IPVA CE 2020: consulta, calendário de pagamento e desconto

Contribuintes do estado que optarem pela cota única têm direito a 5% de desconto; Sefaz lançou aplicativo para consulta de valores e emissão de boletos

Por AutoPapo 17/12/19 às 12h29

No próximo ano, os proprietários de veículos emplacados no Ceará (CE) pagarão menos pelo Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Isso porque a base de cálculo da taxa registrou queda de 4,29% em comparação a 2019. Confira, abaixo, o valor e outros detalhes sobre o IPVA CE 2020.

A informação foi divulgada pela titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Fernanda Pacobahyba, que afirmou também que os motoristas que pagarem o IPVA CE 2020 em cota única até o dia 31 de janeiro terão 5% de desconto.

Depois desse prazo, o pagamento – sem abatimento especial – poderá ser feito em até cinco parcelas. O valor de cada uma delas não poderá ser inferior a R$ 20,00.

Calendário de pagamento do IPVA CE 2020

Forma de pagamento Data
Parcela única com 5% de desconto 31 de janeiro
1ª parcela 10 de fevereiro
2ª parcela 10 de março
3ª parcela 13 de abril
4ª parcela 11 de maio
5ª parcela 10 de junho

Ainda segundo a secretária, no ano que vem, cerca de 2,29 milhões de veículos serão tributados no estado, com previsão de arrecadar em torno de R$ 1 bilhão e 84 milhões. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual e os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.

Para fazer a consulta do valor do IPVA 2020, os cearenses devem acessar a tabela do imposto na página do governo.

Aplicativo para consulta de IPVA

Os contribuintes poderão fazer consultas e emitir o boleto de pagamento do IPVA CE 2020 pelo aplicativo Meu IPVA, disponível para download nas lojas Play Store e App Store.

Para chegar aos valores constantes nas tabelas do IPVA para 2020, a Sefaz levou em consideração o levantamento divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que monitora os preços médios de mercado dos veículos. Além disso, a Secretaria consultou os dados do Sindivel (Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará).

Vale relembrar que a Sefaz não envia guias de recolhimento pelos Correios. Os boletos para pagamento estarão disponíveis aos contribuintes, a partir do dia 2 de janeiro, no site da Secretaria ou no aplicativo Meu IPVA .

A rede arrecadadora do IPVA CE 2020 inclui Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNB, Bradesco, Santander, Itaú e casas lotéricas. Quem preferir pode pagar o imposto por meio dos cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

ipva 2020 1

Alíquotas

As alíquotas do IPVA CE 2020 variam de 1% a 3,5% sobre o valor venal dos veículos. A maior parte da frota tem alíquota de 3,5%.

Motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas (com infração de trânsito) pagam 2%. Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras pagam 1%.

Isenção do IPVA 2020 CE

Pessoas com deficiência têm direito à isenção do imposto, assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, e veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Foto Shutterstock | Divulgação

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário