O leilão do Brazil Classics Kia Show 2022 mostra o futuro do antigomobilismo
Quando se fala em leilão do Encontro de Carros Antigos de Araxá é esperado apenas modelos da era de ouro, mas em 2022 os modernos chamaram a atenção
Quando se fala em leilão do Encontro de Carros Antigos de Araxá é esperado apenas modelos da era de ouro, mas em 2022 os modernos chamaram a atenção
O leilão é uma das atrações mais aguardadas do Brazil Classics Kia Show, em Araxá (MG). Colecionadores estão ansiosos para saber o valor de seus veículos enquanto compradores ávidos sonham em voltar para a casa com um carro novo.
Mas assim como o encontro, o leilão vem recebendo carros cada vez mais novos, junto dos antigos de para-choques cromados. Uma geração mais nova de colecionadores vem tomando força no Brasil e com gosto por carros das décadas de 1980, 1990 e 2000.
VEJA TAMBÉM:
Até pouco tempo atrás esses carros eram vistos apenas como carros velhos ou usadinhos interessantes. Porém cada vez menos unidades em bom estado estão sobrevivente e isso junto da nostalgia acaba criando a valorização.
Desde o começo do leilão, um grupo de adultos jovens falavam de forma animada que estava lá para levar um Chevrolet Calibra, custe o que custar. Quando o carro entrou no palco do leilão começou o furor. O lance mínimo era de R$ 15 mil, o carro acabou sendo arrematado por R$ 44 mil.
Esse Calibra se destacou por ter sido restaurado com peças originais, de estoque antigo de concessionária. Além disso o carro havia aparecido nas páginas da revista Quatro Rodas.
Outro cupê do anos 90 que gerou disputas acaloradas foi um Peugeot 406, que tem carroceria desenhada por Pininfarina e a unidade presente no Brazil Classics Show trazia câmbio manual. O carro entrou com lance mínimo de R$ 27 mil e foi vendido por R$ 68 mil.
O terceiro destaque dos anos 90 foi um Volkswagen Golf Cabriolet 1997. Menos de 50 unidades foram importadas oficialmente para o Brasil. Mesmo estando com interior em couro fora dos padrões originais, o carro saiu do leilão por R$ 100 mil.
Hoje em dia o Gol GTI de primeira geração é um carro impossível de achar abaixo de R$ 100 mil, a segunda geração vem seguindo isso. Um belíssimo GTI 16 válvulas com pintura branco pérola foi fruto de uma guerra de lances, mas ao chegar en R$ 70 mil ganhou um novo dono.
As picapes grandes nacionais já sofriam valorização pois muitas foram usadas para o trabalho. A F1000 1990 do leilão de Araxá é uma sobrevivente, que foi restaurada e o motor diesel foi turbinado na época. Seu valor de venda foi R$ 85 mil.
Mas o carro nacional que conseguiu o maior valor não foi moderno e sim o atemporal Karmann Ghia. O cupê modelo 1970 nunca foi restaurado e estava em bom estado de conservação, saindo do pátio pelo valor de R$ 107 mil.
Em meio a todos esses carros de passeio estava um monstro: o Unimog U100. Um caminhão militar que adquirido pelo Exército Brasileiro em 2001. Seu valor de venda foi de R$ 275 mil.
O leilão é de carros antigos e especiais, por isso contou com alguns esportivos modernos. O primeiro foi um Mercedes-Benz SL55 AMG, roadster com motor V8 5.5 sobrealimentado com compressor mecânico. Ele foi arrematado por R$ 370 mil.
O outro esportivo moderno foi o Porsche 911 Carrera S da geração 997.2. Essa unidade tem pintura preta e interior todo em couro vermelho. Essa atualização do 997 conta com o câmbio de dupla embreagem PDK e essa unidade traz escapamento esportivo em inox. O valor foi de R$ 500 mil.
No total foram 46 lotes arrematados na noite de sexta no Brazil Classics Kia Show. Se você ficou curioso para ver os outros veículos pode ver a página oficial do leilão clicando aqui.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Par um evento deste porte 56 lotes não é nada. Esperava 5x mais. O pessoal está com pena de vender ou estão salvando demais os preços.