Insulfilm com bolha dá multa? Em todos os vidros?

Regulamentação foi atualizada recentemente; descumpri-la pode custar R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação

bolha insulfilm vidro traseiro foto chico riberiro detran ms
Nível mínimo de transparência do insulfilm também mudou - no vidro traseiro, o motorista pode colocar a película mais escura (Foto: Chico Ribeiro | Detran Mato Grosso do Sul)
Por Laurie Andrade
Publicado em 28/03/2024 às 09h02

A Resolução 960/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou as regras para o uso de películas não refletivas. Desde então, insulfilm com bolhas – quando no vidro do motorista e para-brisa – é infração passível de multa.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Também foram alteradas as normas que tratam da transparências das películas. Confira, abaixo, qual o padrão atual.

VEJA TAMBÉM:

A aplicação de película não refletiva nas áreas envidraçadas dos veículos automotores é permitida desde que atendidas as mesmas condições de transmitância para o conjunto vidro-película estabelecidas.

Multa por bolha no insulfilm

Segundo o Contran, é vedada a manutenção de películas com bolhas na área crítica de visão do condutor e nas áreas indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

Manter o insulfilm com bolhas implica na aplicação das seguintes penalidades e medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

art. 230 Conduzir o veículo

inciso XVI;

e) com adesivo, inscrição, legenda, painel decorativo, pictograma, pintura, símbolo, ou qualquer outro material em desacordo com o previsto nesta Resolução, nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade.

Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.

O que custa, ao motorista, R$195,23 e penalidade de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Consideram-se áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo a área do para-brisa e as áreas envidraçadas situadas nas laterais dianteiras do veículo, respeitando o campo de visão do condutor.

Transparência da película

De acordo com o artigo 4º Resolução 960/2022, a transmitância luminosa das áreas envidraçadas:

I – não poderá ser inferior a 70% para os vidros dos para-brisas e das demais áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo; e

II – não poderá ser inferior a 28% para os vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

Vale lembrar que a marca do instalador e o índice de transmitância luminosa existentes em cada conjunto vidro-película localizadas nas áreas envidraçadas dos veículos indispensáveis à dirigibilidade serão gravados indelevelmente na película por meio de chancela.

As informações inscritas na chancela devem ser legíveis pelos lados externos dos vidros.

Boris comentou a nova regra do insulfilm:

Por isso, a orientação do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) é de que os proprietários de veículos busquem empresas credenciadas e habilitadas para fazer a instalação do insulfilm.

O chefe de Fiscalização de Trânsito do Detran-MS, Ruben Ajala, explica que é obrigatório ter a chancela indelével na película que comprove os dados do instalador.

Todo instalador tem a responsabilidade perante o material que será instalado. E frisamos que o indelével não é o adesivo colado, e sim como um carimbo na película.

Nós tivemos várias situações em que alguns piratas fizeram um adesivo, colaram no vidro e depois instalaram a película em cima. E isso é irregular” acrescenta.

Com o passar do tempo, a película pode se danificar, criar bolhas e ficar desfocada, prejudicando a passagem da transmitância luminosa. “O condutor precisa se atentar a isso: que se o insulfilm na área indispensável à dirigibilidade – que são as laterais e o para-brisa -, estiver com esse tipo de danificação, ele já deve procurar uma correção”, reforça Ajala.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário