Toyota GR Corolla chega ao Brasil com preços até R$ 461.990

A Toyota coloca a imagem de carro de tiozão de lado com o hatch esportivo de 304 cv, câmbio manual e um sistema de tração integral poderoso

toyota gr corolla preto frente em pista
O hot hatch vem em duas versões (Fotos: Toyota | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 04/07/2023 às 08h02
Atualizado em 22/08/2023 às 13h28

Após décadas apostando apenas em carros pacatos, a Toyota finalmente trouxe um esportivo de verdade o Brasil: o GR Corolla. Mesmo tendo o nome do carro com a fama de ser de tiozão, esse hatch tem DNA vindo dos estágios de rali.

Indo direto ao ponto, o motor 1.6 de três cilindros produz 305 cv e 37 kgfm, que são passados para o chão através de um sistema de tração integral e câmbio manual de seis marchas. O preço é de R$ 416.990 na versão Core e R$ 461.990 na Circuit Edition.

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As primeiras 99 unidades do GR Corolla trazidas pela Toyota receberão uma plaqueta com a numeração do carro, uma capa personalizada para cobrir a carroceria e um porta documentos. O hot hatch virá importado da fábrica de Motomachi, no Japão.

O primeiro Toyota Corolla hatchback do Brasil

A Toyota criou o conjunto mecânico do GR Corolla para o GR Yaris, que nasceu para homologar um carro que deveria correr no campeonato mundial de rali (WRC) — mas acabou não competindo. O irmão menor tem carroceria de duas portas, tornado-0 menos prático.

O GR Corolla veio como uma alternativa mais pragmática, com a comodidade das quatro portas e interior mais equipado. A carroceria hatch sempre foi oferecida no exterior, porém no Brasil ela estreia com esse modelo esportivo.

No GR Corolla foram aplicados 349 pontos de solda adicionais e mais de 2,7 metros de adesivos estruturais para melhorar a rigidez da carroceria. As bitolas foram alargadas e a suspensão traz componentes mais leves para reduzir a massa não suspensa.

Um destaque é o sistema de tração, que permite varia a distribuição de força entre os eixos: 60% para a dianteira e 40% para a traseira no modo normal, 50% para cada eixo no modo pista e 30% na dianteira e 70% na traseira no modo esporte, permitindo derrapagens controladas.

Em cada eixo do GR Corolla existe um diferencial de deslizamento limitado Torsen, nada de eletrônica usando os freios para simular o equipamento. As rodas de 18 polegadas são forjadas e produzidas pela BBS.

Sim, o GR Corolla tem motor de 3 cilindros

Ao contrário do Honda Civic Type-R, o motor do Toyota GR Corolla não perdeu potência no Brasil: o 1.6 turbo rende os mesmos 305 cv e 37 kgfm que produz no Japão e na América do Norte.

Esse propulsor de três cilindros foi desenvolvido para o GR Yaris e não faz parte da mesma família do 1.5 de três cilindros utilizado por outros carros da marca no Japão. No compacto ele produz 272 cv, a versão do GR Corolla é mais forte para compensar o peso extra do médio.

Ele adota tecnologias que a Toyota já vinha usando em outros modelos, como o sistema de injeção que combina a multiponto no duto de admissão com a direta e a taxa de compressão elevada (para um motor turbo) de 10,5:1.

Equipamentos e versões do Toyota GR Corolla

Como é de costume nos carros importados, o GR Corolla vem em versões completas. Desde o modelo Core já estão presente equipamentos como o painel digital, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial, pacote ADAS Toyota Safety Sense, faróis full-LED e sete airbags.

A Circuit Edition adiciona heads-up display, carregador de smartphone por indução, alerta de ponto cego e o teto em fibra de carbono. Quem não quiser desembolsar R$ 45.000 a mais por esses itens, o modelo Core já traz o principal no quesito de desempenho.

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