Desejado no passado, kit GNV vira peça de museu

Agora, exemplares deste combustível ainda utilizado em veículos e automóveis pode ser encontrado no Museu do Inmetro

Kit GNV no Museu do Inmetro
A observação dos itens podem ser presencial ou pelo site (Foto: Inmetro | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 05/09/2024 às 10h08

O kit GNV foi febre no Brasil há algumas décadas com a promessa de que o investimento para transformar o carro em um modelo a gás compensaria o custo de abastecimento e quilômetro por litro, comparado a outros combustíveis como a gasolina e o etanol. Muitos fizeram isso e  recomendam, outros desaprovam, mas fato é que agora essa tecnologia está caindo em desuso e prova disso é que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recebeu recentemente amostras de componentes de sistemas de Gás Natural Veicular (GNV), para compor o museu do Instituto.

VEJA TAMBÉM:

gnv carro portal
Foto: Mobiauto

A doação foi que foi realizada por meio da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), junto ao Inmetro, é uma iniciativa para contribuir com o conhecimento dos visitantes a respeito da tecnologia e também sobre produtos regulamentados e certificados compulsoriamente por Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC).

O kit GNV é geralmente instalado nos veículos rodoviários automotores por instaladores registrados pela Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) do Inmetro, segundo os requisitos estabelecidos na Portaria Inmetro nº 130/2022.

Dessa forma, a referida portaria aprova o Regulamento Técnico da Qualidade e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Instalação de Sistemas de Gás Natural Veicular – Consolidado.

Kit GNV no Museu do Inmetro (1)
Foto: Inmetro | Divulgação

É obrigatória a realização da inspeção inicial após a instalação e da inspeção periódica a cada 12 meses, por Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC) acreditados pela Cgcre e por Instituições Técnicas Licenciadas (ITL) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), no segmento da segurança veicular, conforme os requisitos estabelecidos na Portaria Inmetro nº 147/2022. A Portaria aprova ainda os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Inspeção de Veículos Rodoviários Automotores com Sistemas de Gás Natural Veicular – Consolidado”, pontuou Marcos Valério Barradas, coordenador-geral da Cgcre/Inmetro.

Museu Inmetro

O museu do Inmetro está disponível para visitas, ao kit GNV e demais itens, que podem ser agendadas pelo e-mail da Divisão de Comunicação (Dicom) do Inmetro, mailto:dicom@inmetro.gov.br. São três as modalidades disponíveis para que o público possa conhecer um pouco mais sobre a metrologia no Brasil.

  • Museu físico – O Museu do Inmetro fica localizado no prédio 6 do Campus de Laboratórios do Instituto em Xerém, rio de Janeiro, o espaço apresenta a exposição “Metrologia, História e Evolução”;
  • Museu itinerante – O Inmetromóvel é um veículo adaptado para exposições itinerantes do museu, que acontecem em um ônibus, especialmente para visitas às escolas e eventos.
  • Museu virtual – Por meio do site do Inmetro, na aba Museu, é possível conhecer a história do Inmetro e da Metrologia no Brasil. Inclusive com registros de como foi a construção do Campus de Laboratórios do Inmetro em Xerém (RJ).
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
29 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo santos 11 de setembro de 2024

O GNV está com o preço mais alto porque o governo safado não ajuda o povo en nada só querem dinheiro.so pensam em imposto.
Não tem noção de quantas pessoas ficaram desempregada e muitos empresários tiveram de fechar as portas devido a safadeza desse governo corrupto
GNV compensa e muito
Ainda!!!+

Avatar
Rafael 11 de setembro de 2024

O autor dessa matéria deve ter algum déficit cognitivo bem grande. Pela chegada de cilindros de GNV ao museu do Inmetro, ele concluiu que o GNV caiu em desuso. Parabéns.

Avatar
MARCO ANTONIO ROCHA RODRIGUES 10 de setembro de 2024

Recentemente comprei um semi novo , e mandei arrancar o gnv , preço do combustível não compensa , a manutenção e troca de velas e outros itens tem que ser mais frequente , vistoria e pagamentos anual de docs relacionados a vistoria me livrei , agora tô tranquilo , só pago o doc anual e pronto

Avatar
Jonas 9 de setembro de 2024

Uma coisa eu garanto nó meu Estado eu tenho uma economia grande o IPVA do meu carro veio 50 por % de desconto e eu tenho 45% de economia todos os meses e é muito gratificante ter uma economia de 700 mensais nó meu bolso todos os meses e 600 no IPVA todos os anos sou pôbre e não consigo viver sem o GNV mais os comentários que eu vi é de pessoas ricas porque o povo pobres não consegue viver sem o GNV no Brasil

Avatar
João 8 de setembro de 2024

O governo aumenta o preço do GNV para compensar o desconto que tem no IPVA

Avatar
Alexandre 7 de setembro de 2024

Boa noite para todos
O GNV tem suas vantagens como desconto sobre o IPVA e também pra quem roda muito sem dúvidas e mais econômico.
Claro que existe alguns cuidados como também os combustíveis líquido também tem.
O único problema no momento e que o GNV está mais caro que os outros combustível e sem enfetivo do governo infelizmente.
Porém o gás eu sempre tive no meu carro e nunca tive problema.

Avatar
Fernando Ribeiro 7 de setembro de 2024

Isso é relativo, carro bate motor por uma infinidade de causas, falta de água, óleo, mau uso, combustível adulterado, calço hidráulico, falta de manutenção preventiva etc uso gnv desde 1996 em meus carros, e posso afirmar que nunca tive problemas, mas o problema maior é q, quando as pessoas colocam gnv, não usam mais combustível líquido, e realmente o gnv é um gás, e como todo gás ele é seco, e o motor precisa de combustível líquido pra lubrificação das válvulas e vedados de válvulas, mas se a pessoa usar os dois combustíveis, alternadamente, não há prejuízo nenhum ao motor

Avatar
Fernando Ribeiro 7 de setembro de 2024

Eu uso gnv no RJ desde 96, em todos os meus carros, sempre vi vantagem, no consumo, no preço, no desconto de ipva (67,5%), e pq é um combustível limpo, a gasolina já vem adulterada pelo governo q coloca 35% de álcool, depois os transportadores e postos colocam solventes e até água, isso q destrói o motor do carro, o único problema de quem coloca gnv no carro, é q não usam mais combustível líquido, aí sem usar ele tb, acaba ressecando as válvulas e vedações, q precisam dessa lubrificação do combustível líquido, então a questão de ser um combustível tuim para o carro, é falácia, quem destrói o carro é o dono ou motorista dele, q não entende o funcionamento dd um motor a explosão, e não faz a manutenção preventiva e os cuidados necessários pra conservar o bom funcionamento do veículo.

Avatar
Franmais 7 de setembro de 2024

Conheco relatos , que carros com gnv ,bateram p motor,reseca tudo, trabalha muito seco.

Avatar
Fernando Ribeiro 7 de setembro de 2024

Isso é relativo, carro bate motor por uma infinidade de causas, falta de água, óleo, mau uso, combustível adulterado, calço hidráulico, falta de manutenção preventiva etc uso gnv desde 1996 em meus carros, e posso afirmar que nunca tive problemas, mas o problema maior é q, quando as pessoas colocam gnv, não usam mais combustível líquido, e realmente o gnv é um gás, e como todo gás ele é seco, e o motor precisa de combustível líquido pra lubrificação das válvulas e vedados de válvulas, mas se a pessoa usar os dois combustíveis, alternadamente, não há prejuízo nenhum ao motor

Avatar
Alan Gomes 7 de setembro de 2024

O gás natural era queimados na plataforma por que não tinha utilidade depois que passou a ser usado foi usado em grande escala criou-se a fiscalização obrigatória do Inmetro mas as vistorias são um tormento a mais no que diz respeito a legalizar o carro se o gás é queimado por não ter utilidade por que hoje o gás sofre tanto aumento? Hoje não ando com carro à GNV prefiro andar só de carro 1.0 a ter que ter carro a gás novamente Deus me livre

Avatar
Ricardo Rocha 7 de setembro de 2024

O que atrapalha o avanço do GNV é sempre a interferência do Estado. A burocracia para licenciar um veículo a GNV é imensa e desestimula o seu uso. Tecnicamente, considero a melhor solução em combustível alternativo, já que é possível extrair também do lixo, na produção de bio-metano. Então, podemos considerar que esse combustível também é renovável e ecologicamente correto. É a melhor alternativa, inclusive, em relação aos veículos elétricos e híbridos.

Avatar
Henrique 7 de setembro de 2024

Ja tive carro com gas. Nao quero mais. Nas vistorias querem fazer de tudo para reprovar seu carro, muita corrupção . A perda de potencia, as peças que se desgastam mais, o preço da vistoria e ficar nas maos destes caras todo ano nao vale a pena. Dá mais manutencao sim! Sem falar que o gas aumentou muito o preço do metro. Moro no Rio.

Avatar
Henrique 7 de setembro de 2024

Ahhh…….e carro que nunca teve gas instalado aqui no Rio tem maior valor de revenda .

Avatar
Fernando Ribeiro 7 de setembro de 2024

Eu uso gnv no RJ desde 96, em todos os meus carros, sempre vi vantagem, no consumo, no preço, no desconto de ipva (67,5%), e pq é um combustível limpo, a gasolina já vem adulterada pelo governo q coloca 35% de álcool, depois os transportadores e postos colocam solventes e até água, isso q destrói o motor do carro, o único problema de quem coloca gnv no carro, é q não usam mais combustível líquido, aí sem usar ele tb, acaba ressecando as válvulas e vedações, q precisam dessa lubrificação do combustível líquido, então a questão de ser um combustível tuim para o carro, é falácia, quem destrói o carro é o dono ou motorista dele, q não entende o funcionamento dd um motor a explosão, e não faz a manutenção preventiva e os cuidados necessários pra conservar o bom funcionamento do veículo.

Avatar
rogerio 9 de setembro de 2024

Aqui no Rio combustível é máfia, um real d diferença pra gasolina e o governo é conivente.

Avatar
Geraldo 6 de setembro de 2024

A galera falando que não tem problema com GNV. Dá mais manutenção, vela, cabo de vela, filtros, rolamentos, amortecedor, tem q trocar molas e etc….é econômico? Se considerar o valor só do combustível sim e ainda tem ipva..mas tb tem vistorias a mais, perda de mala e de potência….já tive um gol e parati…sinceramente..nunca mais quero isto….hoje tenho uma weekend 1.6 e torq flex há 3 anos só ando ns gssolina e só alegria…até meu mecânico fala q não apareço na oficina…respeito quem gosta pois eu tb pensava assim…hoje nem de graça.

Avatar
Fernando de Souza 6 de setembro de 2024

Texto extremamente mal feito. O museu recebe umas peças e já saem dizendo que caiu em desuso? Imagina colocar um iPhone 4S num museu e sair escrevendo por aí que o iPhone caiu em desuso? Cadê os números de registros de gnv para provar que tá caindo em desuso? Sem tais números, o texto é pura asneira.

Avatar
R.pina 6 de setembro de 2024

Já tive carros com GNV, e nem de graça quero isso outra vem. Nada mais é que uma gambiarra legalizada.

Avatar
Sergio loureiro pereira 6 de setembro de 2024

Meu caro
Vc deve ter comprado um kit vagabundos. Tenho um geração 6 com 8 anos de uso e só alegria.

Avatar
luiz fernando barros lima 6 de setembro de 2024

bom dia, essa reportagem e furada, tenho carro com GNV a mais de 20 anos, só fala mal do GNV quem não tem, pelo menos aqui no Rio de Janeiro compensa e muito, não só pela economia do combustível mas também pelo desconto do IPVA, O etanol sim esse pior combustível que existe, esse não coloco meu carro nem de graça.

Avatar
Tico 6 de setembro de 2024

Tive alguns carros com kit a gás nunca tive problema moto em São Paulo gastava mais de pedágio do que combustível para ir para Santos mas essas vistorias todo ano que matou o gás natural mas teria outro sem problema

Avatar
Sergio Ribeiro Ferreira 6 de setembro de 2024

Uso GNV tem quase 30 anos e não quero trocar. Em Mato Grosdo do Sul, carroa a gás não paga IPVA. Acontece que,por desconhecimento,muitos mechanicos culpam o GNV quando se deparam com problemas no motor de algum cliente. Só ir no Rio pra saber. Maioria usa GNV.

Avatar
Nelson Roberto Jordão 6 de setembro de 2024

Já tive quando era representante nos anis 2000 digo que não evoluiu porque todo combustível que põe a gasolina em xeque aqui no Brasil não decolar. Todos sabem que a gasolina banca as falcatruas do governo na Petrobras. O estado de SP em especial não incentivou esse combustível em virtude de não dar desconto de IPVA como no RJ que é 1% e fora as vistorias caras todo ano aliado ao espaço que toma esse kit, óbvio que aqui caiu em desuso…carro elétrico vai pro mesmo caminho.

Avatar
José Eduardo 6 de setembro de 2024

Aqui no Rio segue firme e forte … não vejo este papo não … inclusive estou com um kit para instalar. Vários veículos anunciados no grande Rio trazem o item como vantagem … já utilizei em dois veículos, só não estou usando no meu momento , pq o espaço do porta malas do veículo atual não compensa …

Avatar
Carlos Alberto 6 de setembro de 2024

Infelizmente os projetos Brasileiros são interesseiros foi com pro- álcool década 80, e Gnv em 1999,agora o carro só a etanol e muito econômico, o Gnv,polui menos que gasolina batizada, e rende mais, por experiência tive em 80 carro a etanol sem problema , tenho um gol 96 com 440 000 km , a gnv a 23 anos sem problemas ,pergunto a reportagem é por experiência própria ou por ouvi dizer ,só lembrando que em São Paulo os táxis do aeroporto internacional são movido a Gnv , sem contar outros estados. O que falta è seriedade por parte de de todos quando fazem projetos ou uma reportagem pois assim em nada ajuda e deixam muitas pessoas confusas perdem empregos e indústrias falidas .obrigado

Avatar
Roberto Silva de Morais 7 de setembro de 2024

De nada

Avatar
Guilherme 5 de setembro de 2024

O fato de se ter peças de um sistema em um museu não significa que é um equipamento em desuso. Apenas estão lá para exposição e mostrar como são, como funcionam e que o instituto de metrologia é responsável por fiscalização do componente. Boris, se você quiser eu tiro meu kit GNV se estiver disposto a pagar a diferença da economia que eu tenho circulando diariamente com GNV no Rio de Janeiro. As vezes ele fala umas coisas meio que gagá.

Avatar
Deixe um comentário