Mitsubishi L200 toma bomba no Latin NCAP. Mas é outra

Nos crash tests da entidade uruguaia Latin NCAP, picape japonesa fica com zero estrela, porém, não está explicado que este não é o modelo vendido no Brasil

mitsubishi l200 do latin ncap 2019 2
Por AutoPapo
Publicado em 26/11/2019 às 16h43

Mais uma vez, o Latin NCAP prejudica um fabricante nacional de automóveis ao dar nota zero para um modelo que não é produzido no país. Dessa vez, foi uma Mitsubishi L200 importada da Tailândia. No Brasil, ela é fabricada nacionalmente e diferente. E o Latin NCAP já havia feito isso com a Ford Ranger em 2016, dando 3 estrelas a ela, enquanto o presidente da organização reconhecia que a versão brasileira teria nota maior.

O problema é que o consumidor não vai se aprofundar nesse tipo de informação. Para ele, basta olhar a nota que o veículo ganhou nos testes de impacto. Nessa hora, o órgão não deixa claro que o modelo avaliado só é vendido em alguns países, injustiçando um carro que pode ter perfeitas condições de segurança.

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O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) divulgou os últimos resultados nesta terça-feira (26). A picape da marca japonesa foi classificada com 0 (zero) de 5 estrelas para a proteção de adultos, e 2 para a de crianças. Segundo relatório da organização, faltou ao modelo os airbags, o que seria proibido no Brasil, já que o equipamento de segurança é obrigatório por aqui.

No Chile, onde a L200 do Latin NCAP é a picape mais vendida, o mesmo não acontece. Além disso, o órgão avaliou que a picape apresentou “alta probabilidade de ferimentos com risco de vida em uma batida a apenas 64 km/h” durante a bateria de testes.

Outros problemas apontados são instabilidade da estrutura na área dos pés, e o sistema de fixação de cadeirinhas infantis recomendado pela Mitsubishi não com o Isofix, mas, sim, com os cintos de segurança.

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A L200 do Latin NCAP também tem uma versão com cintos de segurança pélvicos, com apenas dois pontos de ancoragem, no banco central traseiro, argumenta o órgão. Além disso, faltou à picape os sistemas eletrônicos de segurança, como o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).

Mitsubishi prometeu melhorar L200 do Latin NCAP

mitsubishi l200 triton 2020
L200 vendida no Brasil atualmente (Mitsubishi | Divulgação)

De acordo com o mesmo, a Mitsubishi “prometeu melhorar o equipamento básico padrão da L200” com os airbags e cintos de segurança adequados para todos os ocupantes, incluindo pretensores nos dos bancos dianteiros, que também estão ausentes no modelo que chega ao mercado até abril de 2020.

Enquanto isso, o órgão pediu a empresas do Chile, onde a L200 do Latin NCAP faz muito sucesso, que avaliem a escolha. Segundo o órgão, a picape é especialmente popular para frotistas e mineradoras da região.

O modelo da Mitsubishi é fabricado no Brasil, abastecendo o mercado nacional, e na Tailândia, de onde é importado para alguns países da América Latina.

Fotos, a não ser quando indicado: Latin NCAP | Divulgação

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2 Comentários
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Gustavo Henrique Trierweiler 26 de novembro de 2019

“A picape da marca japonesa foi classificada com 0 (zero) de 5 estrelas para a proteção de adultos, e 2 para a de crianças. Segundo relatório da organização, faltou ao modelo os airbags, o que seria proibido no Brasil, já que o equipamento de segurança é obrigatório por aqui.” Nesta afirmação que a matéria possui um equivoco onde os modelos 4×4 não é necessário a presença de Air Bags. Podemos Verificar isto na fabricação e comércio do novo Troller.

AutoPapo
AutoPapo 27 de novembro de 2019

Olá, Gustavo

Veículos classificados como “fora de estrada”, como é o Troller, estão isentos da obrigatoriedade do airbag. Mas este não é o caso da L200.

Obrigado e abraço

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