Renault Kardian é melhor que Fiat Pulse e Volkswagen Nivus?

Neste comparativo virtual, veja no que o novo SUV da marca francesa supera os rivais e em quais pontos ele deixa a desejar

kardian nivus pulsecomparativo
Kardian, Nivus e Pulse encabeçam o trio de SUVs compactos derivados de hatches (Foto: Fotomontagem Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 04/05/2024 às 13h03

A Renault diz que inaugurou uma nova fase com o Kardian no Brasil. E quem vai servir de cobaia para o mais recente SUV compacto do pedaço são dois modelos em especial: Fiat Pulse e Volkswagen Nivus.

VEJA TAMBÉM:

Os três carros brigam na mesma faixa de preço dentro da categoria de crossovers pequenos. No caso, o trio é equipado com motores turbinados e de três cilindros. Por isso, vamos focar em versões específicas de Kardian, Pulse e Nivus para esse comparativo conceitual.

  • Renault Kardian Techno: R$ 122.990
  • Fiat Pulse Audace: R$ 118.990
  • Volkswagen Nivus Sense: R$ 119.990

* Preços de abril de 2024

Vale lembrar que, embora neste comparativo o Renault seja mais caro, trata-se da versão intermediária do novato SUV. O Kardian acaba sendo o crossover turbo mais barato do Brasil na opção Evolution, de R$ 112.790, enquanto as configurações de Pulse e Nivus aqui retratadas são as turbinadas mais em conta.

Motor

fiat pulse audace 008 large
Fiat Pulse se destaca pelo consumo diante de Kardian e Pulse (Foto: Fiat | Divulgação)

O Kardian estreou motor turbo 1.0, mesma capacidade volumétrica e com potência parecida com as de Pulse é Nivus. Nos números, o SUV da Renault é o menos potente, com 125 cv com etanol e 120 cv, com gasolina.

O modelo da Fiat é o mais “forte” neste sentido. São 130 cv e 125 cv, respectivamente. Com etanol, o Volkswagen é o segundo, com 128 cv, mas com gasolina o Nivus fica atrás de todos: 116 cv

No desempenho, o Pulse acaba sendo mais rápido que Kardian e Nivus. O carro da marca italiana precisa de 9,4 segundos para fazer o 0-100 km/h com etanol no tanque, enquanto os rivais empatam em 9,9 segundos.

Esse é o tempo que o Pulse promete com gasolina (9,9 segundos). Já o Nivus leva 10,5 segundos para o 0-100 km/h com combustível fóssil e o Kardian, 10,7 segundos.

Uma curiosidade é que os números de torque são muito próximos entre Kardian, Pulse e Nivus. O Renault tem 22,4 kgfm com etanol, mas só a 2.250 rpm, e 20,4 kgfm, com gasolina, a 2 mil rotações.

Os crossovers da Fiat e da VW geram o mesmo torque, independentemente da proporção de combustível no tanque: 20,4 kgfm. A diferença é que no Pulse o motor enche mais cedo, a 1.750 rpm, enquanto no Nivus isso ocorre a 2.000 giros.

Importante pontuar que cada um dos rivais usa um tipo de transmissão diferente. O Kardian traz de volta o câmbio automatizado de seis marchas para o universo dos compactos, só que com dupla embreagem e caixa banhada a óleo. O Pulse vai de CVT com sete marchas virtuais e o Nivus é equipado com um câmbio AT convencional de seis velocidades.

1º Pulse

2º Nivus

3º Kardian

Espaço interno

volkswagen nivus descontos cnpj
Apesar de ter entre-eixos 4 cm menor que o Kardian, Nivus oferece o melhor espaço interno do comparativo (Foto: VW | Divulgação)

O Kardian chegou com um conceito até parecido com o do Duster em 2011: preço de compacto e espaço de quase médio. Nos números, é o com maior entre-eixos, 2,60 metros, o que geralmente indica maior folga para pernas e joelhos dos ocupantes de trás.

O Nivus oferece um aproveitamento razoável da cabine e 2,56 m de entre-eixos. O Pulse, neste quesito, é o menos favorecido. Feito sobre a base do Argo, tem 2,53 m na mesma medida. Não chega a ser apertado, mas adultos de estatura mediana ficam justos no assento traseiro.

O Kardian perde é no volume do porta-malas. São 358 litros de capacidade no padrão VDA de medição. O adversário da Fiat comporta pouco mais, 370 litros. O SUV-cupê da VW, neste assunto, é disparado o melhor, com 415 litros no compartimento de bagagem

1º Nivus

2º Kardian

3º Pulse

Consumo de Kardian, Nivus e Pulse

renault kardian 2024 laranja frente lateral traseira interior 2
Novíssimo motor TCe 1.0 se mostrou mais eficiente que o T200 do Pulse e o 200TSI do Nivus (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Esse novo motor turbinado três canecos da Renault já chegou com a banca de eficiente. Se comparar o consumo urbano, o Kardian é mais econômico que Pulse e Nivus. Pelos padrões do Inmetro para o PBEV, são 9 km com 1 litro de etanol e 13,1 km/l, com gasolina, na cidade.

No rodoviário, quem leva a melhor é o modelo da Fiat. O crossover da marca francesa empata com o Nivus nas médias com etanol e fica atrás do SUV da Volks na eficiência na estrada com gasolina.

Consumo urbano etanol:

  • Kardian: 9,0 km/l
  • Pulse: 8,5 km/l
  • Nivus: 8,3 km/l

Consumo urbano gasolina:

  • Kardian: 13,1 km/l
  • Pulse: 12,0 km/l
  • Nivus: 11,9 km/l

Consumo rodoviário etanol:

  • Kardian: 9,9 km/l
  • Pulse: 10,2 km/l
  • Nivus: 9,9 km/l

Consumo rodoviário gasolina:

  • Kardian: 13,9 km/l
  • Pulse: 14,6 km/l
  • Nivus: 14,1 km/l

1º Kardian

2º Pulse

3º Nivus

Equipamentos

volkswagen nivus highline 2021 interior
Pacote de conteúdos do Nivus agrada principalmente por contar com controle de cruzeiro adataptivo (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)

O novato SUV da marca francesa surgiu no mercado com bom custo benefício. Na parte de segurança, toda a linha já sai de fábrica com seis airbags, assistente de partida em rampas, câmera e sensor de ré, monitoramento da pressão dos pneus, além dos obrigatórios controles de estabilidade e de tração.

O Kardian também é equipado desde o modelo básico com central multimídia com tela de 8” e conexão sem fio com smartphones, tela digital de 7” no quadro de instrumentos, ar-condicionado automático, trio elétrico, volante com ajustes de altura e de profundidade, faróis de LEDs, rodas de liga leve biton aro 16” e aletas no volante para trocas de marcha.

A opção intermediária Techno do crossover da Renault agrega itens de assistência à condução, como frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal. Tais dispositivos do Kardian também são de série no Nivus Sense e são oferecidos apenas como opcionais no Pulse.

O Kardian Techno também é o único entre os três a ter freio de estacionamento eletrônico. A configuração intermediária do Renault agrega ainda chave presencial, partida remota do motor, tomadas USB-C no banco traseiro, seis alto-falantes e rodas aro 17”.

No mais, a lista do Kardian é bastante similar ao do Nivus, e com mais equipamentos de fábrica que o Pulse. O Fiat, por exemplo, deve airbags do tipo cortina, regulagem de altura dos faróis e ajuste de profundidade da direção. Porém, é o único com carregador de celular por indução e GPS nativo.

Já o Nivus leva a grande vantagem de oferecer controle de cruzeiro adaptativo, inexistente nos rivais. O Volks também tem saídas de ar para o banco traseiro, que os competidores não oferecem, mas não tem chave presencial e a multimídia é a datada Composition Touch, que pede cabeamento do celular.

1º Nivus

2º Kardian

3º Pulse

Manutenção de Kardian, Nivus e Pulse

mecanico oficina amortecedor carro portal
Na hora da manutenção, Fiat Pulse leva vantagem com valores mais baratos que Nivus e Kardian (Foto: Shutterstock)

Os preços de revisões do Kardian ficam um pouco acima dos do Pulse e bem mais em conta que os do Nivus. Confira os valores das manutenções com preço fixo apuradas em abril de 2024.

Kardian

  • 10.000 km: R$ 685,49
  • 20.000 km: R$ 751,16
  • 30.000 km: R$ 943,82
  • 40.000 km: R$ 1.389,12
  • 50.000 km: R$ 816,83
  • 60.000 km: R$ 1.053,27

Total: R$ 5.639,69

Fiat Pulse

  • 10.000 km: R$ 672,00
  • 20.000 km: R$ 688,00
  • 30.000 km: R$ 780,00
  • 40.000 km: R$ 884,00
  • 50.000 km: R$ 704,00
  • 60.000 km: R$ 1.228,00

Total: R$ 4.956,00

VW Nivus

  • 10.000 km: R$ 804,46
  • 20.000 km: R$ 1.196,24
  • 30.000 km: R$ 1.015,57
  • 40.000 km: R$ 1.915,06
  • 50.000 km: R$ 794,74
  • 60.000 km: R$ 1.417,07

Total: R$ 7.143,14

1º Pulse
2º Kardian
3º Nivus

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
David Almeida 4 de maio de 2024

Revisar tabelas, especialmente a de consumo. Incoerente.

Avatar
Deixe um comentário