Nem elétrico nem nacional, Lecar será híbrido feito na China

'Elon Musk brasileiro' anunciou que produção no país asiático irá acelerar chegada do modelo às ruas e delcarou intenção de produzir picape

LECAR 459 PRATA PROTOTIPO LATERAL
Este é o 459 atualizado, com novo visual e motorização híbrida (Fotos: Lecar | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 29/11/2024 às 17h00
Atualizado em 29/11/2024 às 17h22

As idas e vindas do anunciado primeiro carro 100% nacional não param. Após mudanças no conjunto mecânico, no desenho e no local da fábrica, o Lecar 459, sonho do empresário Flávio Assis, será produzido, pelo menos inicialmente, na China. A informação foi revelada em entrevista ao portal g1.

“A gente estuda produzir esse carro, inicialmente na China e depois vir para montagem em CKD no Brasil e, depois disso, passaremos a ter a fabricação completamente nacional”, explicou Assis. “Nossa promessa é ter os primeiros protótipos rodando no Brasil com ajuda chinesa entre março e abril de 2025. Carro na mão do dono será em agosto de 2026″, afirmou o empresário, sem revelar qual o nível de cooperação da “ajuda chinesa” e sequer quem será seu parceiro na empreitada.

VEJA TAMBÉM:

O autointitulado “Elon Musk brasileiro” ainda divulgou mais um modelo que será fabricado pela Lecar, uma picape com porte da Fiat Toro, batizada, curiosamente, de Cyber Campo.

“A gente tentou compartilhar o maior número de itens possível. Farol, lanternas, volante, painel e banco. A ideia é ter um carro confortável tanto para o trabalho, quanto para o passeio ao final de semana”, explicou Assis.

Na enrevista ao g1, no entando, o empresário não esclareceu qual é a expectativa de vendas para o 459 e também não anunciou planos sobre redes de concessionárias para vendas e assistência técnica.

Engenharia reversa

Flávio Assis ainda explicou na entrevista que adquiriu um carro elétrico da Tesla para que os engenheiros da Lecar pudessem desmontá-lo e entender como ele funciona. Mas para o “Elon Musk brasileiro”, isso não foi feito para copiar, mas para “pegar as melhores práticas”.

O que é o Lecar 459

O Lecar 459 é um projeto do empresário Flávio Assis. Ele foi anunciado como um carro 100% elétrico, mas, em setembro, houve uma mudança e ele foi anunciado como um carro híbrido equipado com um conjunto Horse (parceria da Geely com a Renault) .

Esse conjunto na verdade combina motor 1.0 turbo de 122 cv, que é basicamente o mesmo bloco do Renault Kardian, a um módulo elétrico da brasileira WEG que atua como gerador.

Ou seja, o motor a combustão gira o gerador, a corrente produzida é armazenada nas baterias que alimentam o motor elétrico de 163 cv e 26,3 kgfm de torque, fornecido pela chinesa HEPU Power. Ele será responsável pela tração do 459, que segundo a marca permitirá aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos.

Histórico tortuoso

lecar prototipo carro eletrico hibrido
Primeira versão do Lecar 459 era 100% elétrica

Flávio Assis anunciou, em 2022, o projeto e a produção em alta escala de um automóvel elétrico no Rio Grande do Sul, o Lecar 459. Porém, logo, logo mudou de ideia e disse que não é mais elétrico, que será um híbrido e também não mais no Rio Grande do Sul e nem no Espírito Santo, mas na China

A ideia inicial é que as primeiras unidades do Lecar já estivessem nas ruas ainda neste ano, mas, após essas sucessivas mudanças, o prazo mudou para 2026, quando os primeiros clientes receberão seus carros.

Vale destacar que, apesar de toda a incerteza sobre a viabilidade do projeto, o Lecar 459 já está em pré-venda, com um primeiro lote de 1.000 carros já disponibilizados, embora, em 27 de setembro, apenas 26 pessoas já haviam entrado na lista de espera, segundo informou Rodrigo Rumi, vice-presidente da Lecar, à CNN. Apesar da baixa procura, um otimista  segundo lote de 1.000 unidades foi anunciado nesta semana.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andre 1 de dezembro de 2024 O seu comentário está aguardando moderação.

Depois que o luladrão vendeu o brasil pra china no mês passado, esse carro fabricado lá é nacional sim.

Avatar
JCKi 1 de dezembro de 2024

Conversa de boteco, ter um carro 100% brasileiro, conversa pra boi dormir, mais uma ilusão.

Avatar
Joao Luiz Gomes 30 de novembro de 2024

Essa semana tivemos um fato curioso, o Zeenix, console da TecToy, também dito como “console portátil brasileiro”, descobriram que era uma white label montado na China com pequenas mudanças para chamar de seu (pela TecToy) e que num futuro iria ser montado no Brasil, tinha a promessa de vir com “preço pensado par o brasileiro”… o que veio: um preço absurdo e a desculpa da TecToy, “dólar subiu muito quando tinham pensando no início do projeto”. Acho que veremos essa história novamente com o “carro brasileiro” com “preço pensado para o brasileiro”

Avatar
Edison de Almeida 30 de novembro de 2024

Era carro nacional ,agora vai set feito na China, se é que vai ser feito.
Como diz a Janja
” fuk you Elon Musk brasileiro “

Avatar
Deixe um comentário