Hyundai Creta: 5 motivos para comprar e 5 razões para evitar

Escolhemos a versão mais vendida do SUV, a Limited 1.0 turbo, para analisar seus principais atributos e os pontos negativos

hyundai creta limited 2025 prata sand frente
O face-lift resolveu a maior crítica do modelo (Fotos: Hyundai | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 25/05/2025 às 15h00

O Hyundai Creta é o carro mais vendido do Brasil no varejo. Ou seja, é o queridinho do público, não das empresas como outros modelos. Mas quais são as vantagens e desvantagens que justificam esse sucesso?

O segmento dos SUVs compactos é o mais concorrido no Brasil, com uma diversidade enorme de opções. O Hyundai Creta concorre no escalão mais alto deles, onde o apelo está na tecnologia embarcada e os preços chegam a intercalar com os de modelos médios de entrada.

VEJA TAMBÉM:

Para ajudar na pesquisa de quem está atrás de um SUV compacto mais tecnológicos, escolhemos aqui o Creta na versão Limited 1.0 TGDi. Essa é a versão mais vendida dele e fica logo acima do modelo de entrada Comfort.

O Hyundai Creta Limited utiliza motor 1.0 turbo com injeção direta de 120 cv e 17,5 kgfm, o câmbio automático de seis marchas. É um conjunto já conhecido do público, que equipa o SUV desde 2021 e também está presente na linha HB20.

Seu preço é de R$ 165.620, o colocando contra o Chevrolet Tracker LTZ, o Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive, Peugeot 2008 Allure, Honda HR-V EXL, Volkswagen T-Cross Comfortline e Jeep Renegade Longitude.

Tendo esses carros como referência, vamos listas as vantagens e desvantagens do Hyundai Creta Limited.

Vantagens do Hyundai Creta Limited

O Hyundai Creta é um dos carros mais atuais de seu segmento. A geração atual foi lançada em 2021, em 2024 ele recebeu um face-lift que melhorou a principal crítica, que era o desenho.

1. Tecnologia

hyundai creta limited 2025 interior painel
A Hyundai caprichou na oferta de equipamentos

A Hyundai gosta de rechear seus carros com o que existe de mais atual no mercado. O Creta Limited está mais perto da base da gama, mas ainda assim conta com recursos interessantes.

Ele traz painel digital com tela de 10 polegadas, iluminação ambiente, ar-condicionado automático com duas zonas, carregador por indução, câmera de ré, chave presencial, sensor crepuscular, central multimídia com espelhamento sem fio, comunicação com o aplicativo Bluelink e pacote ADAS. Faltou apenas ter os faróis em LED das versões mais caras, mas pelo menos o conjunto usado no Limited é com projetor.

2. Conforto

A Hyundai não tenta passar o Creta como um carro esportivo, ela sabe que seu uso é familiar. Por isso, a prioridade no comportamento dinâmico é no conforto.

O SUV também mima os ocupantes com revestimento sintético nos bancos e no volante, ar-condicionado de duas zonas, cruise control sensor de ré e outros equipamentos que já citamos.

3. Segurança

hyundai creta limited 2025 prata brisk traseira
A versão Limited já conta com pacote ADAS e 6 airbags

Enquanto alguns concorrentes oferecem o pacote ADAS apenas nas versões de topo ou como opcional, o Hyundai Creta Limited já traz alguns desses recursos de série. No pacote dessa versão está incluso o detector de fadiga, a frenagem autônoma de emergência, o farol alto automático, a centralização na faixa de rolagem e o assistente de permanência em faixa.

O SUV também traz seis airbags, monitor de pressão dos pneus, alarme volumétrico e alerta de presença no banco traseiro. Seu pacote de segurança está entre os mais fartos nessa faixa de preço.

4. Liquidez

O fato de ser um carro que vende muito no varejo também significa que a fama do Hyundai Creta é boa no mercado de usados. A fama boa de seu motor também ajuda nisso. Nesse quesito ele só fica atrás dos modelos japoneses.

5. Espaço interno

O Hyundai Creta possui 2,61 m de entre-eixos, estando entre os maiores do segmento nessa medida. Isso se traduz em espaço bom para quatro adultos, um quinto ocupante fica espremido.

Desvantagens do Hyundai Creta Limited

hyundai creta limited branco atlas traseira
O motor 1.0 turbo é beberrão e não é dos mais fortes

Toda montadora escolhe o que vai priorizar em seus carros. A Hyundai optou por focar em conforto e tecnologia, mas acabou escorregando nos seguintes quesitos:

1. Consumo

O motor 1.0 turbo do Hyundai Creta é bem mediano quanto a força e não possui fama de ser problemático. Mas ele cobra o proprietário com o consumo acima da média para a categoria. Confira as médias no padrão do Inmetro:

Combustível Consumo urbano Consumo rodoviário
Etanol 8,3 km/l 9,1 km/l
Gasolina 11,9 km/l 12,6 km/l

Dentre os equipados com motor 1.0 turbo, o Volkswagen T-Cross consegue ser mais econômico. Se colocar os aspirados na jogada, temos o Honda HR-V com as melhores médias dessa faixa de preço.

2. Preço

Essa crítica vai para todos os modelos do Hyundai Creta. O SUV foi posicionado em uma faixa mais alta do mercado e não possui uma versão mais acessível para o público PcD, como a concorrência faz.

Sua relação custo/benefício fica bem atrás de alguns concorrentes como o Jeep Renegade e o Caoa Chery Tiggo 5X. Também existe um buraco grande de preços entre as versões Limited e Platinum.

3. Desempenho

O motor 1.0 TGDi da Hyundai usa o mesmo conceito do 170 TSI da Volkswagen: usar um turbo menor para respostas mais rápidas. Isso se cobra em potência e torque menores, com valores próximos ao de um 1.6 aspirado.

A aceleração de zero a 100 km/h do Creta é feita em 11,6 segundos, um indicativo de que o motorista deverá ser mais paciente em ultrapassagens. O Volkswagen T-Cross, o Jeep Reneage e o Peugeot 2008 irão agradar mais a quem está com pressa.

hyundai creta limited 2025 interior painel visto de lado
Apesar do interior ser bonito, ele usa muito plástico duro

4. Porta-malas

Carros familiares precisam ter um bom porta-malas. Os 422 litros do Hyundai Creta não está entre os melhores, existem carros menores com volume maior no bagageiro.

5. Acabamento

O interior do Hyundai Creta é bonito de ser ver, mas chegando perto você percebe que é quase todo em plástico duro. Faltam inserções em material macio ao toque, principalmente em áreas de contato com o corpo como nas portas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário