Kia Stonic traz pioneirismo ao segmento de SUVs compactos

Destaque do modelo é o sistema híbrido MHEV – Mild Hybrid Electric Vehicle: prioridades ao baixo consumo de combustível e baixas emissões veiculares

kia stonic cidade ao fundo 4x3 1
Modelo é o utilitário esportivo compacto híbrido mais barato do mercado (Fotos: Kia | Divulgação)
Por AutoPapo
CONTEÚDO PATROCINADO
Publicado em 27/01/2022 às 09h03

A Kia vive um novo momento globalmente e, claro, no mercado brasileiro: a marca, em movimento de transformação, lançou em outubro de 2021 novos logo e slogan no Brasil, como importante passo da transformação de uma fabricante de veículos para uma empresa de soluções de mobilidade.

E o primeiro produto lançado em perfeita sintonia com esse movimento é o SUV Stonic. Mas o que o diferencia dos outros modelos deste tipo vendidos no mercado brasileiro? Seu principal atributo, em versão única, é o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) SmartStream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.

SmartStream é uma geração de trem de força que incorpora os esforços da Kia para liderar o próximo movimento de mobilidade do mundo. Responde às necessidades diversas e divergentes dos condutores de forma mais acessível em relação aos HEVs (Hybrid Electric Vehicles) e aos PHEVs (Plug-in Hybrid Electric Vehicles).

O Boris Feldman falou dos destaques do Stonic. Confira:

Como ambos ainda exigem o motor de combustão interna tradicional (ICE), o Centro de Desenvolvimento & Pesquisa (R&D) SmartStream da Kia também incluiu esforços contínuos para melhorar as tecnologias existentes nos motores de combustão interna. O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 12 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVDV), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, proporcionando economia de combustível.

Assim como todo o sistema híbrido do Stonic entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.

Consumo reduzido com boa performance

kia stonic cinza com teto amarelo traseira em movimento
Com design esportivo e moderno, o Kia Stonic possui coluna estilo targa e estéticas saídas duplas do escapamento com ponteiras cromadas

O motor a combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17,1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm.

O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 13,3 km/l na cidade e de 13,2 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

O modelo apresenta três modos de condução (Eco, Normal e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada. O objetivo da equipe de desenvolvimento foi combinar a direção esportiva e precisa com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC), e o deslocamento suave em velocidades mais altas.

Espaço interno

kia stonic interior

O Kia Stonic chegou ao mercado como um SUV compacto, mas a cabine inteligente do modelo proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2.580 mm de distância entre-eixos.

O tanque de combustível (45 litros) está localizado abaixo do banco traseiro, para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 17”, e o porta-malas tem capacidade de 325 litros.

Multimídia flutuante

kia stonic multimidia flutuante

Um dos carros mais modernos da categoria, o Stonic possui sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 8” no centro do painel, compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, e auxilia as manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor.

Os passageiros traseiros também podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB disponível na parte de trás do veículo. O Stonic vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida de 4,3” com indicador de fluxo de energia e sistema de som.

Segurança

O Stonic é construído sobre uma plataforma resistente e leve, com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência, que garante uma condução segura e confortável em diferentes condições. O uso abundante de adesivos estruturais garante uma carroceria de alta rigidez torcional, 24% superior à da geração anterior.

Essas tecnologias incluem airbags frontais, laterais e de cortina, estes percorrendo todo o comprimento da cabine, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensor de estacionamento traseiro e assistente de partida em rampa (HAC), para atender ainda mais às necessidades de segurança a bordo do veículo.

Quanto custa o Kia Stonic

Por R$ 149.990, o Kia Stonic é o SUV compacto híbrido mais barato do país. Ele tem 5 anos de garantia, incluindo a bateria 48V e o sistema MHEV.

No Brasil, o Stonic é disponibilizado em seis cores – preto aurora (perolizado), cinza perene (metálico), branco claro (sólido), amarelo superior (metálico), vermelho alerta (metálico) e azul esportivo (metálico), em tom único – e sete versões em dois tons, com opções do teto nas cores preto, amarelo e vermelho. Aos acabamentos de pintura metálica e perolizada são acrescidos R$ 2.500,00 e às versões com dois tons, R$ 4.300,00.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os comentários estão fechados.