Não é só a Jaguar: 5 marcas que mudaram a logo recentemente
Num movimento desesperado, a Jaguar tenta se reinventar para apagar fracassos recentes, diferentemente de outras colegas que apenas se atualizaram
Num movimento desesperado, a Jaguar tenta se reinventar para apagar fracassos recentes, diferentemente de outras colegas que apenas se atualizaram
A inglesa Jaguar caiu na boca do povo após sua campanha de reformulação da marca. Até o momento, o que parece é que a marca quer quebrar paradigmas e mudar totalmente sua identidade visual, e foi aí que ela enfiou os pés pelas mãos, desagradando muito o seu público consumidor mais antigo e conservador. O caso é recente, mas não é a primeira vez que algo semelhante acontece. Várias luxuosas já mudaram seus logotipos e desapontaram o público.
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Em 2022, a Bugatti deixou para trás o seu clássico logotipo vermelho para dar lugar a uma nova estética mais moderna.
Alegando que a empresa não tinha mais uma conexão direta com a família Bugatti, uma reformulação foi feita. O oval vermelho, junto do monograma “EB”, saiu de linha para dar lugar ao simples “Bugatti” escrito de uma forma limpa e direta. O objetivo era transmitir a flexibilidade, variabilidade e disposição da marca em se adaptar às tendências da moda e do setor automotivo de luxo.
Para a alegria de alguns, o escudo se manteve no veículo, mas toda a identidade visual da marca mudou.
Quem também se rendeu ao minimalismo foi a luxuosa Rolls-Royce. Em 2022 a marca decidiu retirar a aparência de medalha prateada de seu logotipo, junto do nome por extenso escrito ao símbolo. O resultado foi a permanência dos dois Rs da marca.
A Rolls-Royce afirmou que essas configurações atendem um público mais ousado e que busca personalidade.
Dois anos depois, quem mudou foi o “Spirit of Ecstasy”, a efigie que vem sobre os capôs da marca. Também se rendendo à modernidade ele teve que diminuir para adequar aos automóveis elétricos.
Diferente das luxuosas já listadas, a Volvo passou apenas por uma reformulação em seu logo, mantendo os mesmos elementos, mas de uma forma mais moderna – que já é comum dentre quase todas as fabricantes hoje em dia.
Em 2021 ela deixou o aspecto tridimensional de escudo para um logotipo em preto, 2D, simples e prático. Muitos não gostaram da “perda de personalidade”, mas foi uma forma de manter o símbolo do ferro (Fe) sem a confusão com o Escudo de Marte, que simboliza o sexo masculino e sempre foi visto com um quê de misoginia.
Na mesma lógica a BMW fez uma leve modificação no seu escudo. Saiu de cena o efeito tridimensional, assim como o anel externo preto, e chegou um novo símbolo transparente com contorno branco e estética mais refinada.
Na época, o vice-presidente da marca, Jeans Thieme, afirmou que a alemã passou a corresponder às expectativas e estilo visual da atualidade e também a era digital. Mas fato é que a hélice em movimento, que simboliza a origem da marca como fabricante de motores de aviação dificilmente irá deixar de “girar”.
Finalizando a lista das marcas que ajustaram as suas logos, está a Ford. Ela também seguiu a mesma linha das demais marcas, se tornando mais moderna e minimalista. Aqui a mudança foi mais sutil e a estadunidense apenas deixou o efeito 3D para trás, mantendo todo o resto. Porém para muitos a mínima mudança não foi das melhores.
Vale lembrar que o Oval Azul não foi o primeiro emblema da marca fundada Henry Ford. Nos primórdios de sua linha de montagem, a Ford utilizava uma medalha, que inclusive apontava sua origem em Detroit.
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