Jaguar I-Pace chega por R$ 437 mil; já dirigimos o SUV elétrico
Modelo agrada pela dirigibilidade afiada; marca promete autonomia de até 470 km, mas uso cotidiano pode apresentar valores menores
Modelo agrada pela dirigibilidade afiada; marca promete autonomia de até 470 km, mas uso cotidiano pode apresentar valores menores
A Jaguar lançou o I-Pace, seu SUV elétrico, no Brasil com preço de R$ 437 mil.
As primeiras unidades a desembarcarem no país contam com um pacote de opcionais que inclui teto panorâmico fixo, rodas em aro 20 e smartphone pack, sistema que permite a sincronização de alguns aplicativos do celular com o veículo. Com esse pacote de opcionais, o Jaguar I-Pace é vendido a R$ 449.190.
O I-Pace já está disponível nas concessionárias Jaguar Land Rover no país, em versão única equipada com dois motores elétricos que desenvolvem 400 cv de potência e bateria de 90kW que oferecem autonomia de até 470 quilômetros com uma única carga, de acordo com o ciclo WLTP.
Ao contrário dos motores a combustão que pedem paciência ao motorista até atingirem a faixa de torque máximo, o elétrico traz torque instantâneo de 69,6 kgfm. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 s.
Os 400 cavalos de potência empurram as mais de duas toneladas do Jaguar I-Paace com facilidade e seu desempenho é extraordinário: arranca de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos, pois seus 70 kg de torque surgem ao se encostar o pé no acelerador. Ao contrário dos motores a combustão que pedem paciência ao motorista até atingirem a faixa de torque máximo.
Com um motor em cada eixo, a tração nas quatro rodas dispensa o cardã central o que aumenta o conforto, pois não há necessidade do túnel central. A motorização elétrica dispensa a caixa de marchas, radiador, catalisador, escapamento e outros agregados, sobrando mais espaço para ocupantes e bagagem.
Como o Jaguar I-Pace não foi adaptado, mas projetado para ser elétrico, o “pacote” de baterias fica sob o assoalho, sem interferir no ambiente interno e ainda baixando consideravelmente seu centro de gravidade. Por isso, além de andar muito rápido, o comportamento do SUV elétrico nas curvas é quase inacreditável, tão estável, firme e obediente ao volante.
Anda muito e, para melhorar ainda, sem sobrecarregar os freios: ao se tirar o pé do acelerador, o sistema regenerativo age com tanta intensidade que quase dispensa os freios tradicionais.
O Jaguar I-Pace é um SUV elétrico muito moderno, mas permanece o “fantasma” da autonomia: os 480 km anunciados pela fábrica são hipotéticos e só atingidos em condições ideais. Se a topografia da estrada for muito irregular, ou o motorista carregar no pé direito ou no peso, melhor não contar com toda essa quilometragem.
Na primeira parte do test-drive para a imprensa, que contemplou autoestradas e estradinhas sinuosas em regiões montanhosas no Algarve (sul de Portugal), a autonomia caiu para 60% a 70% da anunciada.
Mas tanto o Tião Oliveira, jornalista do “Estado de S. Paulo”, como eu, não hesitamos em pisar fundo no acelerador. No dia seguinte, rodando bem mais “manso”, o Jaguar I-Pace cumpriu cerca de 80% do prometido. Mas a recarga pode ser rápida: 80% da carga em 40 minutos.
O I-Pace, SUV da Jaguar, fica no meio do caminho entre um grande hatch e um utilitário esportivo. Não segue a ideia de outras fábricas de que elétrico tem que ter linhas desengonçadas. Ao contrário, seus designers mantiveram até a grade frontal, para refrigerar as baterias e o sistema de ar condicionado.
O interior do I-Pace é sofisticado e muito bem acabado (é um SUV, mas é um Jaguar). Com alguma restrição para o terceiro passageiro atrás, que vai sofrer se for alto, num trecho mais longo. E os outros dois também, pois o banco traseiro é baixo, para compensar o assoalho mais alto em função das baterias. Sobra espaço horizontal, falta vertical.
O I-Pace é o primeiro modelo da Jaguar a ser equipado com o novíssimo e totalmente intuitivo sistema de entretenimento Touch Pro Duo, formado por duas telas sensíveis ao toque dispostas no console central, nos mesmos moldes do que existe no Range Rover Velar. O sistema foi desenhado para minimizar a distração do condutor, ao distribuir de forma lógica as informações disponíveis.
Todas as funções do I-Pace como controle de temperatura, sistema de som, modo de condução, entre outras são controladas por apenas dois botões giratórios, o que minimiza o volume de informações no painel e cria um ambiente mais limpo e agradável.
O cluster disposto aos olhos do condutor é 100% digital, formado por uma tela de alta resolução em TFT de 12”, que traz as informações mais importantes do veículo. Tais informações também podem ser disponibilizadas no para-brisa, por meio do sistema opcional head-up display.
O I-Pace também conta com a tecnologia Smart Settings, que registra o estilo de condução do motorista e consegue assim adaptar o veículo às necessidades de cada um.
Por meio da conexão Bluetooth entre o smartphone do proprietário e o veículo, uma vez conectado, todas as configurações de temperatura, posição dos bancos e modo de condução podem ser previamente configuradas e já estarem prontas antes mesmo de o motorista entrar no I-PACE.
De série, o I-Pace traz o sistema de entretenimento In Control Touch Pro Duo. Compatível com as plataformas Apple Car Play e Android Auto, ele permite aos usuários espelharem alguns aplicativos de música e navegação de seus smartphones na tela localizada no painel do I-Pace.
As três primeiras revisões do Jaguar I-Pace seão feitas sem nenhum custo. As revisões, são feitas a cada 24 meses ou 34 mil quilômetros e incluem a troca de filtro de ar de cabine, limpador de para-brisa, fluído de freio e dos tubos flexíveis dos freios, além da mão de obra especializada.
A garantia do SUV elétrico da Jaguar é de cinco anos. As baterias do I-Pace têm garantia de oito anos ou 160 mil km, o que ocorrer primeiro. Ao final do período, a Jaguar garante no mínimo 70% de capacidade de carga no I-Pace.
Os clientes do modelo terão à sua disposição cobertura total de atendimento em caso de pane do modelo ou falta de carga de bateria durante cinco anos, com cobertura em 100% do território nacional, por meio do plano Jaguar Care, sem nenhum custo adicional.
A Jaguar Land Rover conta com a Electric Mobility para oferecer aos seus clientes uma gama completa de carregadores para as baterias do I-Pace. Entre as opções disponíveis, a empresa oferece equipamentos voltados para uso em larga escala – como vias públicas, condomínios e empresas – até equipamentos voltados para uso doméstico. Todos eles são compatíveis com o SUV da Jaguar.
Fotos Jaguar Land Rover | Divulgação
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Excelente reportagem, me tirou as dúvidas e curiosidades sobre o I-Pace.