Ele só anunciava a produção. Mas, agora, nem fábrica tem e já está vendendo seu “carro” e até concessão para revenda
O empresário capixaba Flavio Assis ficou rico ao vender seu cartão de crédito Le Card e decidiu realizar o sonho de produzir um automóvel que chamou de Lecar. Seria elétrico e por isso ele se autodenominou Elon Musk brasileiro. Mas sem tecnologia e nem capital, pois explica que vai recorrer a financiamento do governo e lançamento de ações. O Lecar é mais um projeto dos inúmeros brasileiros que naufragaram: a IBAP que fez o Democrata, a Óbvio, a Emme/Lotus, a NDR, a Bravo Motors e até o Gurgel que quebrou quando decidiu brigar com as poderosas multinacionais.
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O Sr. Assis está perdido no tempo e no espaço pois seu elétrico que seria produzido no Rio Grande do Sul já virou um híbrido e com fábrica a ser construída no Espírito Santo. Aí mudou de idéia e decidiu produzir o carro na China. Mas desfez as malas e ficou em sua terra natal mesmo. O visionário Flávio diz que vai produzir 120 mil unidades por ano, mais que as chinesas que estão se instalando no Brasil. É investimento para mais de bilhão de reais.
Apresentou o carro-conceito (em gesso), um sedã, depois uma picape (Campo) e anunciou estar estudando também um terceiro modelo, um SUV (Tático). Seu híbrido não tem nada – como ele afirma – de revolucionário: a mesma mecânica do BMW i3 ou da e-Power da Nissan. Apresentado pela primeira vez em 1901 por um engenheiro chamado Ferdinand Porsche.
O chamado híbrido em série: um motor a combustão acionando um gerador que carrega uma bateria que movimenta os motores elétricos. Neste conceito, a idéia é que o motor seja de baixa cilindrada e sem nenhuma sofisticação para ser barato e de baixíssimo consumo, operando a uma rotação constante. O projeto do Lecar já começou errado pois pretende instalar um motor da Horse, que equipa no Brasil os carros da Renault. Sofisticado e turbinado…
Não tem fábrica nem carro. Mas já tem até consumo declarado. E com precisão: 33,3 km por litro de etanol. Onde encontrou estes valores se nem protótipo existe? Um modelo (mock-up) já foi exposto num evento do interior de São Paulo. Uma rudimentar carcaça em que as rodas sequer viravam. Mas a marca já tem estande reservado no Salão do Automóvel de São Paulo.
Ele afirma já ter contratos para fornecimento de componentes com empresas de peso no setor. Mas contrato não é difícil estabelecer: complicado é ter caixa para pagar milhares de peças…
A Lecar provavelmente vai construir alguns protótipos, como outros fizeram. Para obter um financiamento do governo. Ou interessados em adquirir ações da empresa. A fábrica será no Espirito Santo mas, interessado no prédio abandonado em Jacareí (SP) pela Caoa, já tenta receber milhões de algum órgão de financiamento estatal.
O sonho é livre. Mas mudou de figura quando tentou cobrar 1% do valor do carro (1.600 reais) para reserva das primeiras unidades. Não deu certo: apareceram poucos otár…, ou melhor, voluntários. Agora o tiro é de maior calibre: quer atrair concessionárias e anunciou, numa live na semana passada, as condições para qualquer dono de um negócio se tornar parceiro. Bastam 15 mil reais para o material de marketing e a compra programada de um carro em 48, 60 ou 72 meses. O futuro concessionário o receberia ao quitar a metade do valor. Se tiver carro e fábrica…
Falta o Elon Musk das Arábias explicar muita coisa: como entregar os primeiros carros em agosto de 2026 se não tem sequer um protótipo? E quantos meses para testar os modelos pré-serie? E para homologar o carro? Impossível em menos de 24 meses.
E o capital para montar uma fábrica capaz de produzir 120 mil unidades por ano? De onde virão centenas de milhões de reais? Do BNDES? De um IPO (oferta pública de ações)? E ele sabe que a Tesla perdeu milhões de dólares durante anos até se tornar rentável?
Assistência técnica? Não é problema para ele, apenas para as idiotas das grandes empresas. Como a GM, Ford, Volkswagen e Fiat não pensaram em, como ele, montar centros regionais para atender seus clientes?
Enquanto era sonho, não machucava ninguém. Mas agora ele pode virar pesadelo no bolso de muitos.
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Diziam o mesmo de todos tinham sonhos e começaram de baixo, inclusive Elon Musk.
Este comentarista, Boris, comenta nitidamente com ódio, raiva, inveja e ofensa.
Francamente pode até estar prevendo o que vai acontecer, espero que não, pois o Flávio Figueiredo Assis é realmente um sonhador e já gastou uma fortuna com seus projetos.
Torço para que de certo, mas não coloco minha mão no fogo.
Assim como governo matou a Gurgel, que já naquela época fazia carros super econômicos e pra uso do dia a dia, e já tinha até carro elétrico. Não seria diferente com a Lecar, Governo financia obras e empresas estrangeiras, mas nunca vai apoiar uma empresa nacional.
Que governo? Esse cara tá a anos dando golpe, vendendo se tem fábrica, sem nenhuma condição de entregar, deixa de ser otario
Viva esse pais onde empreendedores são desmerecidos, crédito dificultado, bom são as montadoras de fora mesmo
Realmente ele parece bastante com o Elon Misk
Da para dissolver seu sonho em realidade?, Gurgel é a referência não esse vendedor de palavras
Ele parece garoto de internet…Fica transitando e cai no Onírico sonho de mega Elon Mim…. Gurgel faz falta hoje não enganou e esse quer montar o Lecar brinquedo de plástico….Chega de drible de várzea…. Falsete
Procurem sobre a frase do “orientador” do Gurgel e entenderão muita coisa. Falar o que de um país que as pessoas desfilam com a estrelada americana no Dia da Pátria. Até o desmonte das ferrovias põe no embojo desses também
Pesquisem sobre o LeBank. Há um processo da massa falida do Banco Nacional contra o Elon Tupiniquim por ele usar sem autorização o símbolo do Banco Nacional. LeBank é outra empreitada fumacenta deste senhor. Só na LeCar, a lista de incongruências envolvendo este cidadão é extensa demais. Só na parte técnica do carro é possível notar uma lista de pontos soltos.
Há muito tempo trabalho com empreendedores. E o que aprendi nesse tempo todo é que até que sejam provadas as suposições, acredito que todos merecem seu devido crédito e respeito. Seria muito fácil a quem já tem a vida financeira garantida, deixar seus recursos rendendo fartos rendimentos, como faz com todo o direito, aqueles que preferem não empreender. Empreender, seja como for, com sucesso ou insucesso é um ato de coragem e merece meu respeito. Nem sempre as boas intenções se convertem nos produtos e serviços pensados nas pranchetas e sobretudo nos sonhos dos empreendedores. Considero admirável o esforço de quem busca fazer mais do que sentar em cima do conforto de um colchão financeiro garantido. Todo empreendedor lança a própria sorte, reputação e fortuna fazendo o que acredita. Por esse motivo, seja qual for o resultado tem o meu respeito. As vezes, apontar soluções é muito mais difícil do que apontar os problemas. Faço votos de que tenha grande sucesso. Não ganho nada apostando no fracasso. Se for um sucesso, ganho mais um exemplo de sonho que virou realidade.
Pura utopia.
Teve uma outra “montadora” de um argentino que disse que iria fazer e acontecer com carros elétricos em Nova Lima/MG, e agora veio esse aí da Lecar. Boris está certo, só sendo otário para acreditar nessa lorota toda. E tem “leitor” que ainda acha que ele é contra a indústria automotiva nacional
Mais fácil a Caoa desenvolver e fabricar um carro nacional, tornado-se fabricante, pois tem expertise em fabricar e vender carros.
É estranho a quantidade de “opiniões” supostamente indignadas com esta materia e execrando o seu ator, acusando-o de ser invejoso e de “atentar contra a indústria nacional”.
Inveja do quê??? E qual “indústria” é essa? Cadê ela???
Pelo jeito não apenas o carros da Lecar são feitos de fumaça…Os “defensores” da Lecar também são.
Já viram o LinkedIn da empresa? Nem tem funcionários
Matéria tendenciosa, de um sei lá o que. No mínimo tem muita inveja, pois a matéria poderia ser pra divulgar e alavancar a criação de uma empresa nacional. Se fosse uma merenda de byd ou gem estava batendo palma, isso se já não fez matéria babando ovo dos chineses.
A ideia usada no LeCar já e usada em navios, trens, caminhões de alto torque etc e agora a RAM vai lançar um modelo com o mesmo sistema de alimentação energética.
Texto perfeito, e quem critica o Boris, certamente está envolvido no estelionato. Essa Lecar é mais falsa que nota de 3 reais.
Tem que ser muito otários mesmo para colocar 1 real nessa falcatrua.
Eu sou o primeiro a defender a indústria nacional, mas este caso aí é obviamente um golpe.
Todo dia saem de casa um orário e um picareta…
E pelo visto, alguns otários vieram para cá, defender o “super empresário patriota” vendedor de fumaça.
Este site já deu o que tinha que dar… cancelando a minha inscrição em 3… 2… 1…
Li com satisfação a matéria. Corretíssima a visão. Se ao menos tivessem desenvolvido um protótipo para comprovar que a idéia funciona… Mas quem realmente conhece números na área automotiva identifica ali uma série de absurdos que se resumem numa única coisa: fraude.
Típico picareta vendedor de fumaça. Haverá alguns otá.., digo, clientes, que vão investir no golp…, digo, produto.
Trabalhei em um buffet que atendeu ele e parece que ele deu um calote de 10k, processaram ele (que Elon musk é esse que dá calote de 10k?)
Elon Musk é reconheido por ser um homen dotado de inteligência e grandes feitos na areia tecnologica, e não por se dizer ser alguém que não é, como esse senhor aí que fica se auto entitulando Elon musk brasileiro, só sendo no Brasil país onde as pessoas se sugeitam a acreditar em qualquer historinha, será que não está claro para todos o tamanho da industria automotiva mundial com grandes montadores em nível tecnológico em alto crescimento, aí vem um cara dizendo ser Elon beasileiro, com uma makete de carro mal desenhado de fibra de vidro e shassi tubular, tem que entender nada de mercado automotivo para acreditar nessa historinha! Qual será o desfecho dessa historia? No Brasil já se pode imaginar né.
Pra que chamar os clientes de otar.???? Será que é necessário citar isso? Parece papo de site sensacionalista querendo barrar o crescimento da empresa a todos custo!
Só vendem sonhos porque há quem compre. Depois não reclamem se ele for mais um a sumir com a grana dos “investidores”. Eike Batista mandou lembranças…
🫣
Vergonhoso esse senhor
Depois de tanta idade, agora é somente mais um vendido para as montadoras chinesas!
Esse Velho do Auto papo é contra a Lecar a indústria nacional tem que ser valorizada
O Boris pode tá equivocado em algumas coisas, maís infelizmente a lecar não está passando confiança para possíveis consumidores, em alguns vídeos postados da pra ver que existe pouco conhecido e confiança dentro do próprio projeto. Na verdade esse projeto e muito simples e eu me pergunto porque não fizeram ainda. E muito duvidoso.
Não é ser contra a Lecar, mas quem tem o mínimo de conhecimento sobre como funciona uma montadora de automóveis, uma indústria, como se faz o desenvolvimento de um produto ou mesmo tem noção de como se ontem licenças, já nota que o dono da Lecar está fazendo promessas absurdas e que não tem como ser cumpridas em curto prazo.
Alguns exemplos: Até pouquíssimo tempo atrás, o Flávio (dono da Lecar) vinha prometendo iniciar a produção em Sooretama (ES) em agosto de 2026. Porém, a fábrica ainda está em processo de obtenção de licenças ambientais. Supondo que a construção começasse hoje, teria a construção do complexo, instalação de infraestrutura básica (água, esgoto, energia, redes de internet, uma estação de tratamento de efluentes, etc), instalação de maquinário, montagem do layout da planta, treinamento de equipes, certificações, início de produção em pré-série, testes de desempenho e durabilidade nesses veículos e só daí começar a produção em série, difícil fazer isso em menos de dois anos. A GWM levou três anos para começar a produzir em série, isso que compraram a fábrica pronta da Mercedes-Benz em Iracemápolis, só pra citar esse exemplo, embora a GWM já tenha estruturado a operação para ciclo completo de produção, ao invés de somente CKD/SKD.
Eis que apareceu uma nova oportunidade: A fábrica de Jacareí da CAOA Chery, já que o prefeito perdeu a paciência com a falta de respostas e ameaçou acionar na justiça as cláusulas de doação da área. Nisso, o dono da Lecar cresceu os olhos. Só que é um negócio incerto. Caso ocorra a desapropriação, o complexo irá para leilão, onde vai prevalecer a melhor oferta, mas sem o maquinário, que será retirado pela CAOA Chery. E o dono da Lecar fala de um jeito como se a fábrica e os equipamentos fossem cair no colo dele. Por quê ele não negocia a compra de tudo, complexo fabril e equipamentos, diretamente com a CAOA Chery?
Curiosamente, o dono da Lecar já disse que só conseguirá entregar em 2026 os modelos para quem já teria encomendado, se obtiver a fábrica e os equipamentos em Jacareí. Mais uma enrolação.
E temos um projeto que não tem homologação. Ou melhor, não tem nem um protótipo funcional. Como que fala em dados técnicos, como que fala em prazos de início de produção apertados e como que propõe ter duas fábricas para montar mais de 100 mil veículos/ano, sem ter escala de produção e certamente nem capital para bancar o custeio operacional das fábricas, sendo que nem fábrica tem ainda?
O Brasil deveria ter uma fabricante de automóveis, capaz de desenvolver seus próprios projetos, mas não é desse jeito que a Lecar está querendo fazer, que as coisas vão andar.
Você tem que nascer 10 vezes e não entenderá de carro como esse ‘velho’.
Todo projeto começa de um sonho. É assim em todo mundo. Ainda não prejudicou ninguém. Se não podem ajudar, também não atrapalhem.
Ingênuo? Não mesmo!
Maluco? Talvez!
Malandro? Com certeza!