Marca britânica que só participou da gincana Camel Trophy e competição de marca única vai encarar o rali mais cascudo do planeta
A Land Rover está no mercado há quase 80 anos e ficou conhecida por seus utilitários (nada esportivos) e SUVs de luxo. Mas o fabricante nunca se atreveu a encarar um rali de verdade. Mas isso vai mudar e ela participará do Dakar.
VEJA TAMBÉM:
Isso mesmo, a Land Rover está em fase avançada do desenvolvimento do Defender D7X-R, versão que irá competir no Rali Dakar em 2026. O carro está em testes no Marrocos e irá competir na categoria Stock, que se destina a modelos de produção em série.
Os dados técnicos não foram divulgados, e o que se sabe é que o SUV é equipado com motor V8 biturbo 4.4. A versão de produção (Extreme Octa), equipada com o mesmo motor, entrega 635 cv e 81 kgfm de torque.
A participação no rali é uma maneira de a Land Rover mostrar que seus SUVs não são tão ruins como seus próprios clientes propagam mundo afora. A marca entrará no grid com três unidades.
O carro-chefe será pilotado pelo veterano Stephane Peterhansel, que já venceu o Dakar 14 vezes, incluindo três conquistas na categoria moto. O piloto voltará à competição após quatro anos longe das trilhas.
E a experiência do francês, que já correu 35 vezes o rali, será fundamental para uma marca que nunca encarou um rali desse porte. Até então, a Land Rover basicamente se dedicou ao Camel Trophy, entre os anos de 1981 e 1998.
O Camel Trophy era uma espécie de gincana, patrocinada pela marca de cigarros, em que era preciso enfrentar desafios em localidades inóspitas como a floresta amazônica, Sibéria, Terra do Fogo, Madagascar e por aí vai. Os modelos Land Rover foram utilizados em 18 edições. A marca também participou do Land Rover G4 Challenger nos anos de 2003 e 2006, que era um competição em quatro etapas em diferentes cantos do mundo, incluindo o Brasil.
Mas todas as disputas sempre tiveram uma única marca. Agora, no Dakar, a Land Rover terá que encarar competidores e marcas calejadas. Afinal, Peterhansel venceu três edições com um britânico Mini, será que conseguirá o mesmo com um Defender, ou é demais até para o francês?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |