Amaciamento do motor tem a ver com o rendimento do carro?

Para que o motor tenha sua máxima eficiência, é necessário que as partes internas se ajustem. E isso só ocorre após uma certa quilometragem

Por Boris Feldman14/12/18 às 10h00

Uma dúvida de um leitor do AutoPapo é se após o amaciamento do motor, nos primeiros 4, 5 mil quilômetros, ele ficará mais eficiente. Será que procede?

[TRANSCRIÇÃO]

Eu comentei aqui, recentemente, sobre o amaciamento do motor  que, exatamente, não existe mais. No passado, os carros zero-quilômetro exigiam um cuidado do motorista nos primeiros 4, 5 mil quilômetros, que era evitar  pisar no acelerador até no fundo para poupar o motor, até que as suas peças internas se ajustassem. Hoje, com as novas tecnologias, basta o motorista tomar um certo cuidado nos primeiros 500, no máximo mil quilômetros, e nada além disso.

Um leitor me contestou, pois alguém disse pra ele que só depois dos 4 ou 5 mil quilômetros o motor teria eficiência máxima. Sim, estava certo quem disse isso, pois uma coisa é amaciar o motor, o que não precisa mais; a outra é a quilometragem necessária para que o motor tenha a máxima eficiência para esse ajuste das partes internas. E isso ocorre ao redor dessa quilometragem entre 4 a 5 mil quilômetros.

Amaciamento do motor
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
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    Bruno Oliveira 17 de dezembro de 2018

    queria tirar uma duvida, quando comprei meu carro zero, ele apresentou alguns barulhos no motor, foi levado a concessionaria eles me diserão que seria necessário remover o motor e substituir algumas peças, foi substituído toda as peças internas da parte de baixo, minha duvida e essa. será que esse motor vai ter a mesma durabilidade e rendimento semelhante a um novo?

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