Kenworth 963: o gigantesco caminhão feito sob medida

Fabricado sob encomenda, o Kenworth 693 é um colosso que está no mercado há quase 20 anos e transporta cargas pesadas em locais inacessíveis

kenworth 963
O Kenworth 693 é imenso e praticamente manteve a receita do 593, de 1958 (Fotos: Kenworth | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 11/11/2023 às 13h03

Uma das diferenças entre carros e caminhões que mais gosto, é que no segmento de pesados, você pode construir o modelo da forma que você deseja, de forma que atenda à sua aplicação. E algumas aplicações ou operações podem ser tão específicas que demandam um caminhão feito sob medida. Um exemplo é o Kenworth 963.

VEJA TAMBÉM:

Apresentado para o mercado norte americano em 2005, o 963 é uma evolução do modelo 953, que estava em linha desde 1958. A base do modelo é simples, e ainda segue a construção tradicional de um caminhão. Entretanto, chassi, eixos e todo o trem de força são extremamente reforçados.

O modelo atualmente é mais usado em campos de extração de petróleo, carregando peças para as operações. A combinação da capacidade de carga e tração fazem dele um veículo polivalente em condições de piso irregular e baixa aderência.

Capacidade do Kenworth 693

A versão em linha conta com tração 6×6 e é ofertada em “duas” configurações. Mas que muda na verdade são os eixos. Na versão “normal” o modelo recebe o eixo frontal com capacidade de carga de 13,607 kg (ou 30.000 lb) e os eixos traseiros com capacidade de carga de 40,823 kg (ou 90.000 lb). Já na versão Super, a capacidade do eixo frontal pula de 13 toneladas para 18, e os eixos traseiros suportam até 54,380 kg.

Outra diferença entre os modelos está nos pneus, que podem variar nas medidas, sendo a primeira medida 21 R25 (em polegadas) para o modelo 963 ou 29.5 R25, destinado para a Super 963. Os pneus são tão grandes que têm altura de um carro de passeio. Porém a própria Kenworth menciona que outras medidas podem ser colocadas.

kenworth 963 super
Kenworth 693 tão grande que sua circulação é restrita

Na parte de motorização, o modelo recebe o Cummins ISX chegando a 505 cv (potência que pode ser considerada baixa para um pesado), mas para a aplicação do modelo, atende bem. Quanto à caixa de velocidades, o 693 é equipado com a caixa Clark (Dana) Powershift de 7 velocidades.

Como padrão, o modelo ainda vem de fábrica com dois tanques de combustível de 275 galões americanos cada, volume equivalente a 1.040 litros em cada reservatório. Cabine do tipo Daycab e ar-condicionado digital.

Apesar de toda a brutalidade e tamanho, o modelo ainda oferece alguns itens de conforto além do ar-condicionado, como travas elétricas, sistema de isolamento de som e térmico, porta copos, opção de cabine estendida, tomadas dentro da cabine e sistema de iluminação na cabine.

K500 “cara chata”

Além do modelo 963, a montadora chegou a ofertar o K500. O modelo utilizava cabine do DAF XF, “cara-chata”, mas não convenceu aos transportadores. Em seus 14 anos de produção, apenas 283 desses modelos foram fabricados.

kenworth k500
Versão cara-chata, com cabine DAF não teve tanta adesão quanto o 693

O Kenworth é tão grande que sua aplicação é restrita. Assim, muitas vezes ele precisa ser transportado por outro caminhão até o local de operação. Confira como isso é feito, no vídeo abaixo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário