[Impressões] Novo Volvo V60: bela alternativa aos SUVs
Perua sueca combina desempenho de esportivo, generoso espaço interno e tecnologia semiautônoma para buscar espaço em meio aos utilitários-esportivos
Perua sueca combina desempenho de esportivo, generoso espaço interno e tecnologia semiautônoma para buscar espaço em meio aos utilitários-esportivos
Estivemos em São Paulo, na região da rodovia Castelo Branco, para testar o novo Volvo V60 2019. A nova carroceria, com 10 cm a mais de entre-eixos em relação à geração anterior, garante muito mais conforto para quem vai atrás. O Volvo V60 já pode ser encomendado nas concessionárias por R$ 199.950.
O motor 2.0 turbo do V60 desenvolve 257 cavalos de potência e torque de 36 kgfm a partir de baixíssimas 1.500 rpm; ele leva o carro a velocidade máxima de 235 km/h (eletronicamente limitada) e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. É realmente um veículo vigoroso e divertido de dirigir! Ao volante nem se imagina estar em um comportado station wagon, mais parece um esportivo.
Na transmissão automática com oito marchas, bastante esperta e suave, a marca ficou devendo borboletas para trocas manuais no volante, já que isso só é possível pela alavanca de mudanças. A suspensão convida a brincar nas curvas, sobretudo pela traseira com sistema multilink e barra estabilizadora.
Mas você pode “temperar” a o V60 a seu gosto. As reações dos principais sistemas podem ser customizadas em três perfis que vão do econômico ao esportivo, além da possibilidade de escolher as regulagens ao seu gosto.
Todos sabem que os SUVs, atualmente, tão na moda. São opções muito interessante, mas as peruas têm o conforto e a estabilidade de um automóvel de passeio e espaço para bagagem que não fica devendo para os SUVs. O porta-malas do novo V60 comporta 529 litros e, rebatendo o encosto do assento traseiro salta para incríveis 1.364 litros.
Muito conforto para todos no novo V60, com generoso espaço para os joelhos tanto na frente quanto atrás, com acabamento elogiável, saídas de ar-condicionado para todos, multimídia com tela de 9 polegadas, sistema de som alta fidelidade e painel de instrumentos em tela LCD customizável.
Mas a modernidade que mais se destaca no Volvo V60 é o sistema semiautônomo de direção. O veículo se mantém no centro da faixa, faz as curvas, mantém distância segura dos veículos que seguem à frente e mantém a velocidade programada automaticamente. Você só precisa manter a mão em contato com o volante, não pode tirar por mais que uns poucos minutos, para que o veículo saiba que você está presente supervisionando tudo.
Embora o V60 possa seguir sozinho por muito mais tempo, a legislação internacional para veículos semi-autônomos exige isso. O resultado é muito conforto e comodidade para o motorista.
Fora isso, além do sistema inteligente de resgate, localização do veículo e possibilidade de acionamento de várias funções por aplicativo no smartphone, o V60 oferece: faróis e lanternas em LEDs, sistema de frenagem autônoma – nos casos em que é impossível parar a tempo de evitar a colisão o veículo ajuda o motorista a desviar -, sistema ativo de manutenção de faixa que aciona o volante para corrigir a trajetória, controles de estabilidade e tração e sistema que prepara previamente ações de segurança em caso de movimentação que indique risco de acidente, antes de qualquer impacto.
Na versão Momentum do V60 (única que estará disponível no Brasil) e por um preço relativamente atrativo, quase igual ao de um de seus principais concorrentes, o Audi A4 Avant (R$ 198.950), que tem cerca de 25% a menos de potência, e 28% mais barato que o Mercedes-Benz C300 Estate (R$ 278,9 mil), que tem motor semelhante.
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