Renault Kardian é melhor que Fiat Pulse e Volkswagen Nivus?
Neste comparativo virtual, veja no que o novo SUV da marca francesa supera os rivais e em quais pontos ele deixa a desejar
Neste comparativo virtual, veja no que o novo SUV da marca francesa supera os rivais e em quais pontos ele deixa a desejar
A Renault diz que inaugurou uma nova fase com o Kardian no Brasil. E quem vai servir de cobaia para o mais recente SUV compacto do pedaço são dois modelos em especial: Fiat Pulse e Volkswagen Nivus.
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Os três carros brigam na mesma faixa de preço dentro da categoria de crossovers pequenos. No caso, o trio é equipado com motores turbinados e de três cilindros. Por isso, vamos focar em versões específicas de Kardian, Pulse e Nivus para esse comparativo conceitual.
* Preços de abril de 2024
Vale lembrar que, embora neste comparativo o Renault seja mais caro, trata-se da versão intermediária do novato SUV. O Kardian acaba sendo o crossover turbo mais barato do Brasil na opção Evolution, de R$ 112.790, enquanto as configurações de Pulse e Nivus aqui retratadas são as turbinadas mais em conta.
O Kardian estreou motor turbo 1.0, mesma capacidade volumétrica e com potência parecida com as de Pulse é Nivus. Nos números, o SUV da Renault é o menos potente, com 125 cv com etanol e 120 cv, com gasolina.
O modelo da Fiat é o mais “forte” neste sentido. São 130 cv e 125 cv, respectivamente. Com etanol, o Volkswagen é o segundo, com 128 cv, mas com gasolina o Nivus fica atrás de todos: 116 cv
No desempenho, o Pulse acaba sendo mais rápido que Kardian e Nivus. O carro da marca italiana precisa de 9,4 segundos para fazer o 0-100 km/h com etanol no tanque, enquanto os rivais empatam em 9,9 segundos.
Esse é o tempo que o Pulse promete com gasolina (9,9 segundos). Já o Nivus leva 10,5 segundos para o 0-100 km/h com combustível fóssil e o Kardian, 10,7 segundos.
Uma curiosidade é que os números de torque são muito próximos entre Kardian, Pulse e Nivus. O Renault tem 22,4 kgfm com etanol, mas só a 2.250 rpm, e 20,4 kgfm, com gasolina, a 2 mil rotações.
Os crossovers da Fiat e da VW geram o mesmo torque, independentemente da proporção de combustível no tanque: 20,4 kgfm. A diferença é que no Pulse o motor enche mais cedo, a 1.750 rpm, enquanto no Nivus isso ocorre a 2.000 giros.
Importante pontuar que cada um dos rivais usa um tipo de transmissão diferente. O Kardian traz de volta o câmbio automatizado de seis marchas para o universo dos compactos, só que com dupla embreagem e caixa banhada a óleo. O Pulse vai de CVT com sete marchas virtuais e o Nivus é equipado com um câmbio AT convencional de seis velocidades.
1º Pulse
2º Nivus
3º Kardian
O Kardian chegou com um conceito até parecido com o do Duster em 2011: preço de compacto e espaço de quase médio. Nos números, é o com maior entre-eixos, 2,60 metros, o que geralmente indica maior folga para pernas e joelhos dos ocupantes de trás.
O Nivus oferece um aproveitamento razoável da cabine e 2,56 m de entre-eixos. O Pulse, neste quesito, é o menos favorecido. Feito sobre a base do Argo, tem 2,53 m na mesma medida. Não chega a ser apertado, mas adultos de estatura mediana ficam justos no assento traseiro.
O Kardian perde é no volume do porta-malas. São 358 litros de capacidade no padrão VDA de medição. O adversário da Fiat comporta pouco mais, 370 litros. O SUV-cupê da VW, neste assunto, é disparado o melhor, com 415 litros no compartimento de bagagem
1º Nivus
2º Kardian
3º Pulse
Esse novo motor turbinado três canecos da Renault já chegou com a banca de eficiente. Se comparar o consumo urbano, o Kardian é mais econômico que Pulse e Nivus. Pelos padrões do Inmetro para o PBEV, são 9 km com 1 litro de etanol e 13,1 km/l, com gasolina, na cidade.
No rodoviário, quem leva a melhor é o modelo da Fiat. O crossover da marca francesa empata com o Nivus nas médias com etanol e fica atrás do SUV da Volks na eficiência na estrada com gasolina.
1º Kardian
2º Pulse
3º Nivus
O novato SUV da marca francesa surgiu no mercado com bom custo benefício. Na parte de segurança, toda a linha já sai de fábrica com seis airbags, assistente de partida em rampas, câmera e sensor de ré, monitoramento da pressão dos pneus, além dos obrigatórios controles de estabilidade e de tração.
O Kardian também é equipado desde o modelo básico com central multimídia com tela de 8” e conexão sem fio com smartphones, tela digital de 7” no quadro de instrumentos, ar-condicionado automático, trio elétrico, volante com ajustes de altura e de profundidade, faróis de LEDs, rodas de liga leve biton aro 16” e aletas no volante para trocas de marcha.
A opção intermediária Techno do crossover da Renault agrega itens de assistência à condução, como frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal. Tais dispositivos do Kardian também são de série no Nivus Sense e são oferecidos apenas como opcionais no Pulse.
O Kardian Techno também é o único entre os três a ter freio de estacionamento eletrônico. A configuração intermediária do Renault agrega ainda chave presencial, partida remota do motor, tomadas USB-C no banco traseiro, seis alto-falantes e rodas aro 17”.
No mais, a lista do Kardian é bastante similar ao do Nivus, e com mais equipamentos de fábrica que o Pulse. O Fiat, por exemplo, deve airbags do tipo cortina, regulagem de altura dos faróis e ajuste de profundidade da direção. Porém, é o único com carregador de celular por indução e GPS nativo.
Já o Nivus leva a grande vantagem de oferecer controle de cruzeiro adaptativo, inexistente nos rivais. O Volks também tem saídas de ar para o banco traseiro, que os competidores não oferecem, mas não tem chave presencial e a multimídia é a datada Composition Touch, que pede cabeamento do celular.
1º Nivus
2º Kardian
3º Pulse
Os preços de revisões do Kardian ficam um pouco acima dos do Pulse e bem mais em conta que os do Nivus. Confira os valores das manutenções com preço fixo apuradas em abril de 2024.
Total: R$ 5.639,69
Total: R$ 4.956,00
Total: R$ 7.143,14
1º Pulse
2º Kardian
3º Nivus
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Revisar tabelas, especialmente a de consumo. Incoerente.