[Vídeo] Volkswagen Virtus 2023: veja como anda o 170 TSI manual
A Volkswagen trouxe o motor 170 TSI para suceder o 1.6 aspirado no Virtus 2023, andamos na versão manual para saber como anda a base da gama
A Volkswagen trouxe o motor 170 TSI para suceder o 1.6 aspirado no Virtus 2023, andamos na versão manual para saber como anda a base da gama
A linha 2023 do Volkswagen Virtus trouxe novidades que deixaram o sedã compacto mais preparado para incomodar os líderes Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S. Antes o compacto alemão se destacava pelo espaço interno e o prazer ao dirigir, agora ganhou um recheio de tecnologia e segurança para pisar no calo desses rivais.
Sob o capô veio a novidade do motor 170 TSI, o 1.0 turbo com turbocompressor menor que foi usado no Up TSI e foi adotado pelo Polo no final de 2022. Esse propulsor substitui o 1.6 16v MSI, que hoje sobrevive apenas na caminhonete Saveiro.
Versão | Preço |
---|---|
170 TSI manual | R$ 103.990 |
170 TSI automático | R$ 112.990 |
200 TSI Comfortline | R$ 121.990 |
200 TSI Highline | R$ 130.030 |
250 TSI Exclusive | R$ 144.990 |
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Ao contrário do Polo, o motor 200 TSI foi mantido nas versões Comfortline e Highline. Como esse motor já havia sido adequado para as normas de emissões Proconve L7, nada mudou em desempenho e consumo nessas versões.
O que todas as versões do Virtus receberam na linha 2023 foi a nova calibragem de amortecedores, que prioriza o conforto. O AutoPapo avaliou o sedã nas versões 170 TSI manual e Comfortline 200 TSI automática na região de Buenos Aires, na Argentina.
O ganho em conforto dessa nova calibragem pode ser notada nas ondulações da pista, porém o bom asfalto das rodovias repletos de pedágio do país vizinho difere do que estamos acostumados. O que pareceu não ter sido afetado foi a boa estabilidade, o Virtus 2023 rodou em altas velocidades de forma segura.
Devido a letargia típica dos câmbios automáticos e à perda de potência provocada pelo conversor de torque, o modelo manual foi mais esperto que o irmão mais potente. Um dos trunfos do motor 170 TSI no uso cotidiano é o turbocompressor menor, que enche mais rápido e entrega o torque máximo a 1.750 rpm — contra os 2.000 rpm do 200 TSI.
Na ficha técnica essa sensação é confirmada: a Volkswagen divulga aceleração de zero a 100 km/h em 9,8 segundos para o Virtus 170 TSI manual, 11,7 s para o 170 TSI automático e 10 s para o 200 TSI. O Exclusive 250 TSI, que ainda não esteve disponível para as impressões, está em um patamar superior cumprindo essa prova em 8,5 s.
O Volkswagen Virtus 170 TSI utiliza a boa e velha caixa MQ200, que estreou no Brasil com o Golf 2001 equipado com motor 1.6 EA111. Ela traz engates leves e precisos, sem ter um rival a altura desde que a Honda deixou de oferecer opção de 3 pedais em seus carros.
Já o modelo automático não traz surpresas: a sua caixa Aisin de seis marchas é a mesma utilizada por diversos outros carros, mudando apenas a programação. Todos modelos automáticos trazem as borboletas para as trocas sequenciais no volante.
Ficha técnica Virtus 200 TSI
Nas propagandas do Polo e do Virtus o painel digital e o motor turbo chamavam a atenção, mas até 2022 esses itens eram relegados às versões de topo. Na linha 2022 o sedan traz esses itens em todos os modelos, além de finalmente adotar os airbags de cortina.
Ao contrário do Polo 170 TSI manual, a versão de entrada do Virtus tem o botão no volante que permite mudar a visualização do painel digital com tela de 8 polegadas. Por causa da falta desse botão, o hatch não exibe o conta-giros na tela. O fabricante disse que irá corrigir essa falha no próximo ano-modelo.
A segurança não foi reforçada apenas no par extra de bolsas infláveis: agora toda versão com câmbio automático traz cruise control adaptativo via radar e frenagem autônoma de emergência. Todas as versões trazem faróis full-LED, detector de fadiga, frenagem pós colisão, XDS+ (simula um diferencial de deslizamento limitado com os freios) e sistema que aproxima as pastilhas dos discos em dias de chuva.
Todas as entradas USB do Volkswagen Virtus 2023 são do tipo C, sendo as voltadas para o branco traseiro disponíveis apenas junto do câmbio automático. Em todas as versões vêm o carregador de smartphone sem fio.
A central multimídia nas versões 170 TSI e Comfortline é a Composition Touch, com tela menor e alguns botões físicos. Ela traz Android Auto e Apple Carplay apenas via cabo. Já a VW Play, opcional no Comfortline e de série no Highline, possui tela maior, possibilidade de atualizações remotas e espelhamento sem fio.
O acabamento também ganhou um esmero na linha 2023 do Virtus, mas ficou limitado ao motorista e o passageiros dianteiro: as portas dianteira ganharam uma porção em tecido. Atrás continua tudo igual. A versão Highline ganhou detalhes em marrom no material sintético que forra os bancos e uma porção em vinil no painel.
O Volkswagen Virtus é classificado como carro compacto devido sua faixa de preço, mas o seu porte é similar ao de sedãs médios de 15 anos atrás. Em comparação com o Jetta 2007, o Virtus 2023 é maior em comprimento, entre-eixos e altura, perdendo apenas na largura por 3 cm.
Esse porte faz que a cabine seja um salão, com fartura de espaço para as pernas e largura para os ombros. Isso o coloca bem a frente do Hyundai HB20S, junto dos espaçosos Chevrolet Onix Plus e Honda City.
Com essa reestilização o Virtus ganhou uma frente mais longa e alta, o que deixou o desenho mais equilibrado e o distancia do Polo. Os faróis vieram do Nivus, mas a identidade visual diferente da dianteira dá uma personalidade própria ao sedan.
Um quesito onde o Virtus 2023 fica junto dos médios é no volume do porta-malas: são 521 litros no padrão VDA, que utiliza blocos que medem o espaço útil. Utilizando o padrão teórico máximo, que considera todos os cantos do porta-malas, o volume é de 605 litros. A VW disse que irá divulgar ambos números para fins comparativos, já que alguns fabricantes não adotam o VDA.
Apesar do porte, o Virtus só deverá oferecer incomodo aos médios com a versão Exclusive. Ela vem completa, com o motor 250 TSI e seu preço intercala com versões de entrada dos médios Toyota Corolla e Chevrolet Cruze.
Combustível | Urbano | Rodoviário | Combinado |
---|---|---|---|
Gasolina | 13,5 km/l | 15,9 km/l | 14,6 km/l |
Etanol | 9,2 km/l | 11,3 km/l | 10,2 km/l |
Combustível | Urbano | Rodoviário | Combinado |
---|---|---|---|
Gasolina | 12,2 km/l | 15,2 km/l | 13,6 km/l |
Etanol | 8,5 km/l | 10,7 km/l | 9,5 km/l |
Combustível | Urbano | Rodoviário | Combinado |
---|---|---|---|
Gasolina | 11,8 km/l | 15, km/l | 13,2 km/l |
Etanol | 8,2 km/l | 10,4 km/l | 9,2 km/l |
Fotos: Volkswagen | Divulgação
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OK….o carro ficou melhor em quase tudo…..mas e o preço????……