Desejado no passado, kit GNV vira peça de museu
Agora, exemplares deste combustível ainda utilizado em veículos e automóveis pode ser encontrado no Museu do Inmetro
Agora, exemplares deste combustível ainda utilizado em veículos e automóveis pode ser encontrado no Museu do Inmetro
O kit GNV foi febre no Brasil há algumas décadas com a promessa de que o investimento para transformar o carro em um modelo a gás compensaria o custo de abastecimento e quilômetro por litro, comparado a outros combustíveis como a gasolina e o etanol. Muitos fizeram isso e recomendam, outros desaprovam, mas fato é que agora essa tecnologia está caindo em desuso e prova disso é que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recebeu recentemente amostras de componentes de sistemas de Gás Natural Veicular (GNV), para compor o museu do Instituto.
VEJA TAMBÉM:
A doação foi que foi realizada por meio da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), junto ao Inmetro, é uma iniciativa para contribuir com o conhecimento dos visitantes a respeito da tecnologia e também sobre produtos regulamentados e certificados compulsoriamente por Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC).
O kit GNV é geralmente instalado nos veículos rodoviários automotores por instaladores registrados pela Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) do Inmetro, segundo os requisitos estabelecidos na Portaria Inmetro nº 130/2022.
Dessa forma, a referida portaria aprova o Regulamento Técnico da Qualidade e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Instalação de Sistemas de Gás Natural Veicular – Consolidado.
É obrigatória a realização da inspeção inicial após a instalação e da inspeção periódica a cada 12 meses, por Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC) acreditados pela Cgcre e por Instituições Técnicas Licenciadas (ITL) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), no segmento da segurança veicular, conforme os requisitos estabelecidos na Portaria Inmetro nº 147/2022. A Portaria aprova ainda os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Inspeção de Veículos Rodoviários Automotores com Sistemas de Gás Natural Veicular – Consolidado”, pontuou Marcos Valério Barradas, coordenador-geral da Cgcre/Inmetro.
Museu Inmetro
O museu do Inmetro está disponível para visitas, ao kit GNV e demais itens, que podem ser agendadas pelo e-mail da Divisão de Comunicação (Dicom) do Inmetro, mailto:dicom@inmetro.gov.br. São três as modalidades disponíveis para que o público possa conhecer um pouco mais sobre a metrologia no Brasil.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O GNV está com o preço mais alto porque o governo safado não ajuda o povo en nada só querem dinheiro.so pensam em imposto.
Não tem noção de quantas pessoas ficaram desempregada e muitos empresários tiveram de fechar as portas devido a safadeza desse governo corrupto
GNV compensa e muito
Ainda!!!+
O autor dessa matéria deve ter algum déficit cognitivo bem grande. Pela chegada de cilindros de GNV ao museu do Inmetro, ele concluiu que o GNV caiu em desuso. Parabéns.
Recentemente comprei um semi novo , e mandei arrancar o gnv , preço do combustível não compensa , a manutenção e troca de velas e outros itens tem que ser mais frequente , vistoria e pagamentos anual de docs relacionados a vistoria me livrei , agora tô tranquilo , só pago o doc anual e pronto
Uma coisa eu garanto nó meu Estado eu tenho uma economia grande o IPVA do meu carro veio 50 por % de desconto e eu tenho 45% de economia todos os meses e é muito gratificante ter uma economia de 700 mensais nó meu bolso todos os meses e 600 no IPVA todos os anos sou pôbre e não consigo viver sem o GNV mais os comentários que eu vi é de pessoas ricas porque o povo pobres não consegue viver sem o GNV no Brasil
O governo aumenta o preço do GNV para compensar o desconto que tem no IPVA
Boa noite para todos
O GNV tem suas vantagens como desconto sobre o IPVA e também pra quem roda muito sem dúvidas e mais econômico.
Claro que existe alguns cuidados como também os combustíveis líquido também tem.
O único problema no momento e que o GNV está mais caro que os outros combustível e sem enfetivo do governo infelizmente.
Porém o gás eu sempre tive no meu carro e nunca tive problema.
Isso é relativo, carro bate motor por uma infinidade de causas, falta de água, óleo, mau uso, combustível adulterado, calço hidráulico, falta de manutenção preventiva etc uso gnv desde 1996 em meus carros, e posso afirmar que nunca tive problemas, mas o problema maior é q, quando as pessoas colocam gnv, não usam mais combustível líquido, e realmente o gnv é um gás, e como todo gás ele é seco, e o motor precisa de combustível líquido pra lubrificação das válvulas e vedados de válvulas, mas se a pessoa usar os dois combustíveis, alternadamente, não há prejuízo nenhum ao motor
Eu uso gnv no RJ desde 96, em todos os meus carros, sempre vi vantagem, no consumo, no preço, no desconto de ipva (67,5%), e pq é um combustível limpo, a gasolina já vem adulterada pelo governo q coloca 35% de álcool, depois os transportadores e postos colocam solventes e até água, isso q destrói o motor do carro, o único problema de quem coloca gnv no carro, é q não usam mais combustível líquido, aí sem usar ele tb, acaba ressecando as válvulas e vedações, q precisam dessa lubrificação do combustível líquido, então a questão de ser um combustível tuim para o carro, é falácia, quem destrói o carro é o dono ou motorista dele, q não entende o funcionamento dd um motor a explosão, e não faz a manutenção preventiva e os cuidados necessários pra conservar o bom funcionamento do veículo.
Conheco relatos , que carros com gnv ,bateram p motor,reseca tudo, trabalha muito seco.
Isso é relativo, carro bate motor por uma infinidade de causas, falta de água, óleo, mau uso, combustível adulterado, calço hidráulico, falta de manutenção preventiva etc uso gnv desde 1996 em meus carros, e posso afirmar que nunca tive problemas, mas o problema maior é q, quando as pessoas colocam gnv, não usam mais combustível líquido, e realmente o gnv é um gás, e como todo gás ele é seco, e o motor precisa de combustível líquido pra lubrificação das válvulas e vedados de válvulas, mas se a pessoa usar os dois combustíveis, alternadamente, não há prejuízo nenhum ao motor
O gás natural era queimados na plataforma por que não tinha utilidade depois que passou a ser usado foi usado em grande escala criou-se a fiscalização obrigatória do Inmetro mas as vistorias são um tormento a mais no que diz respeito a legalizar o carro se o gás é queimado por não ter utilidade por que hoje o gás sofre tanto aumento? Hoje não ando com carro à GNV prefiro andar só de carro 1.0 a ter que ter carro a gás novamente Deus me livre
O que atrapalha o avanço do GNV é sempre a interferência do Estado. A burocracia para licenciar um veículo a GNV é imensa e desestimula o seu uso. Tecnicamente, considero a melhor solução em combustível alternativo, já que é possível extrair também do lixo, na produção de bio-metano. Então, podemos considerar que esse combustível também é renovável e ecologicamente correto. É a melhor alternativa, inclusive, em relação aos veículos elétricos e híbridos.
Ja tive carro com gas. Nao quero mais. Nas vistorias querem fazer de tudo para reprovar seu carro, muita corrupção . A perda de potencia, as peças que se desgastam mais, o preço da vistoria e ficar nas maos destes caras todo ano nao vale a pena. Dá mais manutencao sim! Sem falar que o gas aumentou muito o preço do metro. Moro no Rio.
Ahhh…….e carro que nunca teve gas instalado aqui no Rio tem maior valor de revenda .
Eu uso gnv no RJ desde 96, em todos os meus carros, sempre vi vantagem, no consumo, no preço, no desconto de ipva (67,5%), e pq é um combustível limpo, a gasolina já vem adulterada pelo governo q coloca 35% de álcool, depois os transportadores e postos colocam solventes e até água, isso q destrói o motor do carro, o único problema de quem coloca gnv no carro, é q não usam mais combustível líquido, aí sem usar ele tb, acaba ressecando as válvulas e vedações, q precisam dessa lubrificação do combustível líquido, então a questão de ser um combustível tuim para o carro, é falácia, quem destrói o carro é o dono ou motorista dele, q não entende o funcionamento dd um motor a explosão, e não faz a manutenção preventiva e os cuidados necessários pra conservar o bom funcionamento do veículo.
Aqui no Rio combustível é máfia, um real d diferença pra gasolina e o governo é conivente.
A galera falando que não tem problema com GNV. Dá mais manutenção, vela, cabo de vela, filtros, rolamentos, amortecedor, tem q trocar molas e etc….é econômico? Se considerar o valor só do combustível sim e ainda tem ipva..mas tb tem vistorias a mais, perda de mala e de potência….já tive um gol e parati…sinceramente..nunca mais quero isto….hoje tenho uma weekend 1.6 e torq flex há 3 anos só ando ns gssolina e só alegria…até meu mecânico fala q não apareço na oficina…respeito quem gosta pois eu tb pensava assim…hoje nem de graça.
Texto extremamente mal feito. O museu recebe umas peças e já saem dizendo que caiu em desuso? Imagina colocar um iPhone 4S num museu e sair escrevendo por aí que o iPhone caiu em desuso? Cadê os números de registros de gnv para provar que tá caindo em desuso? Sem tais números, o texto é pura asneira.
Já tive carros com GNV, e nem de graça quero isso outra vem. Nada mais é que uma gambiarra legalizada.
Meu caro
Vc deve ter comprado um kit vagabundos. Tenho um geração 6 com 8 anos de uso e só alegria.
bom dia, essa reportagem e furada, tenho carro com GNV a mais de 20 anos, só fala mal do GNV quem não tem, pelo menos aqui no Rio de Janeiro compensa e muito, não só pela economia do combustível mas também pelo desconto do IPVA, O etanol sim esse pior combustível que existe, esse não coloco meu carro nem de graça.
Tive alguns carros com kit a gás nunca tive problema moto em São Paulo gastava mais de pedágio do que combustível para ir para Santos mas essas vistorias todo ano que matou o gás natural mas teria outro sem problema
Uso GNV tem quase 30 anos e não quero trocar. Em Mato Grosdo do Sul, carroa a gás não paga IPVA. Acontece que,por desconhecimento,muitos mechanicos culpam o GNV quando se deparam com problemas no motor de algum cliente. Só ir no Rio pra saber. Maioria usa GNV.
Já tive quando era representante nos anis 2000 digo que não evoluiu porque todo combustível que põe a gasolina em xeque aqui no Brasil não decolar. Todos sabem que a gasolina banca as falcatruas do governo na Petrobras. O estado de SP em especial não incentivou esse combustível em virtude de não dar desconto de IPVA como no RJ que é 1% e fora as vistorias caras todo ano aliado ao espaço que toma esse kit, óbvio que aqui caiu em desuso…carro elétrico vai pro mesmo caminho.
Aqui no Rio segue firme e forte … não vejo este papo não … inclusive estou com um kit para instalar. Vários veículos anunciados no grande Rio trazem o item como vantagem … já utilizei em dois veículos, só não estou usando no meu momento , pq o espaço do porta malas do veículo atual não compensa …
Infelizmente os projetos Brasileiros são interesseiros foi com pro- álcool década 80, e Gnv em 1999,agora o carro só a etanol e muito econômico, o Gnv,polui menos que gasolina batizada, e rende mais, por experiência tive em 80 carro a etanol sem problema , tenho um gol 96 com 440 000 km , a gnv a 23 anos sem problemas ,pergunto a reportagem é por experiência própria ou por ouvi dizer ,só lembrando que em São Paulo os táxis do aeroporto internacional são movido a Gnv , sem contar outros estados. O que falta è seriedade por parte de de todos quando fazem projetos ou uma reportagem pois assim em nada ajuda e deixam muitas pessoas confusas perdem empregos e indústrias falidas .obrigado
De nada
O fato de se ter peças de um sistema em um museu não significa que é um equipamento em desuso. Apenas estão lá para exposição e mostrar como são, como funcionam e que o instituto de metrologia é responsável por fiscalização do componente. Boris, se você quiser eu tiro meu kit GNV se estiver disposto a pagar a diferença da economia que eu tenho circulando diariamente com GNV no Rio de Janeiro. As vezes ele fala umas coisas meio que gagá.