Não é só a Jaguar: 5 marcas que mudaram a logo recentemente

Num movimento desesperado, a Jaguar tenta se reinventar para apagar fracassos recentes, diferentemente de outras colegas que apenas se atualizaram

jaguar logo nova
Todas mudaram para "pior" (Foto: Jaguar | Reprodução)
Por Lucas Silvério
Publicado em 27/11/2024 às 09h00
Atualizado em 27/11/2024 às 15h26

A inglesa Jaguar caiu na boca do povo após sua campanha de reformulação da marca. Até o momento, o que parece é que a marca quer quebrar paradigmas e mudar totalmente sua identidade visual, e foi aí que ela enfiou os pés pelas mãos, desagradando muito o seu público consumidor mais antigo e conservador. O caso é recente, mas não é a primeira vez que algo semelhante acontece. Várias luxuosas já mudaram seus logotipos e desapontaram o público.

VEJA TAMBÉM:

Bugatti

Detalhes interior em laranja da miniatura do Bugatti Veyron
Logomarca atual da Bugatti é praticamente uma reprodução do monograma do saudoso Ettore e continua no volante dos bólidos (Foto: Bugatti | Divulgação)

Em 2022, a Bugatti deixou para trás o seu clássico logotipo vermelho para dar lugar a uma nova estética mais moderna.

Alegando que a empresa não tinha mais uma conexão direta com a família Bugatti, uma reformulação foi feita. O oval vermelho, junto do monograma “EB”, saiu de linha para dar lugar ao simples “Bugatti” escrito de uma forma limpa e direta. O objetivo era transmitir a flexibilidade, variabilidade e disposição da marca em se adaptar às tendências da moda e do setor automotivo de luxo.

Para a alegria de alguns, o escudo se manteve no veículo, mas toda a identidade visual da marca mudou.

Rolls-Royce

spirit of ecstasy simbolo rolls royce antigo
O Spirit of Ecstasy precisou se ajustar à exigências de segurança do século 21, mas jamais perderá seu lugar de destaque sobre a grade do radiador (Foto: Rolls-Royce | Divulgação)

Quem também se rendeu ao minimalismo foi a luxuosa Rolls-Royce. Em 2022 a marca decidiu retirar a aparência de medalha prateada de seu logotipo, junto do nome por extenso escrito ao símbolo. O resultado foi a permanência dos dois Rs da marca.

A Rolls-Royce afirmou que essas configurações atendem um público mais ousado e que busca personalidade.

Dois anos depois, quem mudou foi o “Spirit of Ecstasy”, a efigie que vem sobre os capôs da marca. Também se rendendo à modernidade ele teve que diminuir para adequar aos automóveis elétricos.

Volvo e sua logo “machista”

Volvo EX90 (2)
A Volvo também ajustou seu emblema, suavizando o símbolo do ferro (na química) e evitar confusões com o Escudo de Marte (Foto: Volvo | Divulgação)

Diferente das luxuosas já listadas, a Volvo passou apenas por uma reformulação em seu logo, mantendo os mesmos elementos, mas de uma forma mais moderna – que já é comum dentre quase todas as fabricantes hoje em dia.

Em 2021 ela deixou o aspecto tridimensional de escudo para um logotipo em preto, 2D, simples e prático. Muitos não gostaram da “perda de personalidade”, mas foi uma forma de manter o símbolo do ferro (Fe) sem a confusão com o Escudo de Marte, que simboliza o sexo masculino e sempre foi visto com um quê de misoginia.

BMW

BMW M4 CS 2025 FRENTE LATERAL DETALHES (4)
Suavizadas, as hélices em movimento continuam na medalha da BMW para lembrar sua origem na aviação (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Na mesma lógica a BMW fez uma leve modificação no seu escudo. Saiu de cena o efeito tridimensional, assim como o anel externo preto, e chegou um novo símbolo transparente com contorno branco e estética mais refinada.

Na época, o vice-presidente da marca, Jeans Thieme, afirmou que a alemã passou a corresponder às expectativas e estilo visual da atualidade e também a era digital. Mas fato é que a hélice em movimento, que simboliza a origem da marca como fabricante de motores de aviação dificilmente irá deixar de “girar”.

Ford também já mudou de logo

Ford F 150 Lariat 2025 azul frente em estrada de terra
Ford F-150 conta com o Oval Azul “chapado”, sem efeito tridimensional (Foto: Ford | Divulgação)

Finalizando a lista das marcas que ajustaram as suas logos, está a Ford. Ela também seguiu a mesma linha das demais marcas, se tornando mais moderna e minimalista. Aqui a mudança foi mais sutil e a estadunidense apenas deixou o efeito 3D para trás, mantendo todo o resto. Porém para muitos a mínima mudança não foi das melhores.

EMBLEMA FORD ORIGINAL JABULAS
Excesso de informações estavam presentes na primeira logo da Ford (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Vale lembrar que o Oval Azul não foi o primeiro emblema da marca fundada Henry Ford. Nos primórdios de sua linha de montagem, a Ford utilizava uma medalha, que inclusive apontava sua origem em Detroit.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário