Sem fazer carros novos, Jaguar volta a produzir o E-Type
Um colecionador asiático encomendou esses carros direto da montadora, que fez com adição de materiais preciosos
Um colecionador asiático encomendou esses carros direto da montadora, que fez com adição de materiais preciosos
A Jaguar parece perdida quando o assunto é sua linha de carros novos, ela está produzindo apenas o SUV F-Pace. quem está merecendo destaque mesmo é sua divisão que trabalha com clássicos, que acabou de produzir duas unidades novas do E-Type Série 1.
Os carros foram feitos pela Jaguar Classic a pedido de um colecionador do sudeste asiático. Eles receberam algumas modernizações, como o ar-condicionado, para tornar a convivência mais cômoda.
VEJA TAMBÉM:
A Jaguar não conta quanto cobrou por cara E-Type novo, apenas disse que esses dois foram os mais caros que já fez. A justificativa foi o uso de metais precisos em detalhes dos carros.
A joalheria Deakin & Francis, a mais antiga da Grã Bretanha, participou do projeto. Usaram ouro de 18 quilates, prata e madrepérola em várias partes da carroceria e da cabine.
O interior também recebeu atenção especial, ficando mais refinado que o do Jaguar E-Type original. Os bancos usam couro Bridge of Weir costurado a mão, o console é feito em alumínio anodizado com os desenhos esquemáticos originais do carro gravados e um rádio moderno com Bluetooth e aparência antiga foi instalado.
O motor 3.8 de seis cilindros em linha utiliza injeção eletrônica no lugar dos três carburadores SU. O câmbio também foi atualizado, com uma caixa de cinco marchas entrando no lugar da original de quatro.
O Comendador Enzo Ferrari, fundador do fabricante que leva seu nome, é famoso por ser arrogante e difícil de arrancar elogios. Quando o Jaguar E-Type foi apresentado oficialmente no Salão de Genebra de 1961, o italiano disse que o esportivo britânico foi o carro mais bonito já feito.
Esse elogio vindo de Enzo Ferrari ajuda a colocar em perspectiva o impacto que o Jaguar E-Type causou na época. O mais impressionante foi que esse desenho não era obra de um designer renomado e sim de um engenheiro aeronáutico, que usou cálculos matemáticos para determinar as formas do carro.
O E-Type foi o sucessor da linha de roadsters XK e trazia muita inspiração do D-Type de corridas. O motor de seis cilindros em linha ia montado na dianteira de forma recuada, a suspensão traseira era independente, os freios era a disco e a direção usava pinhão e cremalheira. Bem moderno para 1961.
A Jaguar alegava que o esportivo era capaz de passar dos 240 km/h e acelerava de zero a 100 km/h em menos de 7 segundos. Dados que foram corroborados pela imprensa especializada.
O Jaguar E-Type foi produzido até 1974, recebendo mudanças pelo caminho. As primeiras séries são consideradas as mais belas, no final da carreira ele já usava um pesado motor V12 com câmbio automático para agradar aos consumidores dos EUA – e não era tão veloz quanto o seis cilindros.
Atualmente a Jaguar produz unidades novas sob encomenda, como esse que estrela a matéria. O cliente pode pedir o carro fiel ao original ou personalizá-lo, o céu é o limite.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |