Elon Musk brasileiro cobra apoio à sua iniciativa de criar uma marca nacional, mas é desonesta ao listar parceiros sem nenhum vínculo
A Lecar, marca fundada pelo empresário Flávio Figueiredo Assis, que se autointitula como Elon Musk brasileiro, já anunciou dois carros e prepara o seu terceiro, o SUV Tático. Mas até agora tudo está na base do Photoshop, do gesso e papel crepom.
VEJA TAMBÉM:
Em seu site, o empresário já aceita reservas do sedã 459 e da picape Campo, ambas com preço sugerido de R$ 159.300, que pode ser diluído em 72 parcelas de R$ 2.215,50, assim como outras opções de parcelamento.

Quando se passeia pelo site da Lecar, o visitante vê o carro, pode conferir a ficha técnica e mais um monte de outras informações, inclusive a lista de fornecedores. Na página, a empresa escreve:
Com um compromisso firme com a excelência e a nacionalização de sua cadeia produtiva, a empresa já assegurou a disponibilidade de peças de reposição em todo o território nacional, antecipando-se ao início da fabricação de seus modelos híbridos”.
Mas como reza a máxima atribuída a Garrincha: “faltou combinar com os russos!”
A reportagem de AutoPapo entrou em contato com os fornecedores listados na página. E a resposta da maioria vai contra ao que está propagandeado na página.

Entre as empresas listadas está a Pirelli. A gigante italiana de pneumáticos respondeu que não tem contratos com a Lecar. A negativa também veio por parte da Apolo Tecnologia (do grupo Marcopolo), que atua no segmento de polímeros.
Não temos contrato firmado com a Lecar, mas através de nossa engenharia participamos de parte da possibilidade de desenvolvimento dos para-choques serem em DCPD. O qual inclusive disponibilizamos amostras do material para a exposição dos carros e lançamentos Lecar. Temos contatos com eles. E esperamos que ocorra o lançamento com muito sucesso. E que possamos ser os fornecedores dessas peças”, fecha nota.
A própria Marcopolo também foi questionada e o retorno oficial foi que: “A Marcopolo informou que desconhece qualquer tipo de relação com a Lecar. Não há nada que relacione a empresa com a Lecar nos registros, seja cadastro como fornecedor, contrato de parceria ou acordo de confidencialidade”.
A Lecar também pontua que a Randon, conhecida no setor de autopeças e implementos rodoviários é uma das parceiras. Mas a resposta, em nota, foi bem diferente.
A Randoncorp informa que não possui relação contratual com a empresa Lecar. As marcas Suspensys, Fras-le e Nakata, pertencentes ao grupo, também não mantêm vínculos contratuais diretos com a referida companhia. No caso específico de Fras-le e Nakata, tratam-se de linhas de produtos disponíveis ao consumidor final, que podem ser adquiridos livremente no mercado. A Randoncorp atua de forma ética e transparente, sendo reconhecida como uma das líderes de mercado no Brasil e no exterior, com presença em mais de uma centena de países e uma ampla rede global de vendas e serviços.”, conclui.
Ou seja, a Lecar pode até comprar peças da Randon, mas isso não faz dela uma parceira. É apenas uma relação de compra e venda.
A única empresa que atestou parceria com a Lecar foi a Horse. A fabricante de motores criada pela Aliança Renault-Nissan e a Geely, nos encaminhou um release de sua página (em inglês) onde pontua o fornecimento de 12 mil motores.
No entanto, o que Flávio Assis alardeia e usa como argumento para formar sua rede de concessionários é que a sua fábrica (ainda no campo dos sonhos) fabricará 120 mil carros.
As demais empresas citadas não nos retornaram. Um porta-voz de uma delas, que pediu anonimato (para não ser associado à Lecar), recorda do comportamento estranho do empresário, num encontro rápido, que não durou 15 minutos, para falar sobre a picape Campo. “(Ele) não deu nem boa tarde e já queria gravar vídeos, o que não aconteceu”.
O representante de uma das empresas listadas afirma que as conversas sobre fornecimento são muito embrionárias. “Não há qualquer contrato, projeto em andamento, previsão, exclusividade nem nada do gênero e afirmamos que nenhum compromisso será tomado por enquanto para não colocar a credibilidade da marca em jogo, sem antes haver uma garantia”, afirma.
Assim, um empresário que funda uma empresa, que não tem sede, que não tem produto e que ainda por cima lista (da própria cabeça) seus fornecedores não pode reclamar da desconfiança da imprensa e da sociedade em geral.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|
Daqui há pouco, ele alega que a empresa foi sabotada pelos anti-patriotas, pega as malas dele, e o dinheiro dos idiotas, e vai viver confortavelmente no Reich dos EUA.
Ouvi falar que a Lecar está oferecendo gratuitamente (somente para os primeiros 119.000 compradores – corram!) um mock up anatômico inspirado no kid bengala para os compradores já irem se acostumando até finalizar o pagamento e tentar retirar o carro na concessionária. Boris, poderia confirmar essa informação com o Elon, por favor?
Parece a picanha e a cervejinha do Luladrão, nunca aparece
Eu fico surpreso com a quantidade de inocentes, que postam aqui acreditando nesse empresário. Acho que são robôs de alguma empresa de likes contratada por ele, mas, eu tbm acredito nesse projeto, tanto quanto acredito no mundial do Palmeiras kkkkkkkkkk.
E o Palmeiras teve mundial em 1951 em são Paulo
Não, segundo os próprios palmeirenses alegaram durante anos, o título mundial do Corinthians de 2000 não valia porque não tinha ganho a libertadores, então o mesmo se aplica ao Palmeiras. Mas, em 2012 o Corinthians se tornou o ÚNICO campeão mundial 100% invicto de toda a história, coisa que nem o Santos de Pelé e NENHUM outro clube no mundo conseguiu até hj.
Boris vc ainda vai engolir cada palavra contra …..vc vive de opinião e opinião é a mercadoria mais barata do planeta….o cara vive de sonho e correr atrás…..a tesla um dia deu risada da byd hoje perde pra eles amanhã será literalmente atropelada…. enquanto vc não consegue montar um carrinho de controle remoto a combustão o cara tá montando um de verdade….vc é fraco e palpiteiro ….
A Lecar, inclusive, já contratou mão de obra para a linha de produção: Duendes, gnomos e elfos, Papai Noel será líder de produção. Serão aproveitados após o Natal. Coelhinhos também. Serão aproveitados após a Páscoa. (a linha de produção não será robotizada).
Auto Papo desprezando produto com promessa !! Esse país é de vira latas mesmo, tendo o governo que tem que está destruindo o país tendo como aliado imprensa sórdida e hipócrita. Deveríamos dar apoio moral que seja pra surgir algo que faça frente aos grandes, afinal os grandes surgiram de pequenos. Mas a mídia parece que gosta de destruir tudo com distorções, mentiras e induções
Curioso que o autopapo, sempre sai em defesa férrea a VW, GM, Stelantis, o resto simplesmente não presta. Os carros chineses estão enterrando os vira-latas nacionais. As montadoras que dominam nosso mercado a 50 anos com a maior margem de lucro do mundo, estão desesperardas. A Lecar é uma promossa sim, mas com enorme chance de sucesso, e se lograr o que promete (1000kg com 30L de Etanol) com toda tecnologia e conforto de um Chinês, contando com peças nacionais, vai virar o jogo sim e vai enterrar de vez carroças de 150K.
Eu gostaria muito de ter um carro genuinamente brasileiro, daria a maior força. Mas com o tanto de golpe que já vi na vida prefiro esperar pra ver, quando eu ver os carros na rua eu acredito.
⚠️ Lecar está igual a Gurgel 100% Brasileiro!!!!! ”””@Sendo Q o motor vem Francêsa Renault!!!!⚠️
___@100% Brasileiro tem fazer todos 1 projeto próprio ! Desenvolver o Motor , ⚙️ cambio 💱 , suspensão , carroceria ⚠️ . Difícil. .
Igual não!
A Gurgel colocou a mão na graxa, fabricou carros, os comercializou, e até conquistou alguns nichos de mercado Independente do que se queira questionar sobre ela, fato é que a Gurgel construiu algo e até o colocou no mercado.
Já a Lecar, nem sombra disso…
Torço para que a iniciativa dele gere uma familia de bons carros, ampla rede de concessionárias e bom pós venda. Poderia ser o pontapé inicial para outras marcas nascerem e termos nosso parque automotivo próprio, seria fantástico.
Mas, por enquanto, esse monte de promessas e nenhum carro pronto para mostrar e nenhuma fábrica construída (ou comprada) só faz tudo cheirar a golpe.
Esse monte de entendido jamais leram como iniciou a Honda ou a Ford nos seus primórdios. E agora querem perfeição máxima de um Brasileiro que quer elevar o nome do Brasil no ramos automobilístico. Vai procurar o que fazer bando de pessimista. Se ele conseguir emplacar o projeto é o Brasil que ganha e muitas famílias que terão uma renda direta ou indiretamente na cadeia produtiva.
Concordo com você amigo , se for uma farsa mesmo será provada bem rápido porque o Flávio figueiredo falou que os dois carros tanto como o modelo 459 e a Campo estará sendo exibida no , salão do automóvel que vai acontecer neste ano agora e ele ainda falou que o carro estará sendo exibido já finalizado podendo ser visto e até fazer testes nele lá no salão acredito eu , por ele não mostrar o carro finalizado agora acredito eu que seja estratégia de marketing para captar o maior número de engajamento e interesses possíveis e com isso divulgar de fato no lugar mais importante do automobilismo que é o salão do automóvel, após a divulgação acredito que a mídia cairá em cima em peso na divulgação por já ter o veículo pronto concluído, outro ponto é sobre a fábrica de jacareí a caoacherry , foi eu que entrei em contato com eles através de mensagens no Instagram , falando a situação da fábrica por não ter cumprido o contrato com a prefeitura e disse a eles que se quisesse eu poderia entrar em contato com uma pessoa que tem contato direto com o prefeito , eles pediram mais informações e após isso foi feita a reunião, diversas pessoas criticou por isso por nem ter a primeira fábrica já está de olho na segunda , mais eu vejo isso com um lado positivo para ele porque a fábrica já está pronta e é só colocar os maquinarios e por para funcionar com isso os documentos para liberação será mais rápido doque construir a fábrica e por em funcionamento e assim poderia adiantar o processo de montagem e entregar as pessoas que já iniciou a pré compra e depois disso dar andamento na construção da matriz que ele tanto menciona , bem foi um longo texto mais eu espero que tenha entendido e estou torcendo em vez de criticar como o dono da matéria e as pessoas que não torcem para seu país evoluir que só torce para gringo vim aqui e tomar conta do país como Portugal fez conosco
Ninguém está exigindo perfeição de uma montadora brasileira. Porém, quem conhece como funciona uma fábrica de automóveis, questiona a seriedade do projeto.
A Lecar está prometendo iniciar produção em Sooretama/ES, em agosto de 2026. Porém, sequer tem licenças ambientais para poder dar início a construção da fábrica. Mesmo que obtivessem essas licenças agora, como iriam construir a fábrica, infraestrutura básica, instalar o maquinário, contratar funcionários, treinar equipes, fazer testes de linha, produção pré-série e obter a CAT em apenas 11 meses? Não tem mágica. Mesmo que a Lecar tivesse R$10 bilhões em caixa para começar a operação, não tem como cumprir um prazo desses. Nem mesmo os chineses conseguiriam um feito desses, principalmente se não tivessem produto homologado ainda.
Não tem fábrica, não tem produto homologado, sequer tem protótipo funcional.
Propõe ter duas fábricas de grande porte, sem reserva de capital e sem escala de produção para sequer bancar os custos operacionais de uma, ainda mais em um modelo de negócio com produção sob encomenda.
Não tem o produto, não tem fábrica, mas já estão trabalhando em pré-venda e negociando concessionários. Pra mim, isso é captação de poupança, o que não pode.
Mockup com chassi tubular? Pra que usar um motor mais potente (o mesmo usado no Kardian) em um EREV? Sem falar que a Lecar não propõe ter prensas para estampagem de carroceria, o que também gera mais desconfiança no projeto. E por aí vai.
Tem tanta coisa errada nesse projeto da Lecar,, que se fosse citar metade, esse comentário ficará longo demais.
Enfim, cai quem quer nesse conto da carochinha.
Seria muito bom se desse certo, mas a maneira como iniciou… Procurem sobre a história do criador do carro DeLorean tem coisa muito parecida e estranha aí….
Todo dia sai na rua um otário e um esperto.
Se eles se encontram, sai negócio.
__ Não a primeira; nem segunda vez Q alguém tenta produzir 1 carro 🚗 100% Brasileiro e não consegue seguir em frente devido a aos Grande$ Empreendedore$ ! { Política & Global}∆⚠️ .
Quem é da minha idade vai lembrar do carro Presidente . A mesma conversa de 171!! Tem comprador esperando até hoje!!!
O problema do presidente é que os militares afundaram (literalmente) o projeto.
Mais uma vez, parabéns pelo canal denunciar este golpe mais que óbvio do Elon Sonso BR, é muito cara de pau! O incrível é que autoridade nenhuma faz nada.
Agora entendo como o carro dele vai ser tão econômico, não vai sair do lugar né kkkkkk
Perfeito Boris, é importante alertar para que no futuro nao haja consequências ruins para os consumidores.
Tão fraudulenta como esse site.
Desde o início, com aquele protótipo tosco e de fundo de quintal, nunca me enganaram… Vaporware total
Se quiser garantir um lugar ainda melhor na gigantesca fila de interessados, já é possivel fazer bem mais do que apenas pagar uma taxa de reserva.
Agora você pode já comprar antecipadamente um fabuloso Lecar, parcelando-o em 72 vezes e sendo um dos exclusivos e privilegiados primeiros donos.
Corram que essa “moleza” é por tempo limitado!!! Um privilégio pra poucos!!!
🤡🤡🤡
Só promessa absurda
Ele promete iniciar produção em agosto/26. Como? Sem fábrica, sem produto homologado, sem ter nenhum protótipo que efetivamente funcione. Estranho
Dias atrás disse que, diante dos atrasos nas licenças ambientais para o terreno da fábrica em Sooretama/ES, só conseguiria entregar em 2026 os carros já encomendados e se ele conseguisse a fábrica de Jacareí da Caoa Chery. Fala de um jeito como se a fábrica fosse cair no peito dele, com maquinário e tudo. Mas é se não tiver acordo entre a Caoa Chery e a Prefeitura e isso der origem a uma longa ação judicial por conta da desapropriação… Qual será a nova desculpa que ele vai dar?
Olha o golpe aí gente !!!!!
Boa tarde! Caro Boris.
A Lecar diz que o seu veículo, vai andar 1.000 km com apenas 30 litros de álcool . E um motor 1.0 de 3 cilindros, estará acoplado em um gerador de eletricidade, que abasteceram o conjunto de baterias, que alimentaram o motor elétrico que irá movimentar o veículo. Tem alguma coisa que não fecha. Pois, o motor vai queimar combustível para girar um dínamo que por sua vez carregada a bateria e depois o motor . Tem muita perda de energia . Nunca este veículo vai consumir somente 30 litros .
Esse carro não vai consumir combustível algum, porque não vai existir.