iPhone 13 ou andar à pé? Esses 5 carros têm o mesmo preço do aparelho
Um smartphone já se tornou uma necessidade na vida moderna, mas com a cifra de R$15.499 pedido por um iPhone 13 Pro Max é possível levar um desses carros
Um smartphone já se tornou uma necessidade na vida moderna, mas com a cifra de R$15.499 pedido por um iPhone 13 Pro Max é possível levar um desses carros
Nesta terça (14) a Apple realizou um evento online para apresentar a 13ª geração do iPhone. E, como em todo lançamento de iPhone, o preço do smartphone sempre chega a um novo patamar. Segundo a Apple, os valores partem de R$6.599 no iPhone 13 mini de 128 gb e chega a R$15.499 no iPhone 13 Pro Max de 1tb.
Apaixonados por carros olham essa cifra e já começam a pensar nos modelos que poderiam comprar com esse valor. No AutoPapo não é diferente: o valor do aparelho mais caro nos fez lembrar de carros divertidos, que podem ser boa pedida para o uso diário.
VEJA TAMBÉM:
O iPhone 13 Pro Max com memória de 1 terabyte é o topo de linha da Apple, nada mais justo que começar com o carro que foi o topo de linha da Chevrolet no Brasil. Mas existe um porém: o verdadeiro topo de linha, o Omega CD com motor seis cilindros, está bastante valorizado e já goza o status de clássico por estar perto de completar 30 anos.
O Omega GLS já conta com boa parte dos itens de luxo do CD: bancos forrados em veludo, ar condicionado, vidros elétricos, teto solar (opcional) e computador de bordo (também opcional). Comum a todos os Omega é o amplo espaço interno, além da dinâmica que concilia conforto com uma boa estabilidade e da tração traseira.
Os motores seis cilindros em linha, tanto o 3.0 alemão quanto o 4.1 brasileiro, fizeram a fama de desempenho do Omega. Mas quatro cilindros Família 2 não faz feio, pois, apesar de grande, o sedã não é tão pesado quanto aparenta: 1.275 kg. É mais pesado que a última geração do Vectra e mais leve que a primeira do Cruze.
Por isso, os motores 2.0 ou 2.2 à gasolina, ambos produzindo 116 cv, e o 2.0 à álcool, com 130 cv, conseguem um desempenho decente. Segundo dados do fabricante a aceleração de zero a 100 km/h é na faixa dos 11 segundos, e a velocidade máxima é de 190 km/h. Se não estiver satisfeito, existem dezenas de receitas conhecidas para preparar esse motor, mas aí entra o valor de mais um iPhone.
Voltando para o mundo real, onde a gasolina está cada vez mais cara e utilizar o carro na cidade se tornou um desafio devido aos custos, o Fiat Mille com motor Fire pode ser a solução. O ano 2006 é o mais novo até R$ 15,5 mil, segundo a tabela Fipe, e os valores nos sites de usados parecem repetir essa média.
O Mille já era um projeto antigo em 2006, porém era um carro leve e com aerodinâmica boa para um hatchback, mesmo nos padrões dos anos 2000. Graças a esses atributos, o compacto é bastante econômico.
Outro trunfo do Mille é a manutenção barata e simples. O motor Fire é produzido até hoje, portanto, a oferta de peças é farta e os mecânicos são velhos conhecidos do motor. E o carro é robusto, sendo considerado como o sucessor do Fusca pelo interior do Brasil.
O comprador precisa ficar atento na hora de comprar um Mille para não pegar um modelo que tenha essa robustez testada ao extremo pelo dono anterior. Outro problema na hora de comprar um Mille usado é que itens como ar-condicionado e direção hidráulica, que facilitam a vida do motorista no uso diário, não eram de série.
O Ford Ka XR é um dos carros mais divertidos já feitos no Brasil. A carroceria leve e diminuta do Ka aliada ao motor 1.6 Zetec Rocam de 95 cv é capaz de incomodar muito carro maior, seja nas retas ou em estradas sinuosas.
Mas assim como ocorre com o Omega CD, o Ka XR já é valorizado. Mas existe uma alternativa dentro da faixa de preço do iPhone: o Ka Action. Essa versão trazia o motor 1.6 e a suspensão esportiva do XR, mas deixava para trás rodas de liga leve, spoilers e saias. Ar-condicionado e direção hidráulica eram opcionais no Action.
Assim como o Mille, não existem mistérios na mecânica do Ka Action. O motor Zetec Rocam é velho conhecido dos brasileiros e foi usado no Fiesta até 2014. Esse motor utiliza corrente metálica, mais durável que a correia dentada.
O valor na tabela Fipe do Ka 1.6 Action varia entre R$ 12,5 mil a R$ 14,8 mil. Nos classificados de usados, o hatch esportivo pode ser encontrado próximo a esses valores, podendo passar em unidades mais bem conservadas. O modelo MP3 1.6 é similar ao Action, trazendo como diferencial o sistema de som.
A última perua fabricada no Brasil foi a Fiat Palio Weekend. Essa versão familiar do Palio foi oferecida em uma infinidade de modelos, incluindo versões 1.0. Na faixa de preço do iPhone topo de linha é possível encontrar versões bem equipadas da segunda geração.
Destacamos a versão Adventure com o motor 1.6 16v por ser uma variante mais fácil de encontrar no mercado que a topo de linha Stile. A perua se diferencia do hatch pelo entre-eixos 9 cm maior e pela suspensão traseira independente com braços arrastados.
Na versão aventureira a altura em relação ao solo é de 17 cm, capaz de lidar com obstáculos urbanos e apta para aquela ida a uma cachoeira no final de semana. Na roupagem aventureira vem o obsoleto quebra-mato, faróis de neblina e de longo alcance, rodas de liga leve e rack duplo no teto.
Os preços da segunda geração da perua variam de R$ 14 mil a R$ 15,8 mil quando equipada com o motor 1.6. Na linha 2004 o motor foi trocado pelo 1.8 da Chevrolet, que é mais valorizada no mercado de usados e traz mais torque em baixas rotações.
O Ford Focus revolucionou o mercado de carros médios na Europa quando foi lançado, em 1998. Seu projeto moderno, desenho ousado e suspensão traseira independente do tipo multibraço garantiram ao hatch diversos prêmios.
Dois anos mais tarde ele passou a ser fabricado na Argentina e vendido no Brasil. Pelo preço de um iPhone 13 Pro Max é possível encontrar quase todas as versões da primeira geração do hatch: a exceção fica para os modelos equipados com motor 2.0 Duratec, feitos a partir de 2005.
No lado mais sensato do Focus existem as versões 1.6, que usam o mesmo Zetec Rocam do Ka, Fiesta, Escort e EcoSport. Porém, não espere manutenção tão barata quanto a do compacto no resto do carro. Afinal, estamos falando de um hatch médio com suspensão sofisticada.
Quem procura mais desempenho ou um interior mais equipado tem com opção as versões com os motores 1.8 e 2.0 da família Zetec, comuns ao último Escort e ao Mondeo. Independente da mecânica, o comprador de um Focus estará bem servido em espaço interno, conforto e estabilidade.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Entre as duas opções eu vou na terceira via oculta, pegaria esse dinheiro e investiria em uma microfranquia de 10 com 5 de capital de giro e em 3 meses posso comprar até 3 iPhones kkkkkkk
Omega 4.1 fazendo 3km/L na cidade na gasolina,sem ele em 3 meses de economia do combustível compro o iPhone 13, em 3 anos compro 1 casa com a economia de não tê-lo. (Rodo 2 mil km/mes no mínimo).
Tá reclamando do preço compra um carro feio desses ué
Misericórdia só carro Bagaceira kkkkkk melhor o iPhone 13 ???
A compra é pessoal as pessoas que compram iPhone é por que querem simples! E sempre foi assim. Não venham colocar agora carros pra comparar preços, porquê existem celulares mais caros do que esses.
Este auê todo é porque é Apple.
Eu acho que a maioria das pessoas esqueceram tudo que aconteceu de 2007 até aqui ou nunca se quer viram matérias sobre tecnologia pra falar da Apple. Se soubessem de verdade não estariam dizendo ou fazendo comparações pretensiosas.
Na moral . Com esses carros ae , melhor o celular mesmo, chama mais atenção com as mulheres kkk
Geralmente quem vai comprar um celular desse tem dinheiro para várias coisas então nem faz falta kkkk e eu aq querendo um PC GAMER de 4,567,00
Eu tou quero comprar carro ?
Com o valor da gasolina fica uma dúvida cruel ?
Nem um nem outro. Um celular mais barato e andar de ônibus, o dinheiro deixo guardado em algum investimento…
Mas vc vai gastar mesmo assim né?
Pra quem não precisa de carro 4 portas, o Ka 1.6 é uma boa pedida e, talvez, seja p mais fácil de encontrar em bom estado e barato, além de não ser visado para roubo como o Mille.
Tá de brincadeira neh?! Kkkkkkk eu prefiro guardar o dinheiro e gastar com coisa útil do que comprar um iPhone ou um daqueles carros. Nessa crise q estamos hoje em dia eu prefiro ter um celular bom que não seja iPhone andar num carro bom q não seja importado do que gastar meu dinheiro com isso enquanto tem muita gente passando fome.
É pra acabar…. Sendo que tem outros celulares melhores e mais barato… O que status não faz…..
Verdade falou tudo
“ou” significa opção. OU eu compro iPhone (e ando a pé) OU não compro iPhone (e ando numa lata velha).
Lara velha seu ku o omega é mais forte q muitos carros novos por vai pesquisar sobre carros antes de fala nesse carai to puto ja mermão
Putzzz. dá zero pro estagiário! Olha o título… Iphone 13 ou andar a pé!!!??????? o correto é Iphoe13 ou ANDAR DE CARRO !!!!!!!! PELAMORDEDEUS!!!! LÁSTIMA!
Sem falar que, comprando um carro velho, estará sujeito ao chamado ficar no prego, e além de gastar 15.000,00, andaria a pé do mesmo jeito.
eu fico com Iphone 13 esses carros valem o mesmo so que vc vai ter que gastar o triplo concertando eles e toda hora vão dar problema reportagem boba
Kkkk não manja nada de carro em…
Manjar nao mesmo ja que isso é um termo usado em outro aspecto se vc nao sabe, busque um aurelio, agora conhecimento eu tenho e muito e mesmo assim prefiro comprar
Um iphone a um desses carros espero tenha entendido
E será que a pessoa que tem dinheiro pra comprar um Iphone vai pensar em comprar um desses carros ai? ruum!!
Por um iPhone tem doido pra TD, preferem se pagar com celular caro que ter um carrinho
Pois é
PRA RICO IPHONE,PRA POBRE “AÍ FOME…
Na minha cidade já vi gente pegando ônibus com o iPhone 12 na mão kkkkkkk
iphone só é caro aqui no Brasil sempre Brasil, ou vc pede pra alguem trazer de fora pra vc como eu fiz ,muitoooo mais em conta e acreditem sobrou muita grana
Alguns dos modelos dessa reportagem é difícil achar rodando aqui em São Paulo-SP, como por exemplo o Omega GLS 2.0-L, mas um carro desse de quase 30 anos ainda pode ser funcional.
Agora a pergunta que não quer calar:
“Será que esses motores 3 cilindros, turbo, injeção direta vai estar rodando com 30 anos de idade?”
Vi no Youtube o vídeo abaixo a pergunta: “Como está a questão da retífica de cilindros do motor VW1.0-L TSI 3 cilindros?”, e fiquei chocado com a bomba que será um carro desses na mão de donos neglingentes com manutenção preventiva ou que procura sempre o combustível mais barato ou que só anda em alta rotação, ou seja, tem pé de chumbo e não respeita os limites de velocidade das vias, então o próximo dono pode comprar uma bomba relógio.
Todas essas peças caras como turbina, bomba de alta, bicos injetores de injeção direta são caros, e o preço não vai baixar quando esses carro tiverem 10 anos ou mais de uso.
Vídeo: MOTOR VW 1.0 TSI ACEITA RETÍFICA? DÚVIDAS SOBRE MOTORES 3-CILINDROS | O Mecânico Responde
Canal Youtube: O Mecânico
VW TSI será uma dessas bombas!