Jeep Compass que tombou em barranco: o que houve de errado?
Veículo capotou quando motorista subiu em talude para tentar ultrapassar ônibus, que estava parado, bloqueando a via
Veículo capotou quando motorista subiu em talude para tentar ultrapassar ônibus, que estava parado, bloqueando a via
Um vídeo que mostra um Jeep Compass tombando em um barranco se espalhou por meio dos aplicativos de mensagens nesta semana. Ao tentar ultrapassar um ônibus, que estava parado em uma via em Trancoso, no município de Porto Seguro (BA), o motorista sobe com duas rodas do veículo em um talude de terra à beira da via. Quando o condutor está quase concluindo a manobra, ocorre o acidente, que, felizmente, não teve proporções mais graves. Mas, afinal, o que houve de errado?
Assista ao vídeo:
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O AutoPapo consultou especialistas para responder a essa pergunta. Segundo as fontes, o que faltou foi prudência, técnica e conhecimento durante a manobra. Basicamente, o motorista ignorou as leis da física e presenciou a gravidade agir sobre o Jeep Compass.
Ricardo Dilser, assessor técnico da Stellantis, explica que os automóveis têm um ângulo máximo de inclinação, que em determinados modelos é informado pelo manual do proprietário. A Jeep não informa qual é o limite de inclinação do Compass, mas, geralmente, ele fica em torno de 40º. Para evitar acidentes desse tipo, o motorista deve simplesmente conhecer e respeitar tal parâmetro. Dilser sintetiza a questão:
Os veículos têm uma grande massa. Se o centro dessa massa for inclinado até ultrapassar a base, ocorre o tombamento.”
Cacá Clauset, ex-piloto de rali e instrutor de técnicas off-road, adverte que a manobra tentada pelo motorista do Jeep Compass não é fácil: exige boa técnica ao volante, conhecimento do veículo e total atenção. “Na parte prática dos cursos de direção, muitas pessoas mostram dificuldade para manter o controle em terrenos inclinados e irregulares”, relata.
Nesse tipo de manobra, o motorista se vale do sistema de tração 4×4 para andar com duas rodas sobre um barranco. Porém, para ter sucesso, é preciso conhecer e respeitar o limite de inclinação lateral. Existe até um instrumento que informa o ângulo ao qual o veículo está sendo submetido, muito utilizado por pilotos em trilhas: chama-se inclinômetro.
Ao assistir ao vídeo, Clauset observa que os problemas começam já no início da manobra, quando o barranco fica mais inclinado, fazendo a capota do Jeep Compass atingir ônibus: nesse momento, o SUV já está a ponto de tombar, mas é escorado pelo coletivo. Em seguida, logo após a conclusão da ultrapassagem, ocorre o acidente.
Na última hora, ao perceber o risco iminente de tombamento, o condutor vira a direção no sentido do barranco, reduzindo ainda mais o equilíbrio. O especialista destaca que o correto teria sido esterçar o volante para o lado contrário e acelerar, para reduzir a inclinação e, talvez, recuperar o controle. Contudo, pondera que essa manobra não é intuitiva: “nesse tipo de situação, o motorista tem só alguns segundos para evitar o pior”, conclui.
Dilser, da Stellantis, acrescenta que o veículo estava com lotação máxima, o que também pode ter colaborado para o acidente. Afinal, se a distribuição de peso a bordo, seja ela de passageiros ou de carga, estiver desequilibrada, a dirigibilidade fica comprometida, especialmente em situações mais extremas.
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Se o ônibus estava parado, não se trata de uma ultrapassagem.
Seria se estivessem os dois em movimento.
Quando se elogia um veiculo 4×4, fala-se que ele “até sobe em paredes”.
O cara levou isso ao pé da letra….
Física, sua linda, você não erra uma!! kkkk
No caso o “defeito” foi na peça atrás do volante, mais conhecido como motorista.
O desequilíbrio foi do motorista não do veículo
Vai esperar o que de mulher no volante ?
Era um homem dirigindo, típico machista espertão como você.
Também pensei que eram mulheres, porque o vídeo só mostrou mulheres saindo, mas dei um pause com zoom no fim do vídeo e realmente era um homem, afeminado é claro! :))
Podia ter deixado em aberto pra nós fazermos as brincadeirinhas de física e gravidade… kkkkk
E o micro ônibus foi embora..sem bafômetro!
Resumindo… Quiz se aparecer, mas só mostrou que não manja bos… nenhuna…
E a locadora dona do veículo disse o que ???
Na verdade o Jeep virou porque não era dele , se fosse ele não teria feito isso. Simples assim!
Concordo com o piloto de teste que explicou todo o tombamento do veículo,nunca deveria ter virado o volante pra o lado do barranco e nem devia estar com ocupantes a bordo do veículo.
Deu errado que ele tambou, não capotou ?
O que houve de errado? Cigarrito dele diablo…
Talvez amigo.kkkkk
Se ele fosse sempre reto teria saído..mas ele antecipou e distessou logo que viu que tinha passado o ônibus
Ri demais dese vídeo só vou parar em 2050 kkkkkkkkkkk
Imperícia, irresponsabilidade.
O carro está cadastrado na rentcar por isso fez graça agora tá fudido vai ter que paga tudo
ai sobrou arrogância da mulher… pra que o cara foi ajudar????
O carro do animal tombar é o de menos, bom mesmo é o incentivo do miserável no áudio. Kkkkkk
Tem seguro total não dá nada..??
Da sim,, a seguradora pode cobrar dele porque não foi uso regular.
O que houve de errado ?
A peça atrás do volante ?
O problema do carro estava entre o banco e o volante.
É só acionar a seguradora e apresentar o vídeo e tudo se resolve. Extrapolou todos os limites da estupidez humana. Kkkk.
Perfeitas as colocações de Fabiano, parece mesmo que acertou em cheio nas causas.
O problema não foi imperícia, ou o ângulo de inclinação, ou mesmo de “teor alcoólico”. O problema começou bem antes e se chama SOBERBA!!!
O panaca achou que por estar em um Jeep (carro caro, cheio de tecnologia e etc) não poderia esperar um pouco a saída do ônibus (quem são esses reles mortais nessa caixa metálica?) e aí a prepotência, a arrogância e a BABAQUICE falaram mais alto.
Pena que não deu mais uma “roladinha” ribanceira abaixo…
Concordo com Fabiano é arrogância e talvez um cigarrinho do capeta ou água que passarinho não bebe.
Garoto nutella
Isso é coisa de quem não comprou o Jeep com o suor do seu trabalho.
Concordo contigo não é possível, independente do valor do carro, que alguém normal faria isso sabendo que depois ia ter que gastar para arrumar.
Ai que burro.
Dá um zero para ele.
Pelo jeito, são pessoas que têm alto poder aquisitivo e não estão nem aí se vai riscar, amassar o veículo etc…tentaram uma manobra absurda, achando que, como nos filmes dá certo, aqui também dará kkkk
Já fiz essa manobra em um treinamento da Jeep. Não é fácil fazer isso tem de realmente ter técnica e perícia… No caso aí pela aparência dos ocupantes parece que eles eram movidos a álcool além de parecer óbvio que ultrapassou o limite de inclinação do carro que é muito seguro!
A melhor e sucinta explicação : burrice.
Tá na cara que ia dar nisso. Um mínimo de física do segundo grau faltou
Nóis capota mais num breca!
Provavelmente estavam movidos a “álcool”.
É uma loka mesmo !!
Ele achou que tava no carro dos homens de preto pra ativar a super velocidade e subir no barranco e voltar com facilidade ??
Neste caso, a Jeep sai limpa da história!
Ainda não inventaram um carro 100% a prova de “pessoas sem-noção”
Por mais tecnologia que exista, a lei da física prevalece…
Ou… o cara achou que estava dirigindo a Super Máquina, famosa série dos anos 80 onde o Kitt, um Pontiac Trans-Am preto voava, andava em 2 rodas, era a prova de fogo, balas, canhões…
Responder
Tô aqui, só vendo vocês comentando ?????? tá mais preocupado que o rapaz que tombou o carro.. porque ele e os outros ocupantes está todos bem..e vcs ficam aqui preocupado com a vida aleia
Tá fazendo o quê aqui? Não perca seu tempo então…