Jaguar apresenta E-PACE, novo SUV da marca que pode chegar ao Brasil este ano

Durante lançamento, utilitário esportivo quebrou recorde de maior espiral feita por um veículo de produção

Por AutoPapo14/07/17 às 12h00

A Jaguar apresentou o segundo utilitário esportivo de sua história com pompa e circunstância. O SUV compacto E-PACE quebrou o recorde de maior espiral feita por um veículo de produção. A previsão da fabricante é de que este seja o modelo mais vendido de sua linha.

Por conta da falta de capacidade das fábricas britânicas da marca, que está no limite, o E-PACE será fabricado em Graz, na Áustria. De lá também sairá o elétrico I-PACE, o primeiro modelo 100% elétrico da Jaguar. Para atender o mercado chinês, o E-PACE também vai ser produzido em Changshu. A planta é “cortesia” de joint venture entre a fabricante britânica e a Chery. Os veículos lá montados serão comercializados exclusivamente na China a partir de 2018. No Brasil, o SUV compacto deve chegar ainda este ano importado da fábrica austríaca.

O SUV compacto conta com quatro opções de motorização. Todos os propulsores são 2.0 e fabricados em West Midlands, região inglesa. São eles:

  • 2.0 diesel, que gera 150 cv de potência a 3500 rpm e 38,7 kgfm de torque a 1.750 rpm;
  • 2.0 diesel, que gera 180 cv de potência a 4.000 rpm e 43,8 kgfm de torque a 1.750 rpm;
  • 2.0 diesel, que gera 240 cv de potência a 4.000 rpm e 50,9 kgfm de torque a 1.750 rpm;
  • 2.0 gasolina, que gera 249 cv de potência a 5.500 rpm e 37,2 kgfm de torque entre 1.200 e 4.500 rpm;
  • 2.0 gasolina, que gera 300 cv de potência a 5.500 rpm e 40,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.500 rpm.

Existem duas transmissões disponíveis. A automática ZF de nove velocidades pode casar com os propulsores 2.0 diesel de 180 cv e 2.0 gasolina de 249 cv. Há também o câmbio manual de seis marchas que, de acordo com a Jaguar, foi desenvolvido propriamente para veículos esportivos. A tração pode ser integral ou dianteira.

O utilitário esportivo vai de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos quando equipado com motor mais potente. A velocidade máxima é de 243 km/h (limitada eletronicamente). São quatro modos distintos de condução: Normal, Dinâmico, ECO e Chuva, Gelo e Neve.

Quanto ao design, o E-PACE conta com identidade visual similar à do irmão maior, o F-PACE. O diferencial está na dianteira, menor e com menos incursões dos faróis e da grade, por exemplo. No entanto, vale frisar que a última segue o mesmo tema, com pequenos hexágonos que emulam a queda de uma cachoeira. Os vincos no capô seguem praticamente inalterados, mas os faróis são mais afilados e parecem verter agressivamente em direção ao chão.

Na traseira, assim como no F-PACE, as lanternas são invasivas, mas os grafismos são horizontais. De resto nada que evidencie tanto mudanças no visual com relação ao irmão. Aliás, de perfil os dois ficam – apesar do óbvio menor tamanho – parecidos, parecidos.

Quanto às dimensões, o E-PACE tem 4,4 m de comprimento, 2,68 m de entre-eixos, 1,68 m de altura e 1,98 m de largura. A capacidade de carga do porta-malas é de 577 litros. Os números do F-PACE? 4,73 m de comprimento, 2,87 m de entre-eixos, 1,66 m de altura e 2,17 m de largura. No porta-malas 650 litros. Para reduzir peso, a engenharia da Jaguar construiu capô e para-lamas dianteiro com alumínio leve, bem como outros componentes.

No quesito tecnologia a Jaguar “não poupou despesas” no E-PACE. O SUV conta com novo head-up display, projetor de informações no para-brisas para o condutor e quadro de instrumentos que pode ter tela de 12,3” totalmente configurável. A tela sensível ao toque da central multimídia é de 10”. Há função “More Like This”, na qual o sistema de entretenimento sugere uma playlist baseada no que está tocando no momento – tal qual um iPod. O utilitário também conta com cinco entradas USB e quatro pontos de carga 12V.

Outro ponto a ser destacado é o InControl, que oferece monitoramento remoto do veículo, climatização prévia do habitáculo,  acionamento de luzes e buzina para encontrar o automóvel com mais facilidade em estacionamentos, chamada de serviços de emergência caso necessário e hotspot Wi-Fi 4G.

Quanto à segurança, o E-PACE conta com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de ponto cego, assistente de partida em rampas, assistente de frenagem autônoma emergencial, Roll Stability Control, a fim de diminuir riscos de capotamento e Corner Brake Control (CBC).

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário