mala pequeno! Perde feio para o Corolla Cross !

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