Salão do Automóvel: Lecar alfineta tragédia sofrida pela Toyota

Coletiva de imprensa da empresa brasileira mostrou apenas o que já foi visto à exaustão em redes sociais e segue apenas com promessas mirabolantes

Salão do Automóvel Lecar campo frente (2)
O carro levado é feito com isopor e compensado (Fotos: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
De São Paulo (SP)
Publicado em 20/11/2025 às 15h41

A coletiva de imprensa mais aguardada do Salão do Automóvel 2025 foi a da Lecar. A empresa brasileira ventilou nas redes sociais que iria trazer um carro funcional para o evento e revelaria o interior dele. Mas ficou na promessa, como de costume.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O carro levado ao palco foi a caminhonete Campo, o mesmo mockup feito em isopor e sem interior que apareceu em outros eventos. No estande está outra maquete, a do sedã 459, e o chassi que mostra o sistema de propulsão.

VEJA TAMBÉM:

A coletiva de imprensa foi atrasada pela organização por motivos técnicos. Quando finalmente iniciou, Flávio Assis Figueiredo subiu ao palco junto da maquete para repetir o mesmo discurso já visto à exaustão nas redes sociais.

A novidade apresentada foi revelar imagens de como será o SUV da Lecar, o Tático. Nas palavras do fundador da marca, ele é um “jipão, um Troller melhorado”. Apesar de sugerir aptidão para o fora de estrada, ele também diz que a plataforma, interior e vários componentes serão compartilhados com o 459.

Salão do Automóvel Lecar tático
O SUV Tático foi mostrado apenas em imagens e será derivado do sedã 459, mas o fundador garante que é equivalente a um Troller

Outra promessa foi sobre a Lecar se tornar uma marca global e pretende levar o etanol para o mundo. Sem lembrar que o combustível vegetal já existe em quase todos os continentes, podendo ser feito com beterraba, milho e outros vegetais fora a cana de açúcar.

Flávio Assis Figueiredo disse várias vezes que foi à China para aprender sobre produção de veículos e que empresas de lá já o procuraram para fazer parceria. Ele não diz nomes, apenas que uma delas está entre as maiores startups do país asiático.

A fábrica que foi citada não é da China, é a vietnamita Vinfast. Porém as relações entre ela e a Lecar não foram especificadas.

Voltando ao Brasil, a Lecar segue anunciando que possui 120 concessionárias e que irá vender carros nas milhares lojas de seminovos que existem no país. É uma suposta rede maior que marcas já estabelecidas no país.

Salão do Automóvel Lecar slide prefeito sooretama
Até políticos foram levados ao palco

O ponto alto da apresentação foi quando o assunto chegou na fábrica. Nas imagens do Google Street View feitas em janeiro de 2025 o terreno segue sendo um matagal com uma pequena construção no meio, mas o fundador garante que ela está sendo erguida.

Flávio Assis Figueiredo aproveitou para alfinetar a Toyota, dizendo que o telhado da fábrica é reforçado contra vendavais — em alusão a tragédia que destruiu a planta de motores da japonesa em Porto Feliz (SP).

Para finalizar o evento, o prefeito de Sooretama (ES) subiu ao palco e foi dito que o governador do estado também foi convidado. A coletiva de imprensa acabou sendo um show de autopromoção, que não convenceu aos jornalistas experientes no setor automotivo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário