Carro batucando mais que escola de samba: nem todo ruído é defeito
Separamos alguns barulhos característicos vindos do motor e de outras partes do veículo que sinalizam algum problema ou não no seu carro
Separamos alguns barulhos característicos vindos do motor e de outras partes do veículo que sinalizam algum problema ou não no seu carro
Em uma conversa informal quando é citado o barulho do motor de algum automóvel, é comum se tratar daquele som característicos dos carros esportivos acelerando a mais de cem quilômetros por hora em alguma pista. Até aí, é o tipo de assunto que rende discussões, mas não preocupações.
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Mas, se o barulho não é do motor, mas no motor, aí o papo é diferente e costuma tirar o sono de muitos proprietários de automóveis. Afinal, será que há alguma peça solta? Tem algo quebrado sob o capô?
Para tirar alguns grilos da sua cabeça, separamos alguns barulhos característicos vindos não só do motor, mas também de outras partes do veículo que talvez estejam sinalizando algum problema, ou não.
É comum alguns motoristas reclamarem de um barulho metálico que surge toda vez que se desengata o câmbio manual. Aí, ao se pisar na embreagem, esse barulhinho desaparece misteriosamente. O que pode ser?
Algumas caixas de marcha, não todas, foram projetadas para terem algumas peças livres que giram e batem umas contra as outras, quando ela está em ponto morto. Por isso, é normal ouvir alguns barulhinhos quando o câmbio está desengatado. E quando você aciona a embreagem, essas peças se separam, o que dá um fim a essa ‘batucada’.
Um barulho que muito motorista conhece é o chiado do freio. Ele aparece durante a frenagem, e tem um som característico de ‘ferro com ferro’, lá da dianteira do automóvel.
Só que esse ruído nem sempre é causado pelo atrito entre a pastilha e o disco de freio. Algumas vezes é ocasionado pela vibração da pastilha, após o contato com o disco, que encosta a sua parte traseira em um pistão, dentro da pinça do freio.
Então, nesses casos, não adianta aquele procedimento padrão de se lixar as pastilhas de freio. A solução para isso é isolar a pastilha do pistão, com o uso de uma resina protetora aplicada na traseira da pastilha.
Mais comum em épocas chuvosas, o barulho d’água nas portas do carro deixa muita gente com a ‘pulga atrás da orelha’. Ele é percebido toda vez que se arranca ou frea o automóvel, e pode ser confundido com o som do combustível chacoalhando no tanque.
Nos sedãs, a água da chuva acaba se acumulando no fundo das portas. Já nos modelos hatch, perua e SUV, o acúmulo acaba ocorrendo no fundo da tampa traseira. Mas, nem sempre é água da chuva, idas frequentes no lava jato também pode ocasionar esse problema em alguns carros.
Para resolver esse problema, não é preciso parar de lavar o carro e nem guardá-lo na garagem quando estiver chovendo. A solução é bem simples e barata: basta usar um pedacinho de arame para desobstruir os furinhos no fundo das portas, responsáveis por drenar essa água. Com o tempo pode ocorrer a retenção de sujeiras que entopem esses drenos. E é bom ficar atento, pois essa água parada pode enferrujar a porta ou a tampa do porta-malas do seu automóvel.
Uma das correias que costuma chiar, durante algumas manobras, é a da direção hidráulica. Se essa correia estiver ressecada, quando o motorista virar o volante, ele irá ouvir um som característico como o de um apito ou chiado. Isso acontece porque a correia desliza sobre a polia, o que causa esse barulho.
Outro som característico é quando se força a direção até o final do batente. Neste caso, a correia irá chiar bem alto, por causa do excesso de pressão do fluido. Enquanto no primeiro caso é preciso trocar a correia, no segundo, a solução é bem simples: não ficar segurando o volante totalmente esterçado por mais de dois ou três segundos.
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